sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Ceifeira ajuda a Pateira?

A abertura de um concurso internacional para a aquisição de uma "ceifeira aquática" é a última estratégia para acabar com a praga dos jacintos na Pateira de Fermentelos. Mas ... será que a acção mecânica é suficiente? Será que o simples arrancar da flora, incapacita a sua futura reprodução? A praga dos jacintos merecem atenção e monitorização por quem possui "know how" sobre a visão global do problema. Bastará arrancar? Ou estaremos perante mais uma acção mediática, com grandes custos financeiros e efeitos escassos na preservação da Pateira como aprendemos a gostar dela. Responda quem souber ...

sábado, fevereiro 18, 2006

Geminações Judias


Águeda tem fortes ligações históricas e sociais com Ponte de Lima. Desde a guerra da Maria da Fonte em que Águeda afiou as navalhas e as foices dos de Ponte de Lima que os laços se mantiveram. O 1º torno mecânco utilizado na indústria de ferragens em Águeda, foi fabricado e vendido em kit a partir de Ponte de Lima. Em termos financeiros os aguedenses desde tempos imemoriais, quando a caminho de Espanha, antes de partir enviavam um pombo-correio a solicitar o valor das pesetas a trocar....em Ponte de Lima. Como se prova até em termos financeiros as ligações permitiram elevados fluxos de capital...de fazer inveja à bolsa de New York. Muito antes do programa europeu Erasmus de fomento de mobilidade de estudantes e professores no espaço universitário europeu, Águeda e Ponte de Lima desenvolveram o "Marra aqui que é mais fácil".
Portanto em nome da identidade da urbe há que dignificar o passado e dar consistência ao futuro. Seja Ponte de Lima, Bissau ou Rio Grande do Sul.
Geminemos...

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Dois em um...

Dois em um ... "Hip, Hip, Hurra!" e "Que vergonha!".

"Hip, Hip, Hurra!" porque:

a) a criação de um novo jornal em Águeda, caso se confirmem as suspeitas do Rui Neves, poderá criar um espaço adicional de difusão e debate sobre a nossa "bila" como o CC gosta de dizer. Que seja um espaço de liberdade, que publique cartoons e caricaturas a torto e a direito sobre os "profetas" aguedenses (matéria não falta...), que não tenha o rabo preso a qualquer lobby (poder-se-á dizer lóbi? ... não gosto, como também não gosto de ferribote) ou contra-lobby.

b) o Bloguejudeu (já agora, não será perigoso manter esta designação?) atingiu o milhar de consultas. Concordo com o RN quando este diz que é impossível atribuir a responsabilidade a apenas três bloguistas. Só é pena é que os "consultantes" não comentem mais aquilo que se vai escrevendo...

"Que vergonha" porque:

a) a ONU emitiu uma resolução em que exige o encerramento da prisão americana de Guantanamo, onde estão detidos, sem acusação formada há mais de quatro anos, muitos seres humanos. Pelos vistos, a administração americana está-se nas tintas para a ONU. Reunião imediata do Conselho de Segurança... invasão dos EUA para assegurar o cumprimento da resolução. Deverá Portugal participar?, pergunta aos seus botões o nosso PM.

b) acabei de ouvir/ver duas notícias no Telejornal da cadeia pública que me fazem às vezes pensar que gostaria de ser um finlandês de cabelo escuro. Em Pinhel, os trabalhadores de uma multinacional alemã do sector do calçado que vai encerrar estão a assinar contratos de despedimento por mútuo acordo com a administração. A crer nas declarações de alguns trabalhadores, a alternativa, seguindo a administração, era de "irem para Tribunal, gastar dinheiro com advogados" e ficar à espera, certamente, por um largo período de tempo. O estado da justiça no nosso país permite que essa mesma justiça se transforme num instrumento de chantagem!
Em Coimbra, os trabalhadores da Cerâmica Estaco, encerrada há uns anos atrás, continuam à espera de receberem os montantes a que têm direito. A entidade responsável pelo processo de insolvência da empresa, pelos vistos, por ordem de um Tribunal (!), pagou primeiro aos principais credores (a banca, coitadinha, com os míseros lucros diários que regista), deixando os abastados trabalhadores, certamente sentados nas suas cadeiras de baloiço colocadas nos alpendres das suas faustosas habitações, a beber um cognac de 35 anos e a fumar Habanos, à espera...
Sugestão: o plano tecnológico (PT) deverá ser transformado num PTCPDDTV= Plano Tecnológico Contra a Possibilidade de Dizer "Tenham Vergonha".

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Novo jornal em Águeda

De acordo com fontes bem informadas, Águeda vai ter, dentro em breve, um novo semanário da comunicação social escrita. Tudo o que seja para aumentar e fomentar opinião e informação só pode ser salutar e de saudar. Um novo espaço de informação pode ser um factor de maior pluralismo de pensamento sobre a nossa urbe e seus desafios de desenvolvimento.
Vamos a ver ...

Caricaturas em Águeda

A política internacional está dominada pelo facto de umas caricaturas do profeta terem sido publicadas num jornal dinarmaquês ... em Setembro de 2005. A fé tem destas coisas. Torna os homens cegos de razão e tolda-lhes o pensamento e clarividência. Com tudo isto a Europa assume que tem de tomar partido. Não é incrível a reacção islâmica fundamentada em religiosidades medievais (cada um come do que gosta e pode...). Incrível, inadmissível e vergonhoso é o conteúdo do comunicado do nosso MNE que se constitui como um tratado de "real politik/pragmatismo de burrinhos na água".
A Europa tem de ser Europa. A Europa sem imposições, sem violência de consciências tem de ASSUMIR a sua identidade cultural e histórica, alicerçada na liberdade da palavra, de opinião e seu confronto. Estamos num ponto de clivagem que para mim não tem nada que ver com imperialistas americanos e estratégias recheados de jogos de cintura.
A liberdade é um valor absoluto para nós europeus. Absoluto até na sua capacidade de incomodar e provocar outras consciências... Se assim não for estamos perante novos fascismos mascarados de "boa educação, bom senso e diplomacias de salão".
Parece que às vezes fazem falta umas quantas caricaturas para agitar Águeda e a sua vida (?) política...

1000 páginas...

O BLOGUEJUDEU atingiu as 1000 páginas visitadas. Mesmo com muita vontade e tempo não poderíamos só nós os 3 tê-las atingido. Apenas um marco, um número que se regista. Prometemos só voltar a falar do assunto quando 5000 forem visitadas...

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Sampaio falha Águeda

O presidente Jorge Sampaio comprometeu-se a visitar todos os concelhos do país. Por estes dias soube-se que efectuaria as visitas em falta. Se bem nos lembramos nestes dois mandatos Águeda não viu o presidente. Assim, Águeda mais uma vez não foi mencionada e deixámos de ter a presença do presidente Sampaio por terras do Águeda. Resta-nos assim ficar com a consolação de mais ninguém em Águeda ser um dos 1600 medalhados pelo nosso presidente ...

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Gates, Mendes e saloios...

Ouvi o lider da oposição chamar de provincianos e saloios os muitos membros do governo que acompanharam a visita de Bill Gates a Portugal. Subserviência!, exclamou Marques Mendes.
Eu não estou muito preocupado com as preocupações do lider do PSD, até porque, se ele fosse primeiro-ministro, se calhar iria ocorrer uma espécie de "situação-espelho". Muitos governantes laranjas a acompanhar o Bill e o lider da oposição socialista a chamá-los de saloios e provincianos.
Estou mais preocupado com o rumo que o "guarda-chuva" que aninhou a visita do Bill, o célebre e socrático plano tecnológico (PT), está a tomar. Parece o TGV... grandes parangonas (Bill Gates, MIT em Portugal, etc.) e uma boa dose de marketing (ou publicidade enganosa, dependendo da perspectiva). Temos banda larga em todas as escolas do país!!! Bestial! Gostaria mais de ouvir dizer coisas como, por exemplo, temos aquecimento e material didáctico adequado em todas as escolas. Aí vêm os grandes projectos de ciência e tecnologia (geralmente todos concentrados em Lisboa e, para ser mauzinho, no IST) que, apesar de permitirem as grandes parangonas e as manobras de marketing, pouco fazem para ultrapassar as razões estruturais que estão por trás do nosso atraso. Não estou a afirmar que aumentar o investimento em C&T não é necessário. Estou sim a dizer que não chega. O essencial, quanto a mim, está na criação de capacidade para usar de forma consequente esses recursos. Este deveria ser o principal objectivo do nosso PT: fomentar uma cultura de inovação na sociedade , das universidades às empresas, do sector público à economia social, e capacidade institucional para a acção. O TGV, a Ota, o MIT, a Internet em Freixo-de-Espada-à-Cinta, os foguetões no Alentejo não chegam...