sexta-feira, maio 23, 2008

Águeda antiga


A Foto Pop, de Águeda, está a organizar a terceira edição da exposição “Passado da Nossa Terra”. Vai estar patente ao público de 17 a 25 de Maio, no pavilhão do GICA. in SP 8.5.08


Mais uma vez temos a oportunidade de ver e mostrar aos mais novos, imagens antigas de Águeda e das suas gentes. Numa iniciativa particular louvável, é possível reencontrar uma Águeda antiga ao nível da sua força de associações e colectividades (grupos de folclore, clubes desportivos, festas religiosas, etc) como do desenho urbano da cidade e seu património arquitectónico. Apesar da sua desordem temática e cronológica é sempre uma oportunidade de verificar como Águeda-a-Linda foi e de como se transformou. Desde o velhinho Campo de Futebol S. Sebastião recordando tardes de domingo carregadas de gente e glória desportiva, até aos belos espaços do Parque da Alta Vila e da Quinta da Borralha.
Numa terra em que se valoriza muito pouco o passado e num momento em que as novas tecnologias disponibilizam meios mais eficazes e económicos de o fazer, é tempo de pensar uma memória colectiva através da imagem. Tirando partido do esforço individual de cidadãos como António Silva e António Breda que ao longo dos anos e a suas expensas têm feito um trabalho solitário de recolha de imagens de Águeda, fundamentais para fazer memória colectiva. A importância da imagem na nossa memória colectiva, aliada aquilo que são hoje as possibilidades de armazenamento, torna a tarefa de construção de repositório dos diversos passados inquestionável em termos de identidade de Águeda. As instituições existem, também, para ajudar a ver e reflectir sobre o passado. Não há comunidades com futuro que não conheçam o seu passado, o entendam e o transmitam às novas gerações.

Sem comentários: