sábado, outubro 13, 2007

Um problema técnico

Ao som do francês Jacques Higelin ouvido nessa babilónia musical que é a last.fm, leio as notícias acerca do caso PSP-Covilhã. Contra o que é habitual (e ainda bem) o relatório ultra-rápido do MAI, vem dizer que afinal o que se passou foi um problema técnico, um problema de procedimentos administrativos... Algo entre o género "Ó Manel a que horas é que vocês marcaram a manif? OK. Tudo bem" ou antes "Bom dia, daqui é o comando da PSP, necessito de preencher a ficha da manif contra o nosso primeiro, importa-se de me informar se vão levar cartazes? Quais são as palavras de ordem previstas?"... Se não fosse grave poderia ser cómico transformar uma questão de liberdade de opinião, reunião e manifestação, num problema técnico de procedimentos administrativos. Mas o que aconteceu na Covilhã, foi apenas uma sequência do que se tinha passado anteriormente em Guimarães e em Montemor-o-Velho. E aqui não precisámos de relatórios, porque as imagens da TV falam por si...
Talvez importasse perceber a origem destas ordens, para sinalizar os mandarins que querendo apresentar serviço e agradar ao chefe produzem tais práticas.
PS- Estas questões são independentes da simpatia pelas formas utilizadas pelo SPRC de se fazer ouvir, de se gostar mais ou menos de sindicatos mas nunca esquecendo o poema de Bertold Brecht.

Sem comentários: