quarta-feira, março 11, 2009

LIDL - a vender na Alemanha "online" Volkswagen e Opel

O Lidl está a vender, na Alemanha, "online" Volkswagen Cross Polo e Opel Corsa, oferecendo ambos os modelos a preços mais de 25% abaixo da tabela oficial dos construtores. A segunda maior rede alemã de supermercados, que tem mais de 200 pontos de venda em Portugal, está a vender os Corsa a 10.570 euros e os Polos a 13.645 euros, segundo adianta hoje a agência Bloomberg. in Jornal de Negócios 11.3.09


Para aqueles que ainda duvidavam da crise, da sua existência, da sua profundidade, aqui está um bom indicador. Um supermercado ao serviço do escoamento de produção excessiva da indústria automóvel alemã. Enquanto o consumidor olha para o preço das bananas e agarra numa caixa de yogurtes, diz "ah, é verdade levo também um Opel Corsa" ou enquanto discute com a mulher sobre o tipo de cereais a comprar pergunta "Olha lá, vê aí a que preço está esta semana o Polo da Wolkswagen". Esta crise se todos dizem que não é igual a outras, está a colocar diferentes problemas e a fazer tomar diferentes decisões. Uma das questões foi o desenvolvimento de políticas produtivas que tiveram como permissa que o crescimento económico era eterno e o céu era o limite... A indústria automóvel com a sua capacidade produtiva instalada (infelizmente) parece não ter "feito todo o trabalho de casa" nos seus estudos prospectivos. Sim, porque se alguém dissesse que o LIDL seria um canal de distribuição na venda de automóveis, seria considerado louco ou com vontade de insultar a marca X, Y ou Z. Talvez ainda não tenhamos visto tudo e muitas e variadas surpresas estarão para sair como estratégias de sobrevivência perante as dificuldades que se apresentarão. A nós o que vale é termos um "grande timoneiro"...

Sem comentários: