segunda-feira, junho 29, 2009

Diferenças culturais...

Recebi há uns dias a visita de um amigo grego. Fui buscá-lo ao hotel de Aveiro onde estava hospedado. Uns bons minutos depois da hora marcada, como manda a 'lei' helénica, lá apareceu na recepção da unidade hoteleira. E, dando cumprimento a uma outra 'lei' helénica, lá vieram os dois beijos na face, cumprimento tradicional entre bons amigos. No balcão da recepção, três senhoras espanholas não se preocupam muito em disfarçar o ar de espanto com que encararam tal cumprimento ("hmmm, estos tios andan a ver muchos filmes de Almodovar!", devem ter pensado). As diferenças culturais...
Levei o meu amigo até Águeda. Sentei-me como ele numa esplanada em plena Praça Dr. António Breda. Fazendo jus à sua formação de arquitecto, apreciou o tecido edificado e o espaço público envolvente. Comentário: "esta cidade transpira civilidade e deixa perceber um forte sentido identitário". Não foram precisas as senhoras espanholas. Também não consegui disfarçar o meu ar de espanto. Diferenças culturais?

1 comentário:

douro disse...

Uma vez no Congo um tipo pegou-me na mão o que me deixou bastante desconfortável, mas logo um amigo comum me sossegou explicando-me que tal gesto era um sinal de amizade e não um convite.
Ainda mais delicado foi aquele beijo na boca dum russo em Moscovo. Chiça! Há diferenças culturais que demoram a "encaixar".