Notícias do 'sistema'...
Poucos portugueses haverá, gostem ou não de futebol, que não tenham ouvido falar no célebre 'sistema' que, segundo alguns, trespassa toda a orgânica futebolística nacional, corrompendo, sem apelo nem agravo, e em última análise, a verdade desportiva. Deve ser, portanto, coisa importante e, como todas as coisas importantes, deveria começar por se saber o que é. O que (quem? como?) é o 'sistema' que leva o nosso futebol por caminhos pouco recomendáveis? Será que o 'apito dourado' nos vai fornecer uma resposta definitiva? Até agora, sem resposta para estas questões, não posso deixar de considerar o tal 'sistema' como um mero conjunto de suspeições e de histórias mal contadas...
Se a coisa ficasse pelo futebol, confesso que os meus níveis de preocupação eram diminutos. Aquilo que de facto me preocupa é que vejo muitos dos sintomas do 'sistema' futebolístico transferidos para a sociedade portuguesa e a sua relação com as políticas de desenvolvimento. Senão vejamos dois exemplos mais um:
1- Ota, Alcochete, Portela + 1. Clima de suspeição: interesses imobiliários e da construção civil; histórias mal contadas: só por milagre a 'coisa' não é na Ota...
2- TGV. Clima de suspeição: para além dos interesses... megalomania dos governantes; histórias mal contadas: muitas...
E, entre as mais frescas...
3- RJIES (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior). Clima de suspeição: já há quem diga que a 'coisa' foi feita à medida de pretensões antigas do Instituto Superior Técnico (ganhar a sua 'independência' relativamente à Universidade Técnica de Lisboa); histórias mal contadas: poucas... essencialmente porque não houve sequer tempo para contar (mal) qualquer história.
Quando o clima de suspeição e as histórias mal contadas grassam em campos de importância extrema para o País, só podemos concluir que há um 'sistema' em pleno funcionamento... será que vem aí o 'trombone zincado' ou o 'pífaro prateado'. Quero acreditar que não... venha daí é TRANSPARÊNCIA!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário