We love football ... but

Pode um país ficar anestesiado em função da sua louca paixão pelo futebol? Pode um país prescindir de se pensar, para dar prioridade a um jogo? Pode um país em crise e sem perspectivas, centrar as suas atenções e energias num jogo, desligando do resto? Podem as elites políticas desse país, embarcar nesta amnésia colectiva da bandeirinha e do hino - cantado em brasileiro - esquecendo os problemas e o futuro?
Pode um país dar-se a esse luxo?
Como estamos a observar pode. A explicabilidade do desporto pelas vivências emocionais proporcionadas, não devem fundamentar tudo. Um país com graves problemas. Com desemprego crescente. Com dificuldades de enorme coesão social. Com desigualdades sociais gritantes. Com fortes indícios de corrupção e tráfico de influências no tecido político e empresarial. Com uma diminuição do investimento estrangeiro. Com um descrédito social nas instituições da sua justiça. Com grandes problemas nas finanças públicas.
Um país sem norte de desenvolvimento estratégico, apenas refugiando-se nas ilusões do sucesso efémero e circunstancial, pode suportar tais elites políticas, tais problemas e ausência de soluções e conseguir dormir tranquilo.
Todos adoramos o Futebol. Mas há muito mais mundo para lá do Futebol, que é apenas mais um ... jogo. E antes do Futebol tem de existir um país com pessoas que têm direito a ser felizes. Com ou sem futebol.
1 comentário:
Caro RN
Lá está...o teu post a falar de futebol! É o Agenda setting...
Cumps
Enviar um comentário