Gestores nacionais entre os piores
Lê-se no Diário Económico de hoje:
"Portugal está no grupo de países com piores gestores. De acordo com um estudo realizado junto de quatro mil empresas, nos EUA, Ásia e Europa, pela Mckinsey, as empresas nacionais ficam sempre nos últimos lugares das tabelas classificativas. Por exemplo, numa comparação entre a qualidade da gestão entre empresas multinacionais e empresas domésticas, Portugal é dos que apresenta uma maior divergência. Este estudo ajuda a justificar a fraca competitividade da economia nacional e as dificuldades de crescimento verificadas nos últimos anos."
Pelos vistos, a explicação para a falta de competividade da nossa economia está nas próprias empresas que temos, isto é, as que os nossos gestores são capazes de “gerir”, muito antes de se chegar ao que o estado faz ou pode fazer pela nossa economia…
Duas propostas para o Governo intervir:
- O ministro da Economia passar a nomear todos os gestores das empresas portuguesas (os das multinacionais não vale a pena porque o ranking não é mau).
- O Ministro da Economia "despachar" os actuais gestores para uma ilha qualquer (em desenvolvimento - asseguramo-nos assim que esta ilha nunca nos ultrapassará) e importar gestores competentes.
Alto, que não pode ser!... assim os ministros também iam todos parar à ilha!...
Alguém se importa?
1 comentário:
Sempre me interroguei sobre o seguinte: porque é que há certas pessoas no nosso país a querer colocar "a bold" o que temos de mau? Tenho, para mim, que são pessoas que se tiverem de encontrar algo de bom de que tenham feito não conseguirão apontar nada.
Estarei enganado? Claro que podemos ter outra leitura, o que é dito, é motivado por razões de outra índole mas aí, a "emenda seria pior que o soneto".
Coisasde que nos podemos orgulhar:
Dos mais baixos índices de mortalidade infantil do mundo.
Grande evolução no eGovernement.
Mais? É so ver o meu Blogue...
Quanto aos gestores...Podemos avaliar os seus resultados. Maus? Quem os formou? A Universidade tem de começar a prestar contas a todos os Stakeholders e não ser " um quarto escuro" que apenas consome recursos públicos sem prestar contas do seu desempenho.
Saudações Cordiais
Enviar um comentário