Aveiro - por um metro de superfície
Organizado pela autarquia de Aveiro, o seminário «Metro Ligeiro de Aveiro – que repercussões na Economia, no Ambiente e na Mobilidade o justificam?» visa debater e considerar a implementação daquele meio de transporte na cidade, contando com as intervenções de representantes de entidades e empresas do sector dos transportes e de especialistas em mobilidade.
O objectivo da sessão passa também por promover a reflexão sobre os meios de transportes mais capacitados para responder, simultaneamente, aos desafios da modernidade e à preservação da identidade da cidade, e por reunir contributos que enriqueçam a «Política de Cidades, Mobilidade e Transportes».
Os interessados em participar no seminário poderão efectuar a inscrição (ficha disponível aqui) na Casa Municipal da Cultura – Edifício Fernando Távora, de Segunda a Sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, através do telefone 234 400 551, fax: 234 377 765 ou endereço electrónico metroaveiro@cm-aveiro.pt.
O objectivo da sessão passa também por promover a reflexão sobre os meios de transportes mais capacitados para responder, simultaneamente, aos desafios da modernidade e à preservação da identidade da cidade, e por reunir contributos que enriqueçam a «Política de Cidades, Mobilidade e Transportes».
Os interessados em participar no seminário poderão efectuar a inscrição (ficha disponível aqui) na Casa Municipal da Cultura – Edifício Fernando Távora, de Segunda a Sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, através do telefone 234 400 551, fax: 234 377 765 ou endereço electrónico metroaveiro@cm-aveiro.pt.
O programa completo é o seguinte:09h30 – Recepção aos participantes10h00 – Sessão de Abertura pelo Presidente da autarquia, Dr. Élio Maia10h15 – Presidente da GAMA – Grande Área Metropolitana de Aveiro de Aveiro, Eng.º Ribau Esteves10h30 – Secretária de Estado dos Transportes, Eng.ª Ana Paula Vitorino10h45 – Sistemas Ferroviários Ligeiros: custos e adequação - Eng. Juvenal da Silva Peneda Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCRN11h00 – Almada: a um metro do futuro – Eng. Mário Alves Consultor em Transportes e Mobilidade11h15 – Pausa para café11h45 – Implementação de Sistema de Metro Ligeiro com aproveitamento de linhas ferroviárias pré-existentes: uma reflexão – Prof. Álvaro Seco Metro de Mondego12h00 – Metro do Porto, os primeiros anos do sistema – Dr. Nuno Aleluia Metro do Porto12h15 – Alargar Horizontes – Dr. Paulo Reis Transdev12h30 – Debate – moderação a cargo do Prof. Jorge Carvalho Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Politicas da Universidade de Aveiro13h00 – Intervalo para almoço14h30 – Outros modos: solução complementar ou alternativa – Eng. Robert Stussi Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico14h45 – Tram-Train e a estratégia de mobilidade sustentável e de desenvolvimento durável – Eng. Carlos Gaivoto Especialista em Transportes e Mobilidade15h00 – Mobilidade Sustentável: Uma questão de Saúde Pública – Dr.ª Dalila Antunes QUERCUS15h30 – Debate moderado pela docente do Departamento de Mecânica da UA, Prof. Margarida Coelho15h50 – Pausa para café16h15 – Alstom: Sistemas Inovadores em Metros Ligeiros – Eng. Luís Coimbra Alstom16h30 – Sistemas de Mobilidade Urbana da Siemens – Eng. Herbert Seelmann Siemens16h45 – Debate17h10 – Encerramento – Vereador da Mobilidade de CMAveiro Dr. Capão Filipe
Mais informações podem ser obtidas aqui
Num momento em que alguns se recusam a bater muitas palmas e a considerar fantástico o mero anúncio de uma via rápida portajada Águeda-Aveiro; em que o Vítor Gomes interpela em Águeda o Ministro das Obras Públicas sobre o projecto do metro de superfície para a região eis que a autarquia de Aveiro surge a liderar a marcação na agenda política nacional de algo que remonta ao estudo realizado em 1995: o metro de superfície Águeda-Aveiro-Ílhavo. Para lá daquilo que possa existir em protagonismos pessoais e carreiras políticas de alguns actores políticos da nossa praça regional, importa alavancar a ideia subjacente a este projecto. Como já anteriormente aqui referimos - http://bloguejudeu.blogspot.com/2006/07/vale-do-vouga-metro-de-superfcie-e-tgv.html - o metro de superfície pode constituir-se como um projecto mobilizador de vontades e energias intermunicipais, que vão muito para lá de mais uma resposta a necessidades de acessibilidades e transportes no futuro da nossa região. Tem um enorme potencial, por poder envolver operativamente vários municípios, quebrando com as visões paroquiais do "eu é que fiz" ou "foi no meu tempo" ou ainda "eu é que tinha o nº de telemóvel do ministro" ...
Vamos todos apostar num projecto de metro de superfície que mobilize a região de Aveiro. Que a qualifique em termos de mobilidade interurbana e amiga do ambiente. Que aproxime as urbes em vez de as afastar.
Por quilómetros de metro de superfície!!!
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