quinta-feira, janeiro 26, 2006

Harakat al-Muqawamah al-Islamiyyah

O HAMAS, sigla do movimento Harakat al-Muqawamah al-Islamiyyah (Movimento de Resistência Islâmica), que tem como principal objectivo "varrer Israel do mapa", ganhou as eleições na Palestina ao que parece com maioria absoluta. Não é difícil antever que o processo de paz no Médio Oriente foi seriamente abalado.
Por muito que tente, não consigo dissociar este resultado eleitoral, porque fora daquilo que seria expectável, das diatribes de um senhor que na sua Casa Branca localizada do outro lado do Atlântico toma decisões (há quem diga que não são dele...) que afrontam todos os valores que deveriam reger a política internacional. A pergunta aqui fica: será que os extremistas palestianos ganhariam as eleições de ontem se o P. of the U.S. não tivesse descarregado as suas frustrações no Iraque?
Mais um episódio da "Guerra ao Terror" do senhor Bush e companhia... mais um contributo para a negação da paz, a juntar a vários outros, como por exemplo:

- a "guerra ao terror" teve como único resultado palpável até agora o aumento exponencial das actividades terroristas em todo o Mundo.
- a "guerra ao terror" despoletou o desvario terrorista no próprio Iraque, onde, como se sabe, sob o regime tirânico de Hussein, nunca se tinha registado tal coisa (a não ser o "terror" promovido pelo próprio Estado).

Ainda por cima tudo isto em nome da necessidade de acabar com a "ameaça" internacional que o Hussein representava por causa de umas armas de destruição massiva que, afinal, nem sequer existiam.

Será que o Conselho da Europa, tão atarefado que anda a tratar dos "crimes" dos antigos regimes do Leste da Europa, não quer pôr na sua agenda a análise de mentiras criminosas? Há quem tenha um vasto CV neste campo... Vietname, Chile, ...

1 comentário:

Unknown disse...

Está previsto um ataque do HAMAS para a Venda Nova?