segunda-feira, junho 30, 2008
quarta-feira, junho 25, 2008
Educação física, sucesso educativo e a Finlândia
Vénia para:
http://professoresramiromarques.blogspot.com/2008/05/educao-fsica-e-rendimento-escolar-o.html
Os alunos finlandeses são dos que têm mais horas de educação física por semana.La práctica de actividades deportivas contribuye al rendimiento escolar. Los defensores de esa teoría, como el director del departamento de Educación Física de la Facultad de Ciencias del Deporte y la Educación Física (INEF) de A Coruña, Xurxo Dopico, o el decano de esa facultad, Rafael Martín, echan mano del ejemplo finlandés para apoyar sus argumentos. Finlandia, país en el que según el informe PISA se ha alcanzado un mayor rendimiento académico, tiene establecido dentro de su modelo educativo la práctica diaria de ese tipo de actividades en todos los niveles. A eso hay que añadir que el 60% de los escolares hacen ejercicios con los compañeros y el otro 40% practican deporte de forma regular en ayuntamientos, asociaciones o clubes. Todo ello implica una media de más de14 horas semanales de actividad física. El modelo es muy diferente en Galicia, una comunidad en la que entre el 25 yel 30% de la población infantil tiene sobrepeso. Otras comunidades en las que los índices de exceso de peso rondan los de los gallegos ya han tomado nota y tienen mayor número de horas de gimnasia. Un ejemplo son Canarias o Madrid, donde ya en primaria hay un 50% más de horas de esta materia que en las aulas.Com uma vénia ao blog GliceriaVeja o meu texto sobre obesidade na infância adolescência: Televisão, Valores Desprezíveis e Obesidade. Em Portugal, a Educação Física continua a ter um estatuto de menoridade. No 1º CEB, são dadas orientações às escolas para projectarem as expressões artísticas e motoras nas actividades de enriquecimento curricular. No 2º CEB e no 3º CEB, a Educação Física está reduzida a um bloco de 90 m. mais um bloco de 45 m.
Postado por Unknown às 12:54 da tarde 0 comentários
Marcadores: Educação Física, Finlândia, PISA, Sucesso Educativo
sábado, junho 21, 2008
A triste constatação
Sócrates estuda hipótese de criar taxa «Robin dos Bosques»
«Isso compete a cada um dos Estados-membros e nós, em Portugal, estamos a estudar» a possibilidade de aplicar a taxa em causa, disse Sócrates, numa conferência de imprensa no final do Conselho Europeu.
«Essas matérias são difíceis, é difícil identificar qual a parcela dos lucros das empresas que derivam e resultam do aumento inesperado, brusco dos preços do petróleo«, sublinhou ainda.
O Governo italiano já aprovou a aplicação do imposto especial sobre as petrolíferas para financiar programas de assistência social a famílias afectadas pelo aumento dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares.
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse, na quinta-feira, que Bruxelas não se opõe a que os Estados-membros adoptem a taxa »Robin dos Bosques«, sublinhando ser uma competência nacional.
Robin dos Bosques (Robin Hood) é uma figura mítica da Idade Média britânica que roubava aos ricos para dar aos pobres. in Diário Digital 20.6.08.
Postado por Unknown às 9:07 da manhã 3 comentários
Marcadores: futuro, josé sócrates, pobreza, Taxa Robin dos Bosques
Solstício de Orfeu 2008
Postado por Unknown às 8:31 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, D'Orfeu, La Troba King-Fu, solstício
segunda-feira, junho 16, 2008
sexta-feira, junho 13, 2008
Oulu...
Postado por Unknown às 9:49 da manhã 0 comentários
Marcadores: ensino superior, Oulu
quarta-feira, junho 11, 2008
Bicicleta - uma excelente inevitabilidade urbana
Postado por Unknown às 7:18 da manhã 0 comentários
Marcadores: bicicleta, cidades cicláveis, saúde, sustentabilidade
sexta-feira, junho 06, 2008
O exemplo que vem de cima ...
10 de Junho
Dezanove ministros e secretários de Estado nos quatro cantos do mundo
05.06.2008 - 23h27 Ana Cristina Pereira, Ricardo Dias Felner
Postado por Unknown às 7:17 da manhã 2 comentários
Marcadores: falta de vergonha, finanças, política, rigor