quarta-feira, maio 20, 2009

Bélgica - a fuga lamentável

A motivação para atingir elevadas performances sempre foi intrínseco ao Desporto. O que por vezes tem levado alguns, a "pisar o risco" na utilização do "doping", com conhecidas implicações para a sua saúde. O Culturismo discutivelmente referenciado como um desporto, não consegue fugir à fama de sobre grande parte dos seus praticantes pairar um submundo em que proliferam as "substâncias mágicas" que ajudam a moldar a musculatura e o corpo. Agora na Bélgica o caricato aconteceu... Contado acho que tem muita graça, mas eu pagava para ter assistido.




Um grupo de atletas de culturismo fugiu de uma equipa de fiscais de controlo anti-doping na Bélgica. O campeonato da modalidade foi cancelado devido ao sucedido.O campeonato de Culturismo foi cancelado devido a uma fuga de 20 atletas do pavilhão desportivo de Bruxelas. A fuga ocorreu devido à chegada de uma equipa de fiscais de controlo anti-doping.Hans Cooman, autoridade belga anti-doping, declarou que «só há uma conclusão a retirar: havia doping». As acusações de Hans Cooman não foram desmentidas pela federação de culturismo da Bélgica.Como refere o jornal desportivo belga «Sport-Planet», Cooman lamentou o facto deste desporto ter «um longo historial de doping», sublinhando que o incidente «só piora a sua reputação». O fiscal anti-doping anunciou que vai aplicar processos disciplinares aos atletas em fuga.

in Fábrica de Conteúdos http://www.fabricadeconteudos.com/?lop=artigo&op=8f14e45fceea167a5a36dedd4bea2543&id=8e9eb9d8cd467fa30625bec031515898

terça-feira, maio 19, 2009

Um Estado de cócoras

A fragilidade do Estado e suas estruturas, já se faziam sentir com a proliferação "desta espécie de entidades reguladoras" que não regulam nada e fazem de conta. Agora, ficamos a saber que a banca para cumprir a lei cobra-se. Os bancos, para responder às suas obrigações sociais perante todos nós, como prestar informações acerca de contas bancárias duvidosas, fazem-se cobrar de forma escandalosa. Portanto, 2,3 milhões foi quanto custou ao Estado receber informações. Resta-nos a consolação de que tais informações devem ter vindo escritas em papiro, caligrafia egípcia desenhada e reforçada a ouro e perfumada com sais desenterrados na Capadócia...



Fisco paga 2,3 milhões de euros para ver as contas bancárias dos contribuintes
Nos últimos três anos, a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) pagou à banca 2,3 milhões de euros para poder aceder à informação bancária dos contribuintes sobre os quais pendiam suspeitas de evasão fiscal. in

domingo, maio 17, 2009

Feira Medieval - o mérito das redes


A Alta Vila engalanou-se no último sábado para receber uma Feira Medieval. A Feira Medieval dinamizada pelo Agrupamento de Escolas de Águeda, Escola Secundária Adolfo Portela e um vasto conjunto de IPSS com o apoio da autarquia local e de diversas foi um sucesso de visitantes e de novidades e diversão. A prova provada de que quando as ideias têm pernas para andar e a lógica de parcerias funcionam, as iniciativas valorizam os espaços, juntam as pessoas e facultam novas experiências aos mais novos. Nunca tinhamos observado tanta gente na Alta Vila, ouvindo alguns dizer que era a primeira vez que lá tinham ido...

Capadócia

"Visitar a Capadócia era desde há muito tempo um sonho de minha mulher e, depois de ler alguns livros sobre a Capadócia, eu próprio comecei a sentir-me atraído por uma visita a esta parte da Turquia", afirmou, depois de visitar o museu ao ar livre e a Igreja Tokali. in http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/Maria+Cavaco+Silva+cumpriu+o+sonho+de+visitar+a+Capadocia.htm


Aqui está um excelente momento para o nosso PR estar calado. Ficámos a saber que o nosso dinheirinho "também serviu" para concretizar um sonho viajante da sua Maria. Todos temos viagens sonhadas e prometidas no tempo. Uns fazem-nas, outros não. Esta democracia dá para tudo... Somos uns mãos largas.

sábado, maio 16, 2009

Manuel Alegre e a clarificação e coerência política

O aguedense e histórico militante socialista Manuel Alegre (MA) deu ontem uma conferência de imprensa a explicitar as suas posições políticas presentes e futuras. Ao melhor estilo lusitano de "muita parra e pouca uva" MA definiu que não abandonaria o PS, não avançaria para a fundação de um novo partido e/ou movimento e que apesar de não integrar as próximas listas de candidatos às eleições legislativas, tentaria colocar alguns militantes que lhe são próximos em lugares elegíveis. Chegados aqui talvez faça sentido perguntar, qual o sentido de tanto sentir? Qual o sentido de tantas afirmações de princípios e de valores? Qual o sentido de tanta bravura e obstinação contra o e/os poderes partidários instalados? Qual o sentido de um discurso de transformação da democracia e dos seus instrumentos orgânicos, os partidos? Qual o sentido de tanto discurso contra a "clique reinante" no PS para a seguir a branquear completamente e servir os seus interesses de conjuntura eleitoral? Apenas conseguimos discernir um motivo e uma razão! Mas essa não gostaríamos de que fosse verdade, por parte do nosso conterrâneo da Rua de Baixo...

Estilos de Vida - as mudanças também passam por aqui

Quando falamos de estilos de vida nos jovens, muita retórica é abundante. Sauda-se este programa que tirando partido da TV, pode contribuir para o conhecimento e alterações de crenças, hábitos e mudanças de comportamento de muitas crianças e jovens. É de trabalho e acção continuada de que carecemos e não o bombardear de "show-off" e propaganda básica e ofensiva. A acompanhar ...




Luta Contra a Obesidade: Sportacus em PortugalSportacus vai estar em Portugal no próximo dia 21 de Maio, precisamente durante a semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade. O novo herói dos jovens vai ensinar hábitos de vida saudável aos mais novos.
O autor e principal protagonista da série LazyTown/Vila Moleza (emitida na RTP 1 e no Canal Panda), Magnus Scheving, vai visitar duas escolas da região de Lisboa (Escola Básica do 1.º Ciclo de Caneças e Escola Básica do 1º Ciclo Paulino Montes Alameda de Encarnação) para fazer o lançamento da campanha Doce Desportivo LazyTown.
Evidentemente, nos dois eventos, Sportacus vai estar disponível para autógrafos e fotografias, além de uma aula de ginástica muito animada.
A campanha Doce Desportivo LazyTown começa oficialmente no dia 1 de Outubro, tendo três momentos marcantes ao longo do ano lectivo: Outubro, Fevereiro e Maio. Todas as escolas serão convidadas pela ASA a participar nesta iniciativa, seja através de flyers, posters e informação adicional para os professores.
Lazy Town é uma das séries infantis com maior destaque no Mundo, principalmente porque apela ao exercício físico e à alimentação saudável. É actualmente a única marca de entretenimento global dedicada à saúde dos mais novos.
in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=388273 de 16.5.09

quarta-feira, maio 13, 2009

Magalhães - não há nada que não lhe aconteça...


Depois do "show-off" protagonizado pelo nosso PM, que em todo o canto e esquina se apresenta como "promotor de vendas não remunerado" da empresa J Sá Couto, agora os digníssimos médicos especialistas da visão humana, resolveram, também eles, integrar a campanha negra em curso em Portugal... Não há direito.





Ecrã e teclas pequenas, já se sabe, não fazem bem à vista. Mas o alerta tem um alvo em concreto: O Magalhães, disse hoje a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, pode fazer disparar os casos de miopia. “Com o uso cada vez maior do computador e, neste caso, de um portátil que ainda é mais pequeno, com letras mais pequenas, em que se procuram distâncias de leitura cada vez mais próximas, o número de miopias com certeza vai aumentar em flecha”, sublinhou Augusto Barbosa, coordenador do Grupo Português de Ergoftalmologia da SPO, que estuda a adaptação do trabalho à visão humana.
Segundo o especialista, falta acompanhar a entrega do computador, comparticipado pelo Estado para todas as crianças do primeiro ciclo, de uma campanha de sensibilização sobre "os problemas que poderá ter o seu uso exagerado”. http://www.ionline.pt/content/4099-oftalmologistas-alertam-magalhaes-faz-mal-aos-olhos


sábado, maio 09, 2009

O financiamento partidário e as bifanas da Festa do Avante

Num quadro de "quase unanimidade" do leque partidário da Assembleia da República, a legislação que regula (ou busca regular) o processo de financiamento dos partidos políticos, sofreu fortes alterações, com maior incidência na forma de obtenção de financiamento, na ausência de registos documentais sobre o seu quantitativo e origem, bem como no montante total autorizado. Tudo isto foi aprovado, por um estranho acordo entre todos os partidos políticos, com uma justificação ridícula e quase caricatural de que o PCP no âmbito da sua Festa do Avante, teria dificuldades em controlar e registar todos os copos de tinto, todas as minis, todas as bifanas e croquetes vendidas voluntariamente nas barraquinhas da festa. E assim, observamos como com uma justificação mínima (1 bifana 1-2 €) se abre a porta escancarada a financiamentos pouco transparentes e de valores desconhecidos.
Num tempo de crise em que todos sentimos as dificuldades, não faz de todo sentido que mais uma vez os partidos políticos, se destaquem por dar os piores exemplos. Estes indicadores não ajudam à credibilização da democracia, sendo ainda mais caricato quando poucos dias depois após a aprovação da legislação na generalidade, vozes sonantes dos partidos, vêm colocar a possibilidade de ser reapreciada em breve. Num quadro de crise económica e com o flagelo do desemprego a aumentar o que os partidos políticos têm de fazer é baixar drasticamente os custos das suas campanhas, centrá-las nos conteúdos políticos das suas mensagens e de forma clara e imediata disponibilizar on-line o acesso a toda a informação de receitas e despesas realizadas.
É caso para dizer que a bifana está a ganhar à internet...

quinta-feira, maio 07, 2009

I

Porque as coisas novas e diferentes são para partilhar, damos conta da saída do Nº 1 do jornal diário I - http://www.ionline.pt/contenidos/home.html - com um formato inabitual, uma escrita leve e directa. Parece um produto de comunicação realmente diferente e que pode ganhar o seu espaço. Apesar da crise, apesar das ligações hispânicas, parece ser mesmo um i de inovação.

Valborgsmässoafton


Segundo o almanaque, o longo inverno terminou e a primavera espreita.
Tempo da Valborgsmässoafton, noite de Valborg, que se trata de uma festividade celebrada na noite de 30 de Abril a 1 de Maio, e também conhecida pela noite das bruxas, já que a história diz-nos que uma abadessa alemã de seu nome Walpurgis foi queimada pela igreja nos primórdios da Idade-Média. Daí na Alemanha ser conhecida como a Walpurgisnacht. Provavelmente, trata-se de um antiga tradição viking, mais tarde difundida pelos celtas, assinalando a transição do inverno para a primavera.
Na actualidade, é uma óptima oportunidade das pessoas se reunirem, saírem da escuridão e ir ao encontro do outro, de preferência com muito snaps, arenque crú em variadas preparações e sabores (por estranho que possa parecer, até com vinho do Porto) e, naturalmente, muita cerveja. Este ano, depois de muito experimentar, o meu snaps favorito foi um a sabor a flor de maça, da região de Falkenberg, Sul da Suécia, e a cerveja de Visby, da ilha sueca de Gotland. Fica a imagem da fogueira, desculpem a desfocagem..., e, infelizmente, sem bruxas.

sexta-feira, maio 01, 2009

Ainda a saga do Magalhães...


Lê-se e não se acredita. A loucura da luta pelo poder faz valer tudo. Denunciando e evidenciando como para certos políticos, a fronteira entre eles, o seu partido e o Estado é bastante curta. A sucessão e constância destes casos, fazem-nos pensar, não só na credibilidade política dos seus mentores, mas acima de tudo nos valores de que são (ou não são) imbuídas as nossas elites políticas, pensantes e dirigentes. Tudo isto num contexto de política-espectáculo, em que o que importa é "criar a ilusão de" ou "parecer que" numa lógica de reconstrução do real social, que até aos próprios confunde. Obviamente que o enredo que a seguir se apresenta apenas corre como corre, porque o caso foi identificado, denunciado e teve algum eco. Se assim não fosse, o enredo seria outro.




Professores e pais da escola primária de Castelo de Vide, onde foram filmadas crianças a utilizar o Magalhães para um tempo de antena do PS, estão "indignados" e exigem mais do que um pedido de desculpas do primeiro-ministro. Todos querem saber quem foi o responsável pela "mentira e pelo engano" de que dizem ter sido vítimas.
"Se soubesse que era para um partido não tinha assinado porque a política não é coisa para crianças. Sinto-me enganada porque não foram verdadeiros connosco", revolta-se Cristina Lindo, mãe de uma aluna do 1º ano.
Na carta enviada aos pais pelo conselho executivo do agrupamento, pedindo autorização para a recolha de imagens, nunca é referido o verdadeiro objectivo do filme. "Amanhã, dia 17 de Abril, desloca-se à escola uma equipa de televisão a fim de realizar uma reportagem no âmbito do computador Magalhães", limitava-se a dizer o pedido de autorização.
Na escola, nem as professoras das duas turmas filmadas sabiam a verdade. Laura Cardinho até gravou um depoimento sobre as vantagens pedagógicas do pequeno portátil, pensando que a reportagem tinha sido encomendada pelo Ministério da Educação, tal como lhe foi dito pelo Conselho Executivo e pela própria equipa de filmagens.
"Sinto-me utilizada. Se eu ou a minha colega tivéssemos a mínima suspeita de que era para um tempo de antena, a equipa de filmagens nunca teria sequer entrado na sala de aulas", disse ao Expresso a professora.
Laura Cardinho conta ainda como algumas das respostas dadas pelos alunos no tempo de antena, transmitido na RTP no dia 22, foram "conduzidas" pelos entrevistadores. "Queriam que um menino dissesse que fazia muitas pesquisas na Internet com o Magalhães. Aí eu não deixei porque era uma mentira. Nem o menino nem a sala de aula sequer têm Internet", relata a professora.
Perante a polémica, o porta-voz do PS afirmou quarta-feira que o próprio secretário-geral, José Sócrates, já tinha enviado por escrito um pedido formal de desculpas aos pais "das crianças involuntariamente abrangidas" pela recolha de imagens.
Vitalino Canas admitiu que, apesar de todos os depoimentos das crianças terem sido "devidamente autorizados" pelos encarregados de educação, nem todos tinham "conhecimento ou a noção exacta do destino" do filme, o que diz ser "da responsabilidade directa da empresa contratada".
Ao Expresso, o responsável da Bebop, firma a quem o PS encomendou a realização do vídeo, recusou fazer comentários, garantindo apenas não ter recebido, até ao momento, qualquer reclamação por parte de pais ou professores da escola.
Já o director regional de Educação do Alentejo, José Verdasca, rejeita responsabilidades nesta matéria, assegurando não ter feito nenhum contacto com a escola ou com a empresa de audiovisuais Bebop. De acordo com o responsável, a ideia inicial era recolher depoimentos de apenas dois irmãos, cuja família tinha sido informada do objectivo das filmagens.
"Sem se aperceber que o que tinha sido solicitado a essa família tinha outro fim, a escola estendeu o âmbito das filmagens", afirma, adiantando que a direcção regional está a ponderar a instauração de um processo disciplinar ao conselho executivo do agrupamento.
Certo é que as explicações dadas até ao momento não satisfazem pais e professores. "Queremos saber quem foi o responsável por esta mentira", exigem os encarregados de Educação. A professora Laura Cardinho resume: "Não nos chega um pedido de desculpas. Alguém errou e tem de ser responsabilizado por isso". in EXPRESSO 1.5.09
http://clix.expresso.pt/criancas-levadas-a-mentir-para-o-tempo-de-antena-do-ps--=f511913