terça-feira, outubro 30, 2007
Requalificação do Largo 1º de Maio/Botaréu - mais do mesmo?
O que é isto? O que vamos ter? Mais do mesmo? Betão em cima de betão? Tudo indica que sim. Ainda não será desta que iremos ter em Águeda uma área de lazer sem betão. A famosa aproximação da cidade ao rio, continuará bloqueada no betão. Rio, margem, água, rima mesmo só com ... betão.
Postado por Unknown às 4:44 da manhã 0 comentários
Marcadores: betão, botaréu, Largo 1º Maio, requalificação
quinta-feira, outubro 25, 2007
Só como S.Tomé
"A candidatura aos Jogos Olímpicos não é de todo em todo tema de reflexão", disse à Lusa António Costa, depois de ter visitado as infra-estruturas e equipamentos que Pequim está a construir para os Jogos Olímpicos do próximo ano. in PUBLICO 24.10.07
Postado por Unknown às 7:49 da manhã 0 comentários
Marcadores: Jogos Olímpicos, Lisboa, Mentes delirantes
quarta-feira, outubro 24, 2007
Lá bem no Norte
Há duas semanas em Luleå, na fronteira das estepes da Lapónia, a cerca de 150 km do círculo polar ártico. No Verão, ou antes, no período da luz, que são quatro meses, o sol não se põe. Nos restantes meses é a escuridão quase completa, que acompanha o dia a dia desta região pouco habitada que, pasme-se, também recebe chorudos fundos europeus (é aqui que se encontra um dos principais clusters aeroespaciais europeus, em Kiruna, sendo a única base em solo europeu comunitário com capacidade de lançamento de naves aeroespaciais). Realidade pouco conhecida, num país pouco sensível a essa coisa da Europa e nada interessado em propagandear os alguns beneficíos dessa realidade.
Postado por Norte às 8:13 da tarde 1 comentários
sexta-feira, outubro 19, 2007
Às vezes, no fim de uma semana de trabalho, apetece
fazer o que a menina do cartaz sugere, mudar de carreira. Pensando assim de repente, sei lá, por exemplo; ser avançado do grande FCP, reflectir sobre a Teoria Crítica de Adorno numa Universidade alemã, preferência Heidelberg (chatice, teria de aprender alemão), administrar o governo dos gémeos polacos (segundo a imprensa sueca, o primeiro desse país ainda vive com a mãe e, como bom menino católico, entrega-lhe o ordenado todos os meses), ou então, ter um café com um nome assim do género Pessoa, onde pudesse ler "O livro do desassossego" de Bernardo Soares em sueco (está traduzido), ao mesmo tempo que fazia torradas (como as do café Avenida em Águeda, que saudades) só para mim. Pronto, acabou a viagem, tenho que me concentrar novamente no paper que estava a preparar, estes anglicismos.
Postado por Norte às 8:39 da tarde 0 comentários
Carta Educativa de Águeda - e agora?
Foi enviada, segundo a epístola assinada por Gil Nadais, "afim de que possam introduzir todas as alterações que entendam, de forma a viabilizar a aprovação do documento!".
A carta educativa foi apreciada na AM da última quarta-feira e "chumbada" com 22 votos contra, todos se eleitos do PSD, mias um do CDS/PP. in Soberania Povo 2 Outubro/07
O presidente da Assembleia Municipal (AM), devolveu ao presidente da Câmara de Águeda (Gil Nadais) a Carta Educativa do Concelho de Águeda (CECA), dando conhecimento desta posição aos membros da AM.Chumbada na quarta sessão ordinária da AM, (26 de Setembro), Gil Nadais a remeteu a Carta Educativa a Paulo Matos, solicitando que os eleitos da AM “possam introduzir todas as alterações que entendam, de forma a viabilizar a aprovação do documento”.n DEVOLUÇÃO: Menos de uma semana depois de receber a proposta de reordenamento da rede escolar do concelho votada na AM, Paulo Matos devolveu-a ao presidente da edilidade, baseando-se na lei para considerar que “a sua elaboração é da competência da Câmara Municipal”.O presidente da AM entende que a carta de Gil Nadais “não configura nenhuma proposta, nem dela resulta que tenha sido objecto de discussão em executivo municipal” e lembra que a Carta Educativa “constitui um documento de planeamento complementar ao PDM” e que “compete à Câmara Municipal elaborar e submeter à aprovação da AM os planos necessários à realização das atribuições municipais”.n COMPETÊNCIAS: Paulo Matos entende, segundo disse a SP, que “a AM não tem competência legal para introduzir, por sua iniciativa, as alterações que entenda de forma a viabilizar a aprovação do documento, nem o presidente da Assembleia Municipal pode promover as acções que considere necessárias para consubstanciar as posições defendidas pelos membros da AM, sem que seja de novo submetida à AM uma proposta aprovada no executivo municipal”. n PARECERES: O líder da AM, ainda assim, solicitou pareceres jurídicos à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), prometendo, assim que os tenha, remetê-los a Gil Nadais. in Soberania do Povo 17 Outubro/07.
Postado por Unknown às 7:03 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, Carta Educativa, ping-pong
quinta-feira, outubro 18, 2007
O problema da estatística...
PS: serve o presente PS para informar os leitores deste blogue que não é meu costume falar ‘abrasileirado’, como um certo cartoon publicado num jornal local poderá dar a entender.
Postado por Unknown às 5:21 da tarde 0 comentários
Marcadores: Estatística
terça-feira, outubro 16, 2007
Blog Action Day
Postado por Unknown às 6:53 da manhã 0 comentários
Marcadores: ambiente, blog action day, dia de acção
sábado, outubro 13, 2007
Um problema técnico
Postado por Unknown às 9:17 da manhã 0 comentários
Marcadores: Covilhã, PSP, Sócrates e liberdade de expressão de opinião
sexta-feira, outubro 12, 2007
Jornal esquecido
Alguém esqueceu-se do jornal na escada rolante.
Talvez estivesse com pressa de apanhar o metro para a praia (strand) de Farsta. Não lhe invejo a sorte, já que estavam 3 positivos.
Postado por Norte às 8:58 da tarde 0 comentários
segunda-feira, outubro 08, 2007
Le Train Blue, ou a história do Stafan e da Monika
Há uns posts atrás, mencionei o meu amigo francês de costela húngara-italiana, o Stefan, e o seu restaurante "Le train blue". Pois, no passado sábado, o principal diário sueco, SVD (www.svd.se), mais de 500 mil leitores, trazia em destacada entrevista o Stafan e a sua berlinense esposa Monika, com grandes elogios à gastronomia aí servida. Nesse mesmo dia, à noite, o Stefan, a Monika e uns amigos suecos, estiveram em minha casa a desgustar uma chanfana, um dos ex-libris da nossa região e, que me perdoem os puristas do leitão, o prato que consegue reviver memórias. Infelizmente, por estar em falta, não acompanhei a chanfana com um Bairrada, tendo optado pelo bom vinho alentejano do Portugal Ramos, que é excelente, e cuja combinação veio a ser acertada. Para entrada, tinha feito uns pasteizinhos de bacalhau acompanhados de uma salada de feijão frade. Aqui, resolvi avançar para o Minho, para o verde. Um dos prazeres da vida é, como nós portugueses bem sabemos, o prazer da mesa e é, quanto a mim, a melhor forma de percepcionar as idiosincrasias dos povos, ou seja, a identidade de uma colectividade nacional, regional ou étnica. A ver pelo que (não) sobrou, desta vez podem estar descansados que a Pátria não ficou mal na fotografia. Suecos, mais estes, alemães e franceses, ficaram a descobrir os paladares de um povo que, nas entranhas de séculos, vem criando estórias da história e amassando aquilo que somos, amantes da boa mesa e de uma boa conversa.
Postado por Norte às 8:55 da tarde 0 comentários
sexta-feira, outubro 05, 2007
Não é todos os dias
Com a devida vénia a Nelson Leal e à Soberania do Povo 10/2007
Postado por Unknown às 8:17 da tarde 0 comentários
Marcadores: bloguejudeu, cartoon, CR
Leo Bassi incendeia Águeda
Postado por Unknown às 6:03 da manhã 1 comentários
Marcadores: Águeda, Festival Gesto Orelhudo, Leo Bassi
quarta-feira, outubro 03, 2007
Obras no solo enquanto circulo pelo subsolo de Estocolmo.
Karlaplan, como a vi hoje às 8 da manhã, vindo das profundezas do subsolo. Enquanto a menina pedala, quem sabe, para as aulas, as obras de "alindamento" da rotunda prosseguem. Coisa rara em Estocolmo, ver-se um pequeno estaleiro.
Karlaplan, hoje ao fim da tarde, já no subsolo. Segundo a legenda não de deve "lutar" mot dörren, ou seja, não de deve encostar à porta da carruagem. Este meu companheiro de viagem deve estar a conferir os últimos SMS antes de ir para casa, para a solidão de um tv dinner (microwave meal).
Postado por Norte às 8:25 da tarde 0 comentários
terça-feira, outubro 02, 2007
Ritualmente D'Orfeu
A vida cultural é feita de hábitos. E a D'Orfeu (http://www.dorfeu.com/) habituou anualmente Águeda a brindar à boa música e ao melhor humor. O Festival Gesto Orelhudo está aí, em toda a sua pujança de energia e singularidade. Após a abertura espectacular com a The First Vienna Vegetable Orchestra (com o S.Pedro cheio como nunca visto), os holandeses Slampanpers puseram toda a gente a rir na noite de 2ª feira, à excepção da cena não prevista da queda da laranjeira. Também imperdíveis foram os catalães Trukitek, com humor a três dimensões, baseada numa excelência cénica e narrativa de morrer a rir. Até agora registe-se a enorme afluência de público, com constantes casas cheias. O Festival Gesto Orelhudo é a prova de que quando a regularidade dos eventos culturais persiste acompanhada da constância da qualidade e singularidade ... não há povo que resista.
Postado por Unknown às 6:32 da manhã 0 comentários
Marcadores: D'Orfeu, Gesto orelhudo, humor, música