sexta-feira, outubro 05, 2007

Leo Bassi incendeia Águeda


Tínhamos ouvido boas referências. Apreciações muito positivas. Alertas de que era um espectáculo imperdível. Mas, apesar de tudo na noite mágica de 3ª feira 2 de Outubro o Festival Gesto Orelhudo, presenciou, o espectáculo anti-espectáculo. Leo Bassi - http://www.leobassi.com/ - em palco e fora dele foi um provocador que estrutura um "one man show" com uma mestria sádica e provocatória perante o público que apenas pode ser encarada com as nossas gargalhadas e sorrisos. Leo Bassi, fala, dança, provoca, agride (restos de maçãs com pancadas de bastões de basebol sobre o público, bocados de melancia, água, ... mas principalmente as verbais). Durante cerca de duas horas Leo Bassi desenvolve um espectáculo que agarra o espectador, o provoca, o apaixona, o desilude para logo a seguir empolgar novamente. Verdadeiramente desconcertante e hilariante pela forma como constrói e descontrói o espectáculo. Que temos dificuldade em caracterizar, pois ele tanto integra o relato de histórias carregadas de humor, como acções de malabarismo, provocações e ameaças físicas junto do público, sessão de hipnose, piadas que se percebem terem sido criadas no momento, manipulação do público, ... No caso de 3ª feira o público foi desafiado a deixar a tenda no final e a acompanhar Leo Bassi para a rua, onde a provocação continuou com um banho público de Leo Bassi na fonte junto à estação dos CTT.

Leo Bassi como diz é um palhaço, é um provocador, mas é-o com total controlo da comunicação e da capacidade de nos fazer reflectir sobre a vida, nunca perdendo a oportunidade de o fazer através de uma boa gargalhada.

Obrigado Leo Bassi, por esta noite inesquecível para os 400/500 que encheram a tenda da D'Orfeu na Venda Nova. Para todos aqueles amigos que perderam esta oportunidade de ver Leo Bassi em palco, aqui fica uma pequena ideia do dito: http://www.youtube.com/watch?v=QhY3Ecbss-U&mode=related&search= ou em inglês um excerto de um show na Alemanha http://www.youtube.com/watch?v=1vqPzVdLIpI&mode=related&search=Leo%20Bassi%20Alicante%20Paraninfo%20La%20revelaci%C3%B3n.

1 comentário:

João Branco disse...

Além dos Fistv Vienna Vegetable Orchestra que achei demasiado súblime, Leo Bassi, de quem também tinha boas indicações, era outro dos artistas que queria ver no FOGO e não vi por motivos pessoais.
Os videos do Youtube que aqui se deixaram no entanto mostra qualquer coisa semelhante ao que se viveu em Águeda na semana passada.
Espero que próximos eventos da D´Orfeu o tragam novamente à nossa presença!