quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Percursos Pedestres nas Pateiras

Tal como CR tive oportunidade de realizar uma marcha entre dois pontos de referência paisagística - Pateira de Óis da Ribeira e Pateira de Espinhel - para conhecer e experimentar os percursos pedestres que apenas conhecia a pedalar. Foi uma agradável surpresa tanto pela beleza paisagística, como pela qualidade sinalética observada, com conteúdo relevante para o conhecimento da natureza envolvente. Apesar das zonas de depósito de lixo ainda possível de encontrar, a paisagem observada, a diversidade do terreno e a chegada à pateira de Espinhel como um dos mais belos espaços naturais de Águeda valeram a pena. Resta agora ampliar este tipo de espaços sinalizados e identificados e realizar a sua promoção porque não está em causa, apenas uma questão ambiental de defesa da natureza ou turística como um foco de atracção de visitantes, mas processos globais de desenvolvimento local com potencial de penetração em diversas dimensões. Desde a promoção da actividade física e desportiva para todos, ao estudo e investigação da natureza, à identidade valorizadora dos espaços locais com história à integração em redes concelhias e regionais que possam dar coerência a políticas de sustentabilidade.

A verdade a que vamos tendo direito

Com tanto empenho em ocultar por parte de uns e desocultar por parte de outros, a verdade acerca do caso "voos da CIA" - expoente da política expansionista de George Bush na Casa Branca - vem sempre à superfície. É tudo uma questão de tempo. Esperamos nós é que essa noção de tempo, não seja tão dilatada que atire a verdade para os documentários do canal "História" a serem vistos pelos nosso netos...
Para quem quiser saber algo mais, aqui fica http://resistir.info/eua/taxis_da_tortura_cap_2.html


PGR confirma a ONG passagem de voo da CIA por Portugal

Nos documentos fornecidos pelo Procurador-Geral da República (PGR) à Reprieve, no sentido de ajudar a libertar o etíope Binyam Mohamed de Guantanamo, Pinto Monteiro confirmou a passagem de um avião da CIA pelo aeroporto Sá Carneiro, no Porto. O voo, entre Rabat, em Marrocos, e Cabul, no Afeganistão, transportaria aquele que é agora o primeiro preso de Guantanamo libertado, desde que Barack Obama chegou à presidência dos EUA, de acordo com a edição desta quarta-feira do Diário de Notícias. A documentação, fornecida pelo PGR aos advogados na organização não governamental (ONG) britânica, estaria relacionada com esta escala, realizada entre 15 e 17 de Setembro de 2002, durante o Governo de Durão Barroso, actual presidente da Comissão Europeia. Alguns agentes que escoltavam o etíope terão mesmo ficado hospedados num hotel da Invicta. O transporte fez-se num Gulfstream civil, privado, que apareceu tantas vezes referenciado nos voos da CIA, que ficou conhecido por «Guantanamo Express». «A documentação recolhida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras contém dados que os advogados de Biryam obtiveram através da nossa PGR e foram úteis», confirmou Ana Gomes na terça-feira, no seu blog.
A eurodeputada socialista, que tem dedicado o seu tempo à investigação e denúncia do caso da passagem dos voos da CIA por Portugal, acrescentou ainda que o recluso terá passado pelo País noutra altura, quando foi levado de Cabul para Guantanamo, em Cuba, entre 19 e 20 de Setembro de 2004, durante o Governo de Santana Lopes.
Biryam Mohamed, de 30 anos, foi libertado na passada segunda-feira, depois de ter sido detido sob suspeita de terrorismo em Abril de 2002, no Paquistão, estando, desde Setembro de 2004, preso na unidade militar-prisional norte-americana na ilha de Cuba. in Diário Digital 25.2.09

PS - Saliente-se a atitude e persistência política de Ana Gomes, que não parece deste "mundo político".

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Incompatibilidades...

Fui há uns dias atrás (tentar) usufruir dos trilhos pedestres abertos nas margens da Pateira, trilhos que nos oferecem uma nova e mais completa perspectiva do património natural ali existente. Apesar da lama que os dias de chuva intensa deixaram, a caminhada ia valendo a pena até que o 'barulho' da Natureza foi substituido por repetidos ruídos de tiros de caçadeira. O prazer da caminhada esmoreceu, como aliás seria de esperar, tal a incompatibilidade entre duas actividades que, de comum, têm apenas o 'palco' onde decorrem. Ao som dos tiros de caçadeira, nada melhor do que deparar com entulho largado em pleno trilho!

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Mobilidade - atenção aos melhores

Almada finalista do Prémio Semana da Mobilidade 2009
Almada está em destaque entre os municípios europeus no Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2009, disputando o galardão com as capitais Budapeste (Hungria) e Zagreb (Croácia). O Prémio da Semana da Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da Comissão Europeia (CE), e visa distinguir os municípios da Europa mais amigos do ambiente ao nível da promoção de uma mobilidade mais sustentável. Um painel independente elaborou uma lista de dez semifinalistas: Burgos (Espanha), Cork (Irlanda), Galway County Council (Irlanda), Krakow Polónia), La Rochelle (França), Múrcia (Espanha), Ponferrada (Espanha), Budapeste, Zagreb e Almada. As três últimas passaram à fase final. Almada foi distinguida entre centenas de cidades da Europa que, em 2008, participaram na Semana Europeia da Mobilidade (SEM), tendo decorrido de 16 a 22 de Setembro com o mote «Ar Puro Para Todos». No dia 22 de Setembro, a Caparica acolheu o Dia Europeu Sem Carros. O júri distinguiu o concelho pelo «envolvimento duradouro e participação empenhada» na campanha; pela «originalidade das actividades promovidas», e pelas «parcerias que estabeleceu», segundo o divulgado em comunicado. In Diário Digital 23.2.2009
A ter em atenção e conhecer. A mobilidade é diferente de circulação automóvel e em Águeda carecemos de pensar e reforçar a mobilidade nas suas múltiplas dimensões numa base de sustentabilidade ambiental.

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Cabo Verde, insularmente o BPN

O Banco de Cabo Verde vai revogar a licença do Banco Insular, um dos veículos responsáveis pelo «buraco» no BPN, avançou hoje a agência noticiosa caboverdiana, Inforpress.
De acordo com a agência oficial cabo-verdiana, o banco central «propôs ao governo cabo-verdiano a revogação da licença do Banco Insular de Cabo Verde», que já terá sido aceite pelo Ministério das Finanças.
A Inforpress acrescentou que já há um despacho conjunto de revogação prestes a ser publicado nos próximos dias. A agência contactou as autoridades bancárias cabo-verdianas, que se escusaram a confirmar ou a desmentir a notícia.
A concretizar-se, a revogação ocorre quatro meses depois do escândalo financeiro que envolve o Banco Português de Negócios (BPN) e o Banco Insular.
O governador do Banco de Cabo Verde, Carlos Burgo, já tinha anunciado publicamente a sua preocupação face à possibilidade de a imagem de Cabo Verde ficar beliscada com o assunto.
A Lusa sem êxito contactar Carlos Burgo para obter esclarecimentos adicionais. in Dinheiro Digital 12.2.09.
O exemplo que vem de Cabo Verde? A atitude e a acção necessária? Dois países, o mesmo problema, duas intervenções, duas atitudes. Registe-se.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Águeda - Agenda 21 Local


Águeda vai integrar nas suas preocupações a Agenda 21 Local, iniciando no próximo dia 14 a apresentação pública do seu programa. Esperemos que os níveis de participação da comunidade e seus cidadãos sejam elevados, em paralelo com a vontade política de quem toma a iniciativa. Fazemos votos que os resultados desta iniciativa, em articulação com outras, tenha efectivamente resultados na qualidade de vida do concelho e não seja mais uma de entre tantas acções de marketing político em ano repleto de eleições.

domingo, fevereiro 01, 2009

As Velib - "montadas" em Águeda


As VELIB, novas bicicletas que num total de 20.000 (!!!) a Câmara de Paris colocou ao serviço do reforço da mobilidade dos cidadãos parisienses, foram montadas em Águeda, apesar do projecto e design ser francês. Após grande busca, não foi possível encontrar qualquer indicação de Made in Portugal... Trata-se de uma bela bike, com estilo e muito bem concebida, com grandes preocupações de anti-vandalismo e processos de controlo de utilização.