sexta-feira, setembro 26, 2008

Lost Locos - um aperitivo para o Gesto Orelhudo

Descentralização educativa versus municipalização escolar

Ao longo dos anos a administração central tem vindo a transferir para a esfera de responsabilidade das autarquias locais, competências na área da Educação. Com o alargamento da rede pré-escolar foi o desenvolvimento da componente de apoio à família. Com o encerramento de milhares de escolas do 1º Ciclo forçaram-se as decisões ao nível da gestão e organização dos transportes escolares. De há largos anos a esta parte a responsabilidade por todas as instalações e equipamentos da rede escolar do 1º Ciclo, estava já sob responsabilidade das autarquias locais. A semana passada cerca de 90 autarquias locais (Águeda incluída) receberam novas competências na área da Educação nomeadamente instalações e equipamentos até ao 9º ano de escolaridade, as actividades de enriquecimento curricular do 1º ciclo, gestão de todo o pessoal não docente e transportes escolares até ao 9º ano de escolaridade.
Em Portugal na área da Educação vivem-se tempos de um centralismo controleirista sobre as escolas e o seu trabalho, perfidamente oposto ao discurso dominante de descentralização e liberdade de decisão. Este espírito centralista controleirista, desenvolve-se depois dentro das organizações, com cada um a pretender ser ainda mais papista do que o papa.

Assim, esta medida de transferência de competências parecem-nos sensatas e produtoras de decisões mais racionais e eficazes por terem em consideração todo o contexto local. É pois com alguma esperança e expectativa que, em princípio, saudamos esta medida na área da Educação. A investigação educativa e o bom senso resultante da observação da realidade de vida das escolas, diz-nos que as escolas são organizações complexas e que a sua eficácia e rentabilidade nas suas finalidades educativas, estão fortemente associadas à sua capacidade de decisão local. Quando as escolas têm poder de decisão, decidem melhor do que quando têm que obedecer à circular nº 234 ou à informação 789. Escolas eficazes são fundamentalmente, escolas com poder de decisão a todos os níveis. Pessoalmente, assumo mesmo que a melhoria do trabalho nas escolas está dependente da selecção e escolha dos seus professores, por parte de quem lidera o projecto educativo que pretende desenvolver. A propósito nenhum treinador treina uma equipa formada, por atletas que "lhe são atribuídos"...

Vem tudo isto a propósito do facto de sermos fervorosos adeptos das parcerias autarquias locais-agrupamentos de escolas, desde que salvaguardando as respectivas competências. Será natural que mais competências na esfera da Educação sejam transferidas para as Autarquias Locais, mas devemos acautelar e afastar possibilidades de municipalização da actividade educativa, com os excessos observados noutros países (ex: Inglaterra pré-1995). Trabalhar bem em Educação é ser capaz de articular bem, em tempo útil e de acordo com as necessidades de cada contexto educativo. O Agrupamento de Escolas de Fermentelos é diferente do Agrupamento de Escolas de Águeda e este do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga. Para o sucesso dessas transferências na área de Educação, as Autarquias Locais têm de se fortalecer ao nível de "know-how" próprio ou alocado por forma a responder qualitativamente a desafios que ultrapassam as meras questões das reparações escolares ou de substituição dos vidros das janelas. Autarquia que veja a área de Educação como foco prioritário do seu desenvolvimento, não carece de uma mera Carta Educativa aprovada pelo Ministério da Educação, mas fundamentalmente de possuir instrumentos de gestão e desenvolvimento da sua acção com as escolas e a comunidade, muito para lá de uma lógica casuística e de oportunidade de propaganda pessoal e político-partidária.

Ao contrário do nosso PM que considera o "Magalhães" o salvador da pátria, acreditamos que o trabalho racional e organizado, alicerçado nas rotinas quotidianas dos envolvidos, são factores de qualidade na Educação. De preferência sem fax...

III Maratona do Vale do Vouga

Com a animada participação de outros amigos das bikes, o nosso grupo de regularidade dominical, De_Rotaincerta.btt prepara-se para levar as camisolas amarelas à III Maratona do Vale do Vouga BTT, uma boa organização que já marca presença no calendário do btt nacional. Mais informações em: http://www.maratonavaledovouga.com/ .
Um evento desportivo em que a maioria está a praticar desporto.

Festival Gesto Orelhudo - gostosamente em Outubro

Como é já um ritual da cena de espectáculos em Águeda, Outubro oferece-nos essa diversa, bem disposta e criativa semana do Festival Gesto Orelhudo da responsabilidade da D'Orfeu. Este Festival que vai na sua 7ª edição fez um percurso alicerçado na constância de boas propostas de espectáculos musico-teatrais com um denominador comum ao nível do burlesco, do cómico e do humor. É hoje interessante observar, como "O Gesto Orelhudo" galgou fronteiras de espectadores não se importando com reconhecimentos oficiais e maiores ou menores valores de subsídios ou apoios. Águeda ganhou um Festival diferente de muitos, que por vezes parece ser mais reconhecido por outros do que por nós e onde muitas vezes as pessoas não imaginam a qualidade do que perdem e se passa junto à nossa porta...
O cartaz deste ano - http://www.dorfeu.com/eventos/orelhudo/2008/main.htm - promete uma semana cheia, onde os espectáculos não se vão ficar pela tenda branca e mágica da Venda Nova no quintal do Drº Adolfo.
De 3 a 10 de Outubro a folia e a animação habituais vão estar em Águeda, com a qualidade e o profissionalismo habituais da D'Orfeu, ver detalhes em http://issuu.com/dorfeu/docs/e-livrinho_fogo08 .

quinta-feira, setembro 25, 2008

Leo Bassi, sempre notícia...

O actor-provocador Leo Bassi que por duas vezes incendiou as consciências nos espectáculos realizados no âmbito do Festival Gesto Orelhudo, é notícia no "El País". Pelo conteúdo das suas mensagens, pela forma de comunicação e pela sua percepção de sentido de oportunidade. Á grande Leo Bassi...

Leo Bassi se cae del cartel fulminado por el PP murciano
El bufón iba a denunciar en un 'show' la corrupción urbanística de la región
TONO CALLEJA - Murcia - 25/09/2008
La decisión del consejero de Cultura, Juventud y Deportes del Gobierno murciano, Pedro Alberto Cruz, de eliminar de la programación del festival Alter-Arte el espectáculo Bassibus del comediante italiano Leo Bassi ha acabado con la dimisión del director de la muestra, Nelo Vila, quien renunció a su cargo a tres semanas del inicio de la misma.

"La consejería decide censurar a Leo Bassi por la coincidencia en el tiempo de la obra polémica del artista italiano con el congreso regional del Partido Popular murciano [el próximo 18 de octubre]", afirmó Vila en el comunicado en el que anunciaba su decisión, que también ha sido secundada por la coordinadora general, Beatriz Boluda.
El espectáculo del bufón italiano, tal y como se autodenomina el propio Leo Bassi, fue anunciado en febrero por el propio consejero, sobrino de Charo Cruz, esposa del presidente murciano Ramón Luis Valcárcel.
La consejería ofreció al artista la posibilidad de aplazar la actuación a otro momento menos molesto, pero desde su página web el artista rechazó tal posibilidad al entender que eso limitaría su libertad de expresión.
El espectáculo que el comediante italiano tenía intención de desarrollar los días 10 y 11 de octubre, una semana antes de que el PP murciano eligiera a su presidente, era similar al ya desarrollado en Barcelona. Así, pretendía mostrar los presuntos desmanes urbanísticos recorriendo en autobús las localidades que durante los últimos años han venido protagonizando los titulares de los medios de comunicación.
"Lo que está pasando en la región de Murcia es más propio de la mafia siciliana que de España. No es que en Murcia haya 10 o 12 muertos al año como pasa en mi país, sino que lo que yo he visto nos sitúa como una sociedad mafiosa en la que el miedo impera sobre todo. Sólo en un día he recibido más de 30 correos de personas que quieren denunciar recalificaciones ilegales o abusos de autoridad, y en la mayoría de los casos solicitando el anonimato para no sufrir las represalias", explicó ayer Leo Bassi a EL PAÍS.
Una vez llegado a este punto, el comediante italiano no ha decidido qué va a hacer, si seguir con su proyecto de denunciar el urbanismo salvaje o posponerlo hasta lograr que todas las asociaciones y organizaciones ecologistas de la Región de Murcia le asesoren para tomar una decisión al respecto.
El consejero de Cultura, Juventud y Deportes dijo que los motivos por los cuales su departamento eliminó al artista del programa se debían a que éste no llegó a especificar de qué trataba su show. "Necesitamos conocer siempre el contenido de los espectáculos, sobre todo si son en la calle", dijo.


terça-feira, setembro 23, 2008

Ciclovias em Águeda?

Mobilidade -
Apresentado estudo-prévio de Pistas Cicláveis para a Cidade de Águeda
22-09-2008

Foi apresentado no passado dia 18 de Outubro, durante a reunião do Executivo Municipal, um estudo-prévio para a criação de Pistas Cicláveis na malha da Cidade de Águeda.Este projecto surge na sequência de um conjunto de projectos relacionados com a criação de uma rede ciclável no concelho, tendo em conta a sua longa tradição e história nas duas rodas.O projecto apresentado visa criar um espaço adequado à circulação da bicicleta na principal urbe do Concelho, adequada às necessidades actuais em termos de mobilidade, criando condições positivas em termos ambientais e de saúde para as populações. (http://www.cm-agueda.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27652&noticiaId=36932&pastaNoticiasReqId=27662)


Cá está uma boa notícia que se espera tenha pernas para sair do papel e passar à prática. Num blog todo adepto das bikes, não ficamos indiferentes a tal iniciativa de melhorar as condições para que em Águeda se circule com mais segurança de duas rodas e a pedalar.



segunda-feira, setembro 22, 2008

Golfe em Kristianstad e ondas curtas em Estocolmo



Apesar de tudo, Portugal, felizmente existe.
Creio que num dos meus post iniciais, também ele dedicado ao golfe, mencionei o facto de que, a Suécia, país com +- a mesma população que Portugal, teria mais de 500 mil praticantes de golfe, sendo, se não estou errado, o segundo país europeu, a seguir ao Reino Unido, com maior número de praticantes. Qual desporto de massas..., o golfe na Suécia é praticado por um vasto leque de pessoas, de grupos etários e sócio-económicos diferentes, se não fosse a Suécia o tal país da social democracia, mesmo tendo agora uma coligação de direita (eles dizem que são, mas muito à esquerda para a direita portuguesa). Felizmente para nós, os suecos adoram o golfe e, para sua desgraça, tem um clima, digamos, assim um pouco para o frio, o que lhes impossibilita a prática contínua deste desporto. Nós, pelo contrário, temos um óptimo clima e soberbos greens, sendo um destino muito procurado pelos nativos deste país, o que sempre ajuda a nossa balança comercial. Esta imagem reporta a um torneio no sul da Suécia, região de Kristianstad, concretamente, em Åhus, que é essencialmente conhecida por ser o local da Absolut, sim, da vodka sueca (entretanto vendida aos franceses da Pernord), com um museu muito interessante que, para além de se poder provar as 14... variedades de Absolut, ainda dá para ver as obras de Basquiat e Andy Warhol feitas à volta do frasco da vodka (frasco, porque inicialmente era um frasco de farmácia). Este torneio foi o culminar de um conjunto de torneios por toda a Suécia, tendo envolvido cerca de 15 mil jogadores... e em que, conjuntamente com o maior diário económico escandinavo, o Dagens Industri, fomos co-patrocianadores.
E como existe vida para além do golfe, a cultura portuguesa, e logo esta, de imagens a 24 segundos, passaram por Estocolmo com grande sucesso. Creio que conhecem o programa do João Garção Borges na RTP 2, onde são apresentados autênticas peças de joalharia visual, de documentários, filmes de animação e curtas. O programa, único no seu estilo no panorama televisivo europeu (qual study case), chamou a atenção crítica do público presente na Kulturhuset, a "fábrica" da cultura de Estocolmo, tendo Borges, também ligado ao festival Indie de Lisboa, levado 8 exemplos, qual deles o mais sublime. Registo a animação "História trágica com final feliz", de Regina Pessoa , provavelmente o filme portugês mais premiado em toda a história (já passou dos 20 prémios... entre eles o célebre Grand Prix at Annecy’06).

quinta-feira, setembro 18, 2008

Time - Pink Floyd (1973)

1994 noite mágica em Alavalade


Pink Floyd sempre. Neste momento de saudação a quem tão boa música produziu para a nossa geração (e não só) é difícil não lembrar o fabuloooooooooooso concerto do Pink Floyd no Estádio José de Alvalade numa das duas noites mágicas da sua passagem por Portugal em 1994. Não só a música, mas todo o espectáculo apoteótico que nos maravilhou na altura e deixou as melhores memórias (algumas guardadas religiosamente em diapositivos). A sua música atinge em algumas obras, não a dimensão de inovação musical, mas fundamentalmente de intemporalidade sonora. Aqui fica o milagroso bilhete do concerto da primeira noite (esgotado rapidamente), obrigando a fazer segundo concerto passadas 24 horas.

Pink Floyd 1994 (II)


Com o auxílio do "Público" da época aqui fica um registo sobre o concerto de 1994 e a sua contextualização. Um conjunto de ideias que ajudam a compreender os PINK FLOYD que nos habituámos a ouvir com ímpeto (quase) religioso desde o celebérrimo "Dark Side of the Moon" da fabulosa colheita musical de 1973.

Pink Floyd 1994 (I)

Com intenções de história cronológica dos PINK FLOYD aqui fica o registo do "Público"`da época para a compreensão do fenómeno Floyd durante tantos anos.

terça-feira, setembro 16, 2008

The Great Gig in the Sky...

Richard Wright (28 de Julho 1943-15 de Setembro de 2008)

"After all, without 'Us and Them' and 'The Great Gig In The Sky', both of which he wrote, what would 'The Dark Side Of The Moon' have been?", David Gilmour in http://www.davidgilmour.com/.

domingo, setembro 14, 2008

Fanfarra Kaustica - o som livre dos metais


O grupo Fanfarra Kaustica - http://fanfarrakaustica.blogspot.com/- deu ontem mais uma prova da sua energia e força musical, numa fantástica noite na pateira de Espinhel. A energia e ritmo contagiante da sua música, não deixaram indiferente ninguém, tendo em conjunto com o espectáculo de artes do fogo, criado um ambiente diferente e inovador. Iniciativas como a do festival ANOZERO que retira partido da excelência natural da pateira de Espinhel, merecem vencer. Após a actuação da Fanfarra Kaustica o grupo de jazz-rock Fábrica de Sonhos fez-nos relembrar Frank Zappa and Mothers of Invention, dos bons velhos tempos. O som Zappa na madrugada de luar da pateira foi fantástico.

sexta-feira, setembro 12, 2008

Mobilidade urbana em Tallin



Na zona histórica da cidade de Tallin (Estónia) estes triciclos não poluentes, fazem publicidade e prestam serviços de taxi turístico nas pequenas e antigas ruas da cidade. Suportadas na capacidade de potencial muscular do condutor levam dois passageiros no banco de trás, devidamente protegidos do sol e... da chuva. Uma boa ideia com enorme potencial pelas nossas bandas.

Estónia - ainda pelo Norte


Chegar a Tallin (Estónia) e encontrar na entrada de um jardim do centro da cidade uma enorme tarja colorida com nomes portugueses e caras não totalmente desconhecidas, é uma boa surpresa. Afinal o jazz português não se confina ao Hot Club ou a Cascais...
Sinal dos tempos ou a presença constante dos portugueses nos quatro cantos do mundo.


Dia do Diploma versus Dia da Propaganda

PORQUÊ? Porque existe este rigor e esta precisão tão profissionalmente organizada? Porque não é assim, nas questões essenciais e estruturais da decisão política do país? Porque se coloca como prioritário o "show-off", em detrimento do trabalho estruturado e das decisões políticas ponderadas e ao encontro das necessidades do país?
Confessamos que nos espanta tal rigor na propaganda. Tal preocupação em "ocupar o espaço mediático" e impedir ouvir outras vozes. Faz-nos lembrar outros tempos...
O rigor desta enorme acção de propaganda, sim porque como explicar que uma escola secundária seja visitada por um secretário de estado da protecção civil? ou pelo ministro das obras públicas? Meras decisões de agência de comunicação que pediu as agendas dos governantes disponíveis, para os distribuir por mais uma acção, que deixa aqueles senhores de fato e gravata preta do SNI como meninos de coro e aprendizes da manipulação da informação na comunicação de massas. Obviamente que este governo faz coisas boas, mas tal e tanta propaganda, tal repetição da cassete riscada, tanta e tão barata demagogia, cansam e ofuscam por vezes medidas certas e sensatas.

Esta sexta-feira vai ser um dia em cheio para o Governo de José Sócrates. Celebrando o «Dia do Diploma», uma espécie de arranque oficial do ano lectivo, o primeiro-ministro distribuiu pelo país 23 dos 54 elementos que compõem o XVII Governo Constitucional da República Portuguesa.
Para além do próprio primeiro-ministro, vão estar nas escolas nove ministros e treze secretários de estado. De fora ficam Teixeira dos Santos, Rui Pereira, José Pinto Ribeiro, Mariano Gago, Pedro Silva Pereira, Nuno Severiano Teixeira e Manuel Pinho. Os restantes, estarão em acção, como Jaime Silva na Régua, Mário Lino em S. Pedro do Sul e Ana Jorge na Lourinhã. Augusto Santos Silva será o único a deslocar-se ao estrangeiro, marcando presença em Maputo.
José Sócrates associa-se ao «Dia do Diploma» entregando um prémio de mérito de 500 euros ao aluno com melhor média de conclusão do ensino secundário da Escola Secundária José Gomes Ferreira, Lisboa. A ministra da Educação estará às 11h na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia, e às 15h00 na Escola Secundária de Amarante.
Confira o programa completo:
10h30 - Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho (Paulo Campos, secretário de Estado das Obras Públicas) - FIGUEIRA DA FOZ - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo (Jaime Silva, Ministro da Agricultura) - PESO DA RÉGUA
11h - Escola Secundária José Gomes Ferreira (José Sócrates, Primeiro-Ministro, e Valter Lemos, secretário de Estado da Educação) - LISBOA - Escola Portuguesa de Moçambique (Augusto Santos Silva, Ministro dos Assuntos Parlamentares) - MAPUTO - Escola Secundária Almeida Garrett (Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação) - VILA NOVA DE GAIA
14h30 - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (Rui Sá Gomes, secretário de Estado da Administração Interna) - SERPA .
15h - Escola Secundária Tomás Cabreira (Jorge Pedreira, secretário de Estado Adjunto e da Educação) - FARO - Escola Secundária de Amarante (Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação) - AMARANTE - Escola Secundária Miguel Torga (Paula Fernandes dos Santos, secretária de Estado da Cultura) - BRAGANÇA - Escola Secundária Dom Manuel Martins (Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo) - SETÚBAL - Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (Alberto Costa, Ministro da Justiça) - CALDAS DA RAÍNHA. - Escola Secundária José Estevão (Maria Leitão Marques, secretária de Estado da Modernização Administrativa) - AVEIRO
15h30 - Escola Secundária de Gouveia (Eduardo Cabrita, secretário de Estado Adjunto e da Administração Local) ¿ GOUVEIA - Escola Secundária S. Pedro do Sul (Mário Lino, Ministro das Obras Públicas) - SÃO PEDRO DO SUL - Escola Secundária Alberto Sampaio (António Braga, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas) - BRAGA - Escola Secundária do Pombal (José Miguel Medeiros, secretário de Estado da Proteção Civil) - POMBAL
16h - Escola SecundáriaNun'Álvares (Gonçalo Castilho, secretário de Estado da Administração Pública) - CASTELO BRANCO - Escola Secundária com 3.º Ciclo de Estremoz (Francisco Nunes Correia, Ministro do Ambiente) - ESTREMOZ - Escola Secundária Júlio Martins (Ascenso Simões, secretário de Estado da Protecção Civil) - CHAVES - Escola Secundária da Lourinhã, (Ana Jorge, Ministra da Saúde)
18h - Escola Secundária Artur Gonçalves (Vieira da Silva, Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social) - TORRES NOVAS - Escola Secundária de Ponte de Lima (Luís Amado, Ministro dos Negócios Estrangeiros) - PONTE DE LIMA
19h - Escola Básica e Secundária de Alter do Chão + Escola Professional de Alter do Chão (Filipe Batista, secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro) - ALTER DO CHÃO.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Woodstock em Espinhel

Cá está uma excelente ideia e iniciativa, apostando na diferença e osando novas sonoridades que possam beneficiar com a noite junto à Pateira de Esinhel. Esperemos que as gentes adiram e que a festa seja rija.


O local não podia ser melhor. O Parque de lazer da Pateira, em Espinhel, Águeda, é o sítio escolhido para a realização da segunda edição do ANOZERO - Encontrol Nacional de Músicos que decorre nos dias 12 e 13 de Setembro.A organização está empenhada em proporcionar dois dias em cheio aos músicos e amantes da música. Os mais aventureiros até poderão acampar, pois no parque não faltarão casas de banho, restaurante e um bar. As condições estão criadas para um bom festival de música.Parque da Pateira, Espinhel
Nascido do sonho de um dia juntar os músicos do país num só festival, surgiu o ANOZERO – um festival direccionado a músicos, mas aberto ao público em geral.Segundo a organização, “se no ano passado, o ANOZERO surgiu como uma aposta modesta de fazer um festival e com ele um tributo ao músico, o sucesso aumentou as expectativas e ambições para esta segunda edição”.“Na primeira edição, o público, que apareceu em catadupa, surpreendeu todos os que fazem parte da organização, renovando a coragem e as forças necessárias para apostarmos no segundo ano deste festival.”
ProgramaSexta-feira, 12 Setembro21h30 – Abertura do Festival – Grupo Coral Jovem da Arcel22h30 – Tuttis Catraputtis (I)23h00 – Sativa00h30 – Tuttis Catraputtis (II)01h00 – New Sketch02h30 – Olivetreedance03h30 – Dj OsgaSábado, 13 SetembroDurante todo o dia – oficina de balões, aulas de massagem e relaxamento, workshop de guitarra e percussão16h00 – Jam Session ao pôr-do-sol22h00 – Lupa Lupa23h30 – Fanfarra Kaustika com Firewandalix (I)00h00 – Nau01h30 – Fanfarra Kaustika com Firewandalix (II)02h00 – Fábrica de Sonhos03h30 – Dj Pedro Marques04h30 – Dj Abel in Bairrada Digital -
http://bairradadigital.pt/blog/2008/08/29/anozero-fm-encontro-nacional-de-musicos-na-pateira-de-espinhel-agueda/ -

ASAE, quê ???!!!...

Uns peixinhos da Lapónia e umas postas de salmão que souberam às mil maravilhas. Que nos fazem reflectir sobre estas nossas políticas de pretender passar do 8 para o 8o sem mais ... Quem diria? Na Finlândia, na capital Helsínquia, ao fundo da Boulevardi uma das ruas mais in da cidade ... de banquinho corrido e tudo. Somos uns totós...

Canto fumador


Um exemplo de um cubículo de fumadores, que aí entrando nem precisam de puxar pelo maço de cigarros. Uma apertada política anti-tabaco.


Imagens finlandesas

O mercado de Helsínquia é um regalo para a vista e para o paladar... Para além do espanto de observar os finlandeses a comer ervilhas, como nós comemos tremoços. Onde até é possível receber um "Obrrrrigadooo" muito compreensível aprendido nas lides comerciais da fruta e e quejandos.

sexta-feira, setembro 05, 2008

Música ambiente?


Ontem, fui ver os James à Festa do Leitão. A banda britânica actuou em Águeda antes de iniciar o tour pelo continente americano, o qual engloba cidades como Boston, Chicago, NYC, Mexico, Montreal, etc., 'sequência' geográfica que evidencia bem a 'anormalidade' que é vermos cá pela nossa 'bila' (como o RN lhe gosta de chamar) artistas de tal dimensão.
Gostei, mesmo sem ter grande afinidade musical com a obra de Tim Booth e companheiros. Um concerto honesto, profissional e, acima de tudo, simpático e empático. Digo até que as tais 'sandes de leitão' que pagaram aos músicos ingleses foram bem empregues.
De registar ainda um evento inédito que os James propiciaram. De facto, foi em Águeda, na Festa do Leitão, que, pela primeira vez senti necessidade de mandar calar a audiência num concerto de rock, o que, na sua essência, é um enorme contrasenso! Um ruído de fundo insuportável proveniente de animada e generalizada cavaqueira dos muitos (mesmo muitos...) membros da audiência que estavam ali para tudo menos para assistir a um concerto, 'descoloria' os tons, entoações, ritmos, etc. da voz e dos seis instrumentistas em palco, desrespeitando i) o esforço que foi preciso fazer (independente de quem o fez) para arranjar as muitas e enormes 'sandes de leitão' que serviram de pagamento; ii) aqueles que se deslocaram ao recinto para assistir de facto ao concerto; e iii) os próprios músicos. Temos em Águeda uns tipos que enchem recintos em Boston (lotação esgotada no concerto a realizar no dia 14 de Setembro), ainda por cima dão boa conta de si, e uma boa parte da plateia está-se a 'marimbar' (a atitude mais expectável de quem se está a 'marimbar' seria certamente a de nem sequer ir!). Assim não vale a pena! Qualquer par de altifalantes, mais ou menos roufenho, com mais ou menos watts de potência, faz ecoar o som dos James a partir de qualquer suporte analógico ou digital. Para conseguir um efeito de 'música de fundo', esta solução, que por sinal implica o dispêndio de muito, muito menos 'sandes de leitão', parece ser muito mais apropriada.
Uma outra alternativa (que, diga-se, até me agradava...) é trazer à próxima Festa do Leitão os Machine Head, os Slipknot ou os Rammstein.

Jorge Palma depois de jantar ...


O "cartaz artístico" da Festa do Leitão abriu com Jorge Palma e Os Demitidos sua banda de (enorme) suporte. Uma noite musicalmente para esquecer, pois que alguém se esqueceu de dizer ao Jorge Palma que o espectáculo era em Águeda terra de bom manjar e melhor beber. Um concerto como nunca visto. Total ausência de empatia com o público, voz arrastada, incapacidade de dicção de muitas palavras, esquecimento de inúmeras letras, voz irreconhecível, guitarra acústica desafinada, beber e fumar em palco, etc. Uma enorme desilusão e tristeza para quem aprecia a sua música ao longo dos anos. Quando alguém tem compromissos profissionais, tem de se apresentar na sua melhor forma. Aplauda-se o enorme e incrível esforço feito pela sua banda (incluindo o filho Vicente) para "aguentar" o concerto... de um grande compositor e cantor que dá de si uma péssima imagem, com uma enorme falta de profissionalismo.
Para recordar, o Jorge Palma que gostaríamos de ter ouvido na Festa do Leitão -
http://www.youtube.com/watch?v=qqOXB46QQYM .
Parece que Jorge Palma gostou tanto que vai ficar cá até domingo...

quarta-feira, setembro 03, 2008

Educação Física e Desporto Escolar - aprendizagem, prazer e estilos de vida activos

Para divulgação aqui se regista um texto de opinião que nos foi solicitado e publicado pelo semanário Soberania do Povo (5.9.08), sobre a Educação Física e Desporto Escolar nesta rentrée do novo ano lectivo:


Num momento em que uma simples e atenta observação, nos leva a reflectir perante a inactividade física de muitas crianças e jovens, em que a obesidade galopante ganha forma nas pregas adiposas cada vez em mais crianças e jovens e que as diferentes formas de iliteracia motora e ausência de regular prática desportiva continuam a caracterizar a nossa sociedade, a Educação Física (EF) readquire relevo e significado para a saúde, qualidade de vida e bem-estar de crianças e jovens. Relembremos as suas finalidades educativas:
"-Melhorar a aptidão física, elevando as capacidades físicas de modo harmonioso e adequado às necessidades de desenvolvimento do aluno.
-Promover a aprendizagem de conhecimentos relativos aos processos de elevação e manutenção das capacidades físicas.
-Assegurar a aprendizagem de um conjunto de matérias representativas das diferentes actividades físicas, promovendo o desenvolvimento multilateral e harmonioso do aluno, através da prática de:
-Actividades desportivas nas suas dimensões técnica, táctica, regulamentar e organizativa;
-Actividades físicas expressivas (danças), nas suas dimensões técnica, de composição e interpretação;
-Actividades físicas de exploração da Natureza, nas suas dimensões técnica, organizativa e ecológica;
-Jogos Tradicionais e Populares.
-Promover o gosto pela prática regular das actividades físicas e assegurar a compreensão da sua importância como factor de saúde e componente de cultura, na sua dimensão individual e social;
-Promover a formação de hábitos, atitudes e conhecimentos relativos à interpretação e participação nas estruturas sociais, no seio dos quais se desenvolvem as actividades físicas, valorizando:
-a iniciativa e a responsabilidade pessoal, a cooperação e a solidariedade;
-a ética desportiva;
-a higiene e segurança pessoal e colectiva;
-a consciência cívica na preservação de condições de realização das actividades físicas, em especial da qualidade do ambiente."

Neste contexto a qualidade das práticas proporcionadas aos alunos nas aulas de EF, em cada escola são fundamentais, para que estes, num clima alegre, divertido e positivo retenham boas recordações das suas vivências de práticas desportivas e paralelamente consolidem aprendizagens motoras, conhecimentos, atitudes e valores que lhes permitam continuar cidadãos activos ao longo da vida. Relembremos que apesar de (ainda) não possuirmos estudos sobre a realidade sócio-desportiva de Águeda, Portugal continua no penúltimo lugar europeu na vinculação desportiva da sua população (Eurobarómetro, 2004). Não nos serve de consolação saber que a Grécia é o último …
A EF pode assim, constituir-se como uma abordagem estruturada, desde o 1º ano de escolaridade até aos anos terminais do ensino secundário, a uma Cultura Motora que não se limite a preencher o tempo livre dos jovens ou a contribuir para uma qualquer alfabetização motora. A regularidade e qualidade das suas práticas, potenciadas pelas condições dos contextos de vida de crianças e jovens (espaços verdes, jardins, qualidade de espaços, públicos, quantidade e qualidades de parques lúdico-motores, disseminação de pequenos espaços de jogo, etc.) podem ser factores de vinculação desportiva, mas também de qualidade de vida e um forte contributo para a saúde pública.
Em termos de instalações e equipamentos desportivos, não estarão em causa a construção de naves desportivas, mega-pavilhões ou uma até de uma piscina junto de cada escola. Mas sim de disponibilizar os espaços em termos de área e qualidade e diversidade dos pisos, que em paralelo com a quantidade e qualidade dos recursos materiais (bolas, arcos, cordas, bastões, cones, colchões, etc.) incentivem a prática regular da EF em todas as escolas. Não podemos deixar de recordar aqui a arquitectonicamente interessante escola EB1 de Assequins, com um espaço exterior desqualificado e pobre para a estimulação das crianças… Sabemos hoje que há muitas crianças, alunos das nossas escolas, que apenas nelas têm oportunidades de aprendizagem das habilidades, dos conhecimentos, das atitudes e dos valores característicos das actividades físicas e desportivas. Por outro lado, a dinâmica da turma exige espaços e oportunidades de interacções pessoais fora do contexto da sala de aula, exige actividades que pelas suas características coloquem as crianças perante diferentes desafios e aprendizagens. Por tudo isto, hoje desenvolver o desporto, fomentar as práticas desde cedo das actividades físicas e desportivas, criar oportunidades de prática e aprendizagem para todas as crianças das nossas escolas, também passa pelas preocupações em requalificar espaços e disponibilizar materiais e equipamentos desportivos para a área de EF em todas as escolas do concelho.
Num tempo inflacionado de projectos, planos e plantas como é possível (ainda) fazer aprovar edificações, conjuntos habitacionais, urbanizações onde desde a concepção ao seu planeamento não estejam previstos os fundamentais espaços verdes, de convívio social, de encontro entre as pessoas, de espaços de práticas de actividades físicas e desportivas?
Também em Águeda, a EF não pode ser o contexto educativo de selecção e detecção de talentos “andebolísticos” ou outros, sob pena de hipotecar as suas finalidades educativas perante todas as crianças e jovens. Para os processos de aperfeiçoamento de competências específicas em cada actividade desportiva, o enquadramento do Desporto Escolar (DE) pode ser a resposta adequada, desde que tecnicamente enquadrado.
A prática da EF e o desenvolvimento de projectos de DE nas nossas escolas pode e deve ser rentabilizada numa lógica de rede concelhia em que as escolas se envolvam e trabalhem conjuntamente. Para tal, importa desenvolver políticas municipais de educação que possam ter olhares amplos acerca das oportunidades de rentabilizar recursos e garantir oportunidades qualificantes de vivências desportivas às crianças e jovens de Águeda.
A prática desportiva que para quase todas as crianças se inicia na escola, não é hoje (só) um problema de aprender regras de modalidades desportivas ou de dominar (só) esta ou aquela técnica desportiva. É acima de tudo uma abordagem estruturada de combate à inactividade e ao sedentarismo, de busca do prazer e satisfação nas práticas desportivas, com fortes implicações na nossa saúde pública, na qualidade de vida futura e no bem-estar no presente.
Por tudo isto, vale a pena encarar o ano escolar que se aproxima, como mais um degrau na construção de múltiplas e diferentes oportunidades de que cada vez mais crianças e jovens gostem e gozem com a prática desportiva, consolidem competências e aumentem a sua percepção de sucesso pessoal nas suas práticas e que as suas memórias positivas os incentivem a prolongar um estilo de vida activo ao longo da vida.

Rui Neves
Docente Universitário
Águeda
Setembro/08

A Festa do Leitão - a rentrée aguedense

Como habitualmente nesta época, a Festa do Leitão -http://www.festadoleitao.com/index1.html -marca a agenda da nossa "bila" fazendo convergir para junto do rio, as pessoas, as jantaradas e o lazer nocturno. O destaque deste ano - para lá da vinda da presença habitual do Paulinho das Feiras e outros políticos à procura de holofotes - vai para o cartaz de espectáculos com um conjunto de nomes que independentemente da sua valia artística, faz pensar nos seus custos, numa época de vacas magras. Jorge Palma, GNR, Pólo Norte, Rosa dos Ventos e os ingleses James não vêm a Águeda por meia dúzias de sandes de leitão, mesmo que vindas de Perrães ou Aguada de Cima ...

Quando tanto se fala de transparência e rigor na gestão pública em geral, seria de bom tom saber em quanto nos fica a Festa do Leitão, em cada ano ... Sim, porque uns organizam e outros pagam...
PS - A receita de bilheteira com bilhetes de entrada "simbólicos" de 2.5 € a 5 € serão divididos pelos do costume? Não haverá em Águeda instituições mais necessitadas ou com trabalho social mais meritório? ... O que é demais também cansa.
Parabéns pelo excelente site da Festa do Leitão produzido pela Critec.
Vamos todos à festa !!!

terça-feira, setembro 02, 2008

Lacrosse - apanhar borboletas ...

Em Lahti tivemos oportunidade de conhecer e observar melhor um jogo colectivo pouco ou nada divulgado entre nós - Lacrosse - em que cada equipa tenta introduzir uma bola na baliza adversária. Como todos sabemos todos os desportos em que o homem é portador de um qualquer extensão dos seus braços (stike, "borboleteira" omo é o caso) torna-se num risco potencial de umas valentes trocas de "cacetadas" na procura da bola. No caso tratava-se do Campeonato Europeu de Lacrosse a disputar nos dois estádios secundários da cidade de Lahti.


Atente-se nas característiocas das bancadas, denotando claramente que por estas bandas há sempre mais gente a praticar do que a observar, não sendo portanto importante "a qualidade" da bancada. Estas bancadas fizeram-nos vir à memória a bancada feita em pequenos socalcos do velhinho Campo S. Sebastião. Outros povos, outras mentalidades...

Finland bike



Com um design que aos nossos olhos parece muito retro, esta bike citadina é um dos modelos de referência na mobilidade urbana dos finlandeses. Com corredores constantes em paralelo com passeios para peões, a bicicleta é raínha na mobilidade quotidiana, de lazer e/ou desportiva dos finlandeses. Sem perderem muito tempo e dinheiro em modelos XPTO e valorizando as suas próprias marcas. Enorme surpresa a falta de bikes de utilização pública (tipo bugas). Apenas em Helsínquia - green bike - descobrimos um exemplar completamente degradada, pneus de borracha maciça, guiador minúsculo e eixos a ranger por todos os lados. Uma desilusão. Toda a gente, cada um na sua, cadeado à mão, apesar da enorme sensação de segurança que se respira.


Portugal na Finlândia

A 3000 Km de casa é sempre uma agradável surpresa encontrar uma cara que se conhece. Apesar de não fazer parte dos meus gostos musicais, encontrar um cartaz na pequena cidade de Lahti, anunciando espectáculos da Mariza em Helsínquia e Tampere, faz-nos sentir bem. Não sendo a cara de alguém da Venda Nova, Assequins ou Paredes, naquela manhã de sábado em Lahti, ficámos mais perto de casa e com um sabor misto de saudade e orgulho.