sexta-feira, dezembro 26, 2008
sábado, dezembro 20, 2008
Sérgio Godinho a abrir as sextas
As iniciativas culturais e desportivas carecem de ritualidade para integrarem a vida das comunidades. As sextas culturais de Águeda promovidas pela nossa autarquia e pensadas e dirigidas artisticamente pela D'Orfeu, aí estão com a qualidade de um bom cartaz. E para abrir o programa nada mais nada menos que o espectáculo dia 9 de Janeiro no Cine-Teatro S.Pedro com Sérgio Godinho (http://www.myspace.com/sergiogodinhooficial) um "camaleão" musical que desde os anos 70 do século passado engrossa a nossa colecção musical de vinil e agora a de CD. Sérgio Godinho cantou publicamente em Águeda pela primeira vez no ano de 1975 (?) num canto livre no ginásio masculino da actual Escola Secundária Marques de Castilho. Diziam as más línguas da época que apenas aceitou participar se a iniciativa fosse apartidária. Lembro-me que foi um dos últimos dos cantautores portugueses nesses anos de brasa, a cantar em Águeda. Já Zeca Afonso, Fausto, Vitorino, Carlos Paredes e Adriano Correia de Oliveira o tinham feito. Sérgio Godinho foi o cantautor mais difícil de ouvir em Águeda. Nessa época tivemos o privilégio de ouvir Adriano Correia de Oliveira e as suas belíssimas canções inúmeras vezes. Quase que a caminho de Avintes, Adriano Correia de Oliveira à sexta-feira cantava em Águeda, tantas foram as suas actuações em Águeda...
Postado por
Unknown
às
8:12 da manhã
0
comentários
Marcadores: Águeda, D'Orfeu, música, Sérgio Godinho, sextas culturais
quarta-feira, dezembro 17, 2008
Os padeiros versus Galp
Postado por
Unknown
às
7:11 da manhã
0
comentários
Marcadores: Entidade Reguladora, neo-liberalismo, preço gasolina, Preço pão
segunda-feira, dezembro 08, 2008
Alçada Batista - a morte de um sábio
Morreu o escritor Alçada Batista (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Al%C3%A7ada_Baptista).1973 - O Tempo das Palavras; 1973 - Conversas com Marcello Caetano;1982 - Peregrinação Interior II - O Anjo da Esperança; 1985 - Os Nós e os Laços (romance); 1988 - Catarina ou a Sabor a Maçã; 1989 - Tia Suzana, Meu Amor (romance); 1994 - O Riso de Deus (romance)
1998 - A Pesca À Linha, Algumas Memórias; 2003 - A Cor dos Dias.
Postado por
Unknown
às
1:30 da tarde
0
comentários
Marcadores: Afectos, Alçada Batista, literatura, livros, Sábio
domingo, dezembro 07, 2008
Também Lisboa
Mobilidade: Câmara de Lisboa investe cinco milhões de euros para pôr munícipes a pedalar
Lisboa.
O presidente da câmara, António Costa, salientou que parte da verba necessária (1,7 milhões de euros) deverá ser obtida através de fundos comunitários, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A pista ciclável na frente ribeirinha vai ser feita em parceria com a APL e deve mobilizar igualmente patrocínios privados, acrescentou o autarca.
"O porto é essencial à economia da cidade de Lisboa. Lisboa nasceu e existe porque tem este porto, mas ao longo destes 19 quilómetros é possível compatibilizar os diferentes usos da frente ribeirinha", afirmou, à margem da apresentação das novas vias cicláveis.
Depois deste primeiro troço, a pista vai ligar o Cais do Sodré a Santa Apolónia e, mais tarde, vai chegar até ao Parque das Nações. A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, sublinhou igualmente a importância do protocolo assinado entre a autarquia e a administração portuária, que "vai permitir o acesso a certos troços até agora interditos à fruição pública", melhorando o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos.
"Ao criar uma infra-estrutira ciclável contínua, dedicada e segura estamos a contribuir para a promoção da utilização da bicicleta como paradigma de um novo tipo de mobilidade mais sustentável", frisou a governante.
O plano de mobilidade da câmara de Lisboa prevê ainda a instalação de uma rede de 2500 bicicletas de uso partilhado, devendo as primeiras mil estar disponíveis em 2009 e as restantes até 2012, segundo o programa apresentada pelo vereador com o pelouro da mobilidade e vice-presidente da câmara, Marcos Perestrello.
O concurso público internacional vai ser apresentado quarta-feira na reunião de câmara e prevê que os operadores cumpram vários critérios, entre os quais garantir um tempo inicial de utilização gratuita de 20 minutos aos utilizadores que tenham adquirido um passe anual, a associação ao cartão Lisboa Viva e um horário mínimo de funcionamento entre as 06:00 e as 01:00.
O vereador com o pelouro dos espaços verdes, José Sá Fernandes, adiantou que, somando as novas pistas e as que serão recuperadas, Lisboa terá um total de quase 80 quilómetros de ciclovias.
Além dos 250 postos disponíveis para as bicicletas da rede de uso partilhado que vão ser criados mais 65 estacionamentos (http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=364310&visual=26&rss=0)
Para incentivar os utilizadores e "para as pessoas sentirem mais confiança", o município vai ainda lançar cursos para aprender a andar de bicicleta em meio urbano em colaboração com a Federação Portuguesa de Cicloturismo, acrescentou o autarca.
Postado por
Unknown
às
7:56 da manhã
0
comentários
Marcadores: bicicleta, Lisboa, mobilidade urbana, politicas urbanas
segunda-feira, dezembro 01, 2008
French music
Uma enorme canção francesa, refrescada numa nova interpretação de StephanieValentin.
Postado por
Unknown
às
11:30 da manhã
0
comentários
Marcadores: musica francesa, sant jean, violino






