domingo, agosto 12, 2007

Novo espaço desportivo no Botaréu


Águeda foi contemplada com um mini-campo desportivo, no âmbito de um programa da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e da Federação Portuguesa de Futebol, que instalará 101 destes equipamentos no país, numa lógica de instalações desportivas de proximidade e acessibilidade. Está prevista a sua instalação no Botaréu. Numa cidade carente de espaços verdes e de recreio e lazer, este equipamento ajudará a fomentar a prática desportiva. Fazemos votos de que este equipamento seja o pontapé de saída para a transformação da área envolvente do rio Águeda, com potencial de zona desportiva e de lazer. Uma cidade não pode viver continuadamente de costas para o seu rio, nem deixar de tirar partido das suas características e potencialidades. Afastar o betão e alcatrão, impedir a circulação automóvel, fomentar a proximidade das pessoas com as suas margens, diversificar a oferta de actividades de lazer e desportivas e finalmente ... mas não menos importante, parar com a política de corte indiscriminado de árvores, devem ser preocupações para a qualificação futura daquela zona nobre da cidade.




sexta-feira, agosto 10, 2007

Turismo ciclável

As primeiras bicicletas já foram distribuídas ontem. As restantes, de um conjunto de cem, serão entregues durante o dia de hoje e vão contemplar onze unidades hoteleiras do litoral aveirense, na primeira fase.Trata-se das bicicletas de utilização gratuita, destinadas ao uso exclusivo de turistas, que a Região de Turismo de Aveiro ("Rota da Luz") está a distribuir pelos hotéis da zona costeira, no âmbito de um novo projecto, baptizado "Rodas da Luz", com o qual se pretende, no essencial, qualificar a oferta turística, diversificando, por forma a reter os turistas na região mais do que um dia.O projecto, tido como inovador a nível nacional, que pretende ser mais uma marca distintiva da Região de Turismo Rota da Luz, conta com a colaboração entusiasta da Associação da Hotelaria Regional do Distrito de Aveiro (AHRDA), ao abrigo de um protocolo de cooperação que foi assinado, ontem, entre as duas partes.A "Rota da Luz" adquiriu as bicicletas, fabricadas em empresas da zona de Águeda, um investimento da ordem dos 10 000 euros.Os hoteleiros, por sua vez, responsabilizar-se-ão pela gestão, pela manutenção e pela elaboração de percursos a propor aos seus clientes. Nesta primeira fase são abrangidos 11 hotéis e postos de informação turística situados na orla costeira (Ílhavo, Vagos, Estarreja, Ovar, S. João da Madeira, Oliveira do Bairro, Águeda, Oliveira de Azeméis e Murtosa - , com excepção de Aveiro, onde a Câmara já disponibiliza as bicicletas de utilização gratuita (BUGA) há vários anos). São, por isso, bicicletas ligeiras, próprias para zonas planas. Depois do Verão, será contemplada a hotelaria dos municípios do interior, com bicicletas adaptadas a zonas montanhosas.Ao todo são 200 bicicletas, que vão ser colocadas, nos próximos meses, à disponibilidade dos clientes dos hotéis, estalagens, pensões, residenciais e postos de turismo da região - e que representam uma aposta da Rota da Luz e dos hoteleiros num novo tipo de turismo imaginativo e diferenciado, que associa à oferta turística tradicional a componente ambiental, tornando-se, por isso, mais sustentável. Pedro Silva, da Rota da Luz, e Óscar Damaya, da AHRDA, acreditam que "o retorno compensará fortemente o investimento".


Ora aqui está uma boa medida. Amplificar o projecto BUGA que para quem não saiba, foi concebido por um designer de Águeda, que por ausência de receptividade local, ao tempo, avançou até Aveiro...
A utilização da bicicleta não é uma moda ou um simples sinal de modernidade. É uma forma saudável e atrazível de descobrir e conhecer a outra velocidade estes destinos turísticos da Rota da Luz. A BUGA é hoje um símbolo nacional de Aveiro, pelo que saudamos e aplaudimos esta iniciativa que carece enquadramento localmente. A ideia de aproximar as bicicletas dos turistas utilizadores, parece-nos uma boa ideia, porque sabemos como o factor acessibilidade condiciona as opções de cada um. Esperamos que Águeda, a breve prazo, também possa beneficiar deste programa, já que descobrir novas terras, novas culturas de bicicleta é um prazer que todos deviam experimentar.
E depois dos hotéis o programa deve ser também ampliado aos espaços urbanos das cidades.

PS - Ficamos contentes por saber que as bikes foram fabricadas em Águeda.

sexta-feira, agosto 03, 2007

BTT na Serra da Freita

A beleza da paisagem cruzada com a dureza do percurso de BTT que realizámos, apenas atenuado com o reconfortante mergulho no rio Caima, que soube às mil maravilhas. A Serra da Freita um potencial turístico valorizado pela autarquia de Arouca e que se apresenta como um bom exemplo para a prática do turismo activo. Lá voltaremos com a equipa Rota_incerta.BTT ...