quinta-feira, dezembro 27, 2007
quarta-feira, dezembro 19, 2007
Lê-se e não se acredita (IX) ...
Postado por Unknown às 7:26 da manhã 0 comentários
Marcadores: liberdade de opinião, partidos, política
Novos modelos de gestão das escolas - mais vale tarde do que nunca ...
“A nossa visão para a gestão das escolas assente em três objectivos principais: abrir a escola, reforçando a participação das famílias e comunidades na direcção estratégica, favorecer a constituição de lideranças fortes nas escolas; e reforçar a autonomia das escolas”, disse José Sócrates, durante o debate mensal.No âmbito desta reforma, o director executivo de cada escola passará a ser escolhido por concurso pelo respectivo órgão colegial, o Conselho Geral, tendo que ser obrigatoriamente um professor.No Conselho Geral têm assento professores, pais, autarquias e “actividades locais”, especificou o Chefe de Governo. (in Correio da Manhã 11.12.07).
Postado por Unknown às 6:46 da manhã 0 comentários
Marcadores: autonomia, gestão escolas, políticas
quinta-feira, dezembro 13, 2007
Carta Educativa de Águeda - novela até quando?
Postado por Unknown às 3:52 da tarde 0 comentários
Marcadores: Águeda, Carta Educativa, QREN
quinta-feira, dezembro 06, 2007
Aeroporto no Beato
O PSD anunciou que vai avaliar a localização do Novo Aeroporto de Lisboa - NAL segundo quatro critérios: o custo, a competitividade para Lisboa, a segurança e a sustentabilidade ambiental.
Eu pergunto: Só interessa a competitividade para Lisboa? O resto do país não interessa? E vamos pagar todos?
Só uma dúvida: o actual Presidente do PSD não é aquele que em tempos falou em “sulistas, elitistas”? então e agora aceita sem mais que o novo aeroporto só interessa para a competividade de Lisboa?
Se eu fosse lisboeta ficava preocupado. Com estes antecedentes ainda vai concluir o PSD que a melhor localização do NAL é no Beato…
Postado por SC às 12:04 da tarde 0 comentários
terça-feira, dezembro 04, 2007
A política no estado puro ...
Postado por Unknown às 6:41 da manhã 0 comentários
Marcadores: alta tensão, participação pública, REN
quarta-feira, novembro 28, 2007
A mensagem e o mensageiro
Nos últimos tempos têm surgido várias notícias sobre denúncias feitas por titulares de cargos públicos. Nas três mais recentes, o Provedor de Justiça disse que há abuso de autoridade na nossa máquina fiscal, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais disse que há (grandes) empresas que não cumprem com as suas obrigações fiscais e o Inspector Geral da Administração Interna disse que há incompetência e abusos nas polícias (que o Carlos R. tratou no post anterior – cowboyadas).
Nenhuma destas notícias é novidade para nós, todos sabemos que é assim. O que não sabemos exactamente é a dimensão do problema.
Mas qual foi a reacção geral dos fazedores de opinião e dos políticos (da oposição, claro)?
No primeiro caso aplaudiram a coragem e a seriedade do Provedor de Justiça.
Nos outros dois casos, não faltaram os ataques à honestidade, inteligência e competência dos denunciadores. Levianos foi o menor mimo que receberam.
Esta diferença de atitude dá para perceber?
Porque é que umas verdades são mais inconvenientes que outras?
Será que há pessoas que perdem o direito de dizer certas verdades?
Por que é que, em certos casos, há esta tendência para se matar o mensageiro? Porque não se gosta da mensagem?
A mim, o que me preocupa, é que estas pessoas tenham sentido a necessidade de fazer as denúncias!...
Será que nos estão a pedir ajuda?
Postado por SC às 11:53 da tarde 0 comentários
sábado, novembro 24, 2007
Cowboyadas...
Postado por Unknown às 10:30 da tarde 1 comentários
quinta-feira, novembro 22, 2007
Scolari ao seu melhor nível
Postado por Unknown às 12:29 da tarde 0 comentários
Marcadores: futebol, Scolari, selecção nacional
sexta-feira, novembro 16, 2007
Portugal Amordaçado ?
Postado por Unknown às 6:32 da manhã 1 comentários
Marcadores: liberdade de opinião, Rodrigues dos Santos, RTP
quarta-feira, novembro 14, 2007
Dívidas dos municípios excessivas?
Segundo o Diário Digital, citando valores de uma lista de incumpridores elaborada pela DGAL, "Lisboa (PS) e Vila Nova de Gaia (PSD) mantêm-se no topo da lista em termos de valores absolutos, com cerca de 10 milhões de euros e 11,9 milhões, respectivamente, de endividamento em excesso".
Ainda há dias as notícias, mais ou menos confirmadas pela própria Câmara, indicavam que o endividamento total da Câmara de Lisboa era da ordem dos 1.400 milhões de euros.
Agora, segundo o Ministério das Finanças, só 10 milhões é que são em excesso.
Só?!... Tanto?!... É para rir?!...
Das outras Câmaras não tenho informação sobre os valores totais do endividamento. Mas, pela amostra, presume-se que o panorama seja semelhante.
Ainda assim, há Câmaras que se preparam para contestar estes valores de endividamento excessivo e as consequentes penalizações.
Estão todos a brincar com a gente, não estão?
Postado por SC às 2:08 da manhã 0 comentários
Marcadores: dívidas, municípios
sábado, novembro 10, 2007
A nossa memória - "O Srº Arquitecto"
Postado por Unknown às 8:19 da manhã 0 comentários
Marcadores: exposição, memória, Rocha Carneiro
sexta-feira, novembro 09, 2007
O Pidac esse malandro ...
Postado por Unknown às 9:59 da tarde 0 comentários
quinta-feira, novembro 01, 2007
BUTE - porque não em Águeda?
Postado por Unknown às 7:05 da manhã 0 comentários
Marcadores: bicicletas, Bute, estilos de vida
terça-feira, outubro 30, 2007
Miragem...
Postado por Unknown às 5:32 da manhã 0 comentários
Marcadores: barquinha park, miragem, verde
Requalificação do Largo 1º de Maio/Botaréu - mais do mesmo?
O que é isto? O que vamos ter? Mais do mesmo? Betão em cima de betão? Tudo indica que sim. Ainda não será desta que iremos ter em Águeda uma área de lazer sem betão. A famosa aproximação da cidade ao rio, continuará bloqueada no betão. Rio, margem, água, rima mesmo só com ... betão.
Postado por Unknown às 4:44 da manhã 0 comentários
Marcadores: betão, botaréu, Largo 1º Maio, requalificação
quinta-feira, outubro 25, 2007
Só como S.Tomé
"A candidatura aos Jogos Olímpicos não é de todo em todo tema de reflexão", disse à Lusa António Costa, depois de ter visitado as infra-estruturas e equipamentos que Pequim está a construir para os Jogos Olímpicos do próximo ano. in PUBLICO 24.10.07
Postado por Unknown às 7:49 da manhã 0 comentários
Marcadores: Jogos Olímpicos, Lisboa, Mentes delirantes
quarta-feira, outubro 24, 2007
Lá bem no Norte
Há duas semanas em Luleå, na fronteira das estepes da Lapónia, a cerca de 150 km do círculo polar ártico. No Verão, ou antes, no período da luz, que são quatro meses, o sol não se põe. Nos restantes meses é a escuridão quase completa, que acompanha o dia a dia desta região pouco habitada que, pasme-se, também recebe chorudos fundos europeus (é aqui que se encontra um dos principais clusters aeroespaciais europeus, em Kiruna, sendo a única base em solo europeu comunitário com capacidade de lançamento de naves aeroespaciais). Realidade pouco conhecida, num país pouco sensível a essa coisa da Europa e nada interessado em propagandear os alguns beneficíos dessa realidade.
Postado por Norte às 8:13 da tarde 1 comentários
sexta-feira, outubro 19, 2007
Às vezes, no fim de uma semana de trabalho, apetece
fazer o que a menina do cartaz sugere, mudar de carreira. Pensando assim de repente, sei lá, por exemplo; ser avançado do grande FCP, reflectir sobre a Teoria Crítica de Adorno numa Universidade alemã, preferência Heidelberg (chatice, teria de aprender alemão), administrar o governo dos gémeos polacos (segundo a imprensa sueca, o primeiro desse país ainda vive com a mãe e, como bom menino católico, entrega-lhe o ordenado todos os meses), ou então, ter um café com um nome assim do género Pessoa, onde pudesse ler "O livro do desassossego" de Bernardo Soares em sueco (está traduzido), ao mesmo tempo que fazia torradas (como as do café Avenida em Águeda, que saudades) só para mim. Pronto, acabou a viagem, tenho que me concentrar novamente no paper que estava a preparar, estes anglicismos.
Postado por Norte às 8:39 da tarde 0 comentários
Carta Educativa de Águeda - e agora?
Foi enviada, segundo a epístola assinada por Gil Nadais, "afim de que possam introduzir todas as alterações que entendam, de forma a viabilizar a aprovação do documento!".
A carta educativa foi apreciada na AM da última quarta-feira e "chumbada" com 22 votos contra, todos se eleitos do PSD, mias um do CDS/PP. in Soberania Povo 2 Outubro/07
O presidente da Assembleia Municipal (AM), devolveu ao presidente da Câmara de Águeda (Gil Nadais) a Carta Educativa do Concelho de Águeda (CECA), dando conhecimento desta posição aos membros da AM.Chumbada na quarta sessão ordinária da AM, (26 de Setembro), Gil Nadais a remeteu a Carta Educativa a Paulo Matos, solicitando que os eleitos da AM “possam introduzir todas as alterações que entendam, de forma a viabilizar a aprovação do documento”.n DEVOLUÇÃO: Menos de uma semana depois de receber a proposta de reordenamento da rede escolar do concelho votada na AM, Paulo Matos devolveu-a ao presidente da edilidade, baseando-se na lei para considerar que “a sua elaboração é da competência da Câmara Municipal”.O presidente da AM entende que a carta de Gil Nadais “não configura nenhuma proposta, nem dela resulta que tenha sido objecto de discussão em executivo municipal” e lembra que a Carta Educativa “constitui um documento de planeamento complementar ao PDM” e que “compete à Câmara Municipal elaborar e submeter à aprovação da AM os planos necessários à realização das atribuições municipais”.n COMPETÊNCIAS: Paulo Matos entende, segundo disse a SP, que “a AM não tem competência legal para introduzir, por sua iniciativa, as alterações que entenda de forma a viabilizar a aprovação do documento, nem o presidente da Assembleia Municipal pode promover as acções que considere necessárias para consubstanciar as posições defendidas pelos membros da AM, sem que seja de novo submetida à AM uma proposta aprovada no executivo municipal”. n PARECERES: O líder da AM, ainda assim, solicitou pareceres jurídicos à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), prometendo, assim que os tenha, remetê-los a Gil Nadais. in Soberania do Povo 17 Outubro/07.
Postado por Unknown às 7:03 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, Carta Educativa, ping-pong
quinta-feira, outubro 18, 2007
O problema da estatística...
PS: serve o presente PS para informar os leitores deste blogue que não é meu costume falar ‘abrasileirado’, como um certo cartoon publicado num jornal local poderá dar a entender.
Postado por Unknown às 5:21 da tarde 0 comentários
Marcadores: Estatística
terça-feira, outubro 16, 2007
Blog Action Day
Postado por Unknown às 6:53 da manhã 0 comentários
Marcadores: ambiente, blog action day, dia de acção
sábado, outubro 13, 2007
Um problema técnico
Postado por Unknown às 9:17 da manhã 0 comentários
Marcadores: Covilhã, PSP, Sócrates e liberdade de expressão de opinião
sexta-feira, outubro 12, 2007
Jornal esquecido
Alguém esqueceu-se do jornal na escada rolante.
Talvez estivesse com pressa de apanhar o metro para a praia (strand) de Farsta. Não lhe invejo a sorte, já que estavam 3 positivos.
Postado por Norte às 8:58 da tarde 0 comentários
segunda-feira, outubro 08, 2007
Le Train Blue, ou a história do Stafan e da Monika
Há uns posts atrás, mencionei o meu amigo francês de costela húngara-italiana, o Stefan, e o seu restaurante "Le train blue". Pois, no passado sábado, o principal diário sueco, SVD (www.svd.se), mais de 500 mil leitores, trazia em destacada entrevista o Stafan e a sua berlinense esposa Monika, com grandes elogios à gastronomia aí servida. Nesse mesmo dia, à noite, o Stefan, a Monika e uns amigos suecos, estiveram em minha casa a desgustar uma chanfana, um dos ex-libris da nossa região e, que me perdoem os puristas do leitão, o prato que consegue reviver memórias. Infelizmente, por estar em falta, não acompanhei a chanfana com um Bairrada, tendo optado pelo bom vinho alentejano do Portugal Ramos, que é excelente, e cuja combinação veio a ser acertada. Para entrada, tinha feito uns pasteizinhos de bacalhau acompanhados de uma salada de feijão frade. Aqui, resolvi avançar para o Minho, para o verde. Um dos prazeres da vida é, como nós portugueses bem sabemos, o prazer da mesa e é, quanto a mim, a melhor forma de percepcionar as idiosincrasias dos povos, ou seja, a identidade de uma colectividade nacional, regional ou étnica. A ver pelo que (não) sobrou, desta vez podem estar descansados que a Pátria não ficou mal na fotografia. Suecos, mais estes, alemães e franceses, ficaram a descobrir os paladares de um povo que, nas entranhas de séculos, vem criando estórias da história e amassando aquilo que somos, amantes da boa mesa e de uma boa conversa.
Postado por Norte às 8:55 da tarde 0 comentários
sexta-feira, outubro 05, 2007
Não é todos os dias
Com a devida vénia a Nelson Leal e à Soberania do Povo 10/2007
Postado por Unknown às 8:17 da tarde 0 comentários
Marcadores: bloguejudeu, cartoon, CR
Leo Bassi incendeia Águeda
Postado por Unknown às 6:03 da manhã 1 comentários
Marcadores: Águeda, Festival Gesto Orelhudo, Leo Bassi
quarta-feira, outubro 03, 2007
Obras no solo enquanto circulo pelo subsolo de Estocolmo.
Karlaplan, como a vi hoje às 8 da manhã, vindo das profundezas do subsolo. Enquanto a menina pedala, quem sabe, para as aulas, as obras de "alindamento" da rotunda prosseguem. Coisa rara em Estocolmo, ver-se um pequeno estaleiro.
Karlaplan, hoje ao fim da tarde, já no subsolo. Segundo a legenda não de deve "lutar" mot dörren, ou seja, não de deve encostar à porta da carruagem. Este meu companheiro de viagem deve estar a conferir os últimos SMS antes de ir para casa, para a solidão de um tv dinner (microwave meal).
Postado por Norte às 8:25 da tarde 0 comentários
terça-feira, outubro 02, 2007
Ritualmente D'Orfeu
A vida cultural é feita de hábitos. E a D'Orfeu (http://www.dorfeu.com/) habituou anualmente Águeda a brindar à boa música e ao melhor humor. O Festival Gesto Orelhudo está aí, em toda a sua pujança de energia e singularidade. Após a abertura espectacular com a The First Vienna Vegetable Orchestra (com o S.Pedro cheio como nunca visto), os holandeses Slampanpers puseram toda a gente a rir na noite de 2ª feira, à excepção da cena não prevista da queda da laranjeira. Também imperdíveis foram os catalães Trukitek, com humor a três dimensões, baseada numa excelência cénica e narrativa de morrer a rir. Até agora registe-se a enorme afluência de público, com constantes casas cheias. O Festival Gesto Orelhudo é a prova de que quando a regularidade dos eventos culturais persiste acompanhada da constância da qualidade e singularidade ... não há povo que resista.
Postado por Unknown às 6:32 da manhã 0 comentários
Marcadores: D'Orfeu, Gesto orelhudo, humor, música
sábado, setembro 29, 2007
Recordar é viver
A piscina fluvial do Sport Algés e Águeda (filial do Sport Algés e Dafundo de Lx) reproduzida acima, foi durante dezenas de anos o espaço de aprendizagem de natação, convívio de verão e também de competição desportiva. Aqui aprendemos a nadar pela mão do saudoso Bério Marques, mas também tomámos o sabor dos primeiros "pirolitos" nas culturas juvenis, onde os mais velhos impunham a sua força e poder. A piscina fluvial dos anos 60/70 já não tinha plataforma e balneários do lado do campo de milho. Tinham sido construídos novos balneários do lado do Sardão. Estas imagens trazem-me à memória os saltos e mergulhos do saudoso Henrique Xavier, executados com risco e habilidade, mais tarde observados no "penico grande" da barrinha de Mira.
Postado por Unknown às 6:51 da manhã 0 comentários
Vamos ... não importa como
«A resposta é positiva. Portugal estará presente, não está é definido como», afirmou Severiano Teixeira, em conferência de imprensa, no final do primeiro dia da reunião informal dos ministros da Defesa dos 27, em Évora, no âmbito da presidência portuguesa da UE.
Postado por Unknown às 6:24 da manhã 0 comentários
Marcadores: Chade, missões internacionais, politicas
sexta-feira, setembro 28, 2007
TGF, 28 de Setembro de 2007
Thank God is Friday, deve estar a pensar este meu companheiro de carruagem. Pelo menos era o que eu ia pensando, hoje pelas 6 da tarde, a caminho de casa, numa das vestugas carruagens da Lidingöbana, para aí com 50 anos.
Postado por Norte às 6:19 da tarde 0 comentários
quinta-feira, setembro 27, 2007
Enquanto na lusa pátria se discute o duo mágico SL e JM, eis que...
encontrei o Lada ucraniano do antigo patrão do orgulho tuga no estrangeiro, estacionado irregularmente numa rua de Estocolmo (multas a 700 Sek, cerca de 70 €). O Sr. Abromovich andava disfarçado de ucraniano nas ruas de Estocolmo, zona de Hötorget, conhecida pela sua garrida praça de vendedores de frutas turcos, e de um restaurante onde se pode comer bacalhau, fresco, entenda-se. Para mais o dono, no alto dos seus quase 2 metros de gordura sueca, adora fado. Até rima, fado sueco com o fado da lusitânia terra, rendida aos feitos magníficos dos nossos emigrantes de sucesso do mundo da bola, facto importante, como se sabe, no índice de desenvolvimento de um país. Grande país este, como é que vou explicar esta aos suecos.
Postado por Norte às 7:13 da tarde 0 comentários
Bem e Mal
Bem
Pedro Santana Lopes abandonou uma entrevista que estava a dar à SIC Notícias sobre as directas do PSD, depois de ser interrompido por um directo relacionado com a chegada a Portugal do treinador José Mourinho (TSFOnline 27-09-07)
Parabéns Santana Lopes. Apetece-me dizer mesmo, obrigado.
Será que isto vai contribuir para uma diminuição das não notícias ao longo dos nossos noticiários?
Mal
Ricardo Costa, director da SIC-Notícias, a propósito do mesmo episodio (à TSF): “Ele resolveu, como é habitual nele, fazer um número um bocadinho espectacular que naturalmente hoje baterá os recordes do You Tube. Mas é uma decisão absolutamente inusitada e desproporcionada».
Caro Ricardo Costa, não é bonito aludir ao temperamento de uma pessoa para a descredibilizar, evitando falar das razões objectivas da sua atitude.
Além do mais, o homem era seu convidado. Se ele é assim “tontinho”, como subliminarmente quer deixar transparecer das suas palavras, mais tonto não terá sido quem o convidou para uma entrevista sobre assuntos sérios?
Postado por SC às 1:45 da tarde 2 comentários
Marcadores: Mourinho, Santana Lopes
quarta-feira, setembro 26, 2007
Ainda a Carta Educativa de Águeda?
Postado por Unknown às 11:54 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, Carta Educativa, educação
terça-feira, setembro 25, 2007
Aliança italo-francesa
Eis dois artistas de tachos e espressos aqui em Estocolmo, perfeita conjução do eixo italo-francês no ramo gastronómico, os quais admiro muito. O de cima é o Chef Staffan, francês de Lyon, com costela húngara e da Lombardia italiana, dono de um pequeníssimo restaurante, o "Le train blue" que, pelo ambiente, parece saído de uma película do Louis de Funés. O Staffan, amigo de larga data dos joggings e de discussões cartesianas sobre a inenagável política gaulesa, costuma preparar umas Moulles aux frites de se tirar o chapéu, e o seu restaurante é o meu retiro, quando tenho saudades dos paladares do Sul. Pormenor curioso sobre o percurso do Steffan. Antes de se dedicar aos assuntos do estômago, era um alto quadro de uma multinacional francesa no ramo das telecomunicações, tendo antes passado pelo Extremo Oriente. Quando decidiram mudar as operações para o Reino Unido, achou que era altura de tentar outra coisa, lançando-se nesta aventura. Parece que para breve, já que prevê regressar à sua Lyon natal. Outro retiro por mim utilizado é de outro meu amigo, o Pino de Brindisi, na Drottningata, bem no centro de Estocolmo. O seu minúsculo café, se assim pode chamar a um sítio com um balcão ao comprido, no corredor do edifício sede da H&M sueca, é o local onde se bebe o melhor espresso de Estocolmo. E, diga-se, o mais barato, a 10 coroas (cerca de 1 Euro). É lá, quando temos visitas da lusa pátria, e as pessoas desesperam por um café que não seja de "saco", à sueca, que os levo ao sabor do café italiano. Aí, ao contrário do espírito cartesiano do espaço do Staffan e a sua agonia a tudo que seja Sarkozy, "húngaro" como ele, discutimos coisas mais trivais, como os últimos resultados do calcio ou observamos as belas ragazzas que vão passando.
Postado por Norte às 8:57 da tarde 0 comentários
BTT dá o exemplo
Postado por Unknown às 7:25 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, BTT, maratona vale vouga
sábado, setembro 22, 2007
A caminho de Falkenberg
A caminho de Falkenberg, no Sul da Suécia, num comboio IC3 da DSB dinamarquesa. Esta região transfronteiriça, entre a Skåne sueca e a região de Copenhaga, é, na actualidade, uma das regiões mais dinâmicas na Europa. Para além de terem um dos PIB mais altos da CE, a região apostou fortemente nas indústrias da ciência, em particular nas biotecnologias e indústria farmacêutica, sendo já reconhecida como o "Medical Valley" europeu e um dos seus clusters mais dinâmicos, concentrando-se aí as principais empresas do ramo e respectivos centros de investigação e Universidades, como a de Lund, Gotemburgo e Copenhaga. A construção da ponte entre Copenhaga e a cidade sueca de Malmö encurtaram distâncias e aproximaram projectos, de índole económico-cultural e, no fundo, juntou duas regiões siamesas, senão vejamos. A Skåne, Scania em inglês, pertenceu até ao séc. XVIII à Dinamarca, tendo com ela grandes afinidades (por exemplo, a bandeira da região é a dinamarquesa, a risca em vez de ser branca é amarela). Quando se vem da capital, de Estocolmo, tem-se a agradável sensação que estamos em direcção à Europa continental, sendo as pessoas e os hábitos muito semelhantes aos dinamarqueses, extrovertidos, o que só tem de positivo, e, ao atravessar a ponte entre Malmö e Copenhaga, fica-se com a sensação que se está a ir de Almada a Lisboa, salvo seja, do que a entrar num outro país. A mobilidade humana entre ambas as regiões é impressionante, e todos os dias assiste-se a uma contínua migração de milhares de pessoas de cada um dos lados do estreito, para trabalharem em Copenhaga (os suecos), ou em Malmö e Lund (os dinamarqueses). A popularidade e a pujança desta nóvel/velha região tem chamado a atenção de outras regiões transfronteiriças europeias, incluindo o nosso Minho e a Galiza (o cluster auto), assinalando um novo rumo, de uma Europa cada vez mais feita de regiões do que de países. Daí não estranhar que nesta minha deslocação a Falkenberg ter, na ida, utilizado um IC3 dinamarquês, de Gotemburgo a Falkenberg, e, no regresso a Estocolmo, ter utilizado um X2000 sueco.
Postado por Norte às 1:44 da tarde 0 comentários
segunda-feira, setembro 17, 2007
Um Periquita desfocado
Hoje, lendo o jornal Metro (invenção sueca), dou, passe a expressão, com a periquita. Talvez por ser segunda, malditas segundas, não foquei lá muito bem esta publicidade ao "nosso" periquita, o embaixador dos nossos vinhos neste canto europeu. Para mais, tratando-se de um país com monopólio estatal no que respeita a venda de produtos alcoólicos, os periquitas, branco e tinto, portam-se bem, sendo muito apreciados, comemorando por estes dias o seu 30 aniversário nestas paragens. Só como exemplo, o preço do branco está a 60 coroas suecas, cerca de 6,5€ e, segundo as autoridades suecas, parece que o consumo de bebidas alcoólicas cria problemas no fígado. De facto, estes suecos têm um fígado muito fraquito, é só vê-los às sextas, depois de uma semana religiosamente dedicada ao trabalho.
Postado por Norte às 8:02 da tarde 0 comentários
Pela mobilidade urbana ... e não só
http://bicicletaportugal.blogspot.com/
Postado por Unknown às 10:07 da manhã 0 comentários
Marcadores: bicicletaportugal, cidades cicláveis, mobilidade
De Scolari a ... Dalai Lama
Uma nova novela explodiu. A novela do soco do Scolari. Bateu não bateu. Foi ofendido não foi ofendido. O que é um facto é que houve telejornais com 30 (trinnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnta!!!) minutos dedicados ao tema e ao sujeito. O nosso PR também debitou palpite. Scolari para todos os efeitos é um profissional desportivo a trabalhar num país estrangeiro, relativamente ao seu, o que só por si deveria servir para se "aculturar em níveis mínimos" de socialização. É verdade que têm aturado tudo ao homem. Insultos e ofensas a outros treinadores portugueses. Insultos e má criação a jornalistas. Insolências e má educação para com toda a gente, numa postura de bronco. Tudo. Como se ele fosse efectivamente um treinador de futebol do outro mundo, ou alguém acima da média no meio futebolístico. O que se passou foi o exteriorizar do seu verdadeiro CV. Portanto não se queixem... porque "isto" foi só o "sargentão" no seu estado puro e verdadeiro. Obviamente que num país normal, em 24 horas ele já estava despedido com justa causa e eventual pedido de indemnização pela Federação Portuguesa de Futebol por perdas e danos... A mesma Federação de Futebol que acabou de punir com 1 ano de não convocação para a selecção de um jovem jogador por comportamento atentatório do fair-play ... tirou o cartão vermelho ao árbitro.
A tentativa, a agressão, o empurrão, o soco, a postura, a agressividade, a mentira continuada de um seleccionador nacional de futebol, essa será branqueada com a ajuda de uma boa agência de comunicação social...
Postado por Unknown às 9:17 da manhã 0 comentários
Marcadores: Dalai Lama, Portugal, Scolari
sexta-feira, setembro 14, 2007
Rush hour
As minhas odisseias pelo subsolo de Estocolmo. Hoje, por volta das 6 da tarde, a estação de T-Centralen parecia Calcutá. Avaria numa das linhas originou um pequeno caos. E logo numa sexta.
Postado por Norte às 11:34 da tarde 0 comentários
quarta-feira, setembro 12, 2007
E de repente, na Kungsgata, um artista português
Quem andasse pela Kungsgata, uma das principais avenidas de Estocolmo, na semana passada, dava de caras com esta marca portuguesa que tem vindo a revolucionar um produto por norma considerado menor, o papel higiénico. A Renova, passe a publicidade, conseguiu criar uma marca que já é uma referência na área da comtemporaniedade urbana, do design, sendo, até, alvo de case study por algumas Uni. ianques. Já agora, o preço em rea (saldo) era de de 79 coroas suecas, cerca de 8 Euros... É assim que se conseguem ninchos de mercado. Pena, não existirem mais exemplos destes por aqui.
Postado por Norte às 7:25 da tarde 0 comentários
terça-feira, setembro 11, 2007
17.15 de 11 de Setembro de 2007
Esperando o metro azul na estação de Östermalmstorg, uma das principais estações do T-bana (metro) da capital sueca.
Dia de tristes recordações. Já lá vão 6 anos, dos atentados de 11 de Setembro às torres gémeas de Nova Iorque.
Dia, também, da visita do Presidente Lula à Suécia à cata de negócios e apoio polítco para o papel cada vez mais visível do Brasil na cena mundial. A Suécia, grande consumidora de etanol, energia "limpa", precisa do etanol brasileiro, maiores produtores mundiais, que o diga o desgraçado Amazonas invadido pela cana de açucar, para os seus carros "amigos do ambiente". Não é por acaso que as duas marcas suecas de automóveis, Volvo e Saab, apresentam modelos híbridos à base de etanol como um dos principais argumentos de venda dos seus caros brinquedos. O "Bio Power" da Saab é um exemplo, e os suecos necessitam de etanol a bom preço para manter as suas consciências tranquilas de "bons" cidadãos ambientalistas.
Postado por Norte às 8:55 da tarde 1 comentários