quarta-feira, julho 01, 2009

CERCIAG - dia grande

Em cooperação com a Universidade de Aveiro a CERCIAG, organiza um evento de âmbito nacional, com a participação de peritos internacionais especialistas na área do desenvolvimento de competências em Ciências pelos alunos com necessidades educativas especiais. Realce para o facto de a iniciativa contar com o apoio do Pavilhão do Conhecimento e de ter gerado redes locais de colaboração para a sua concretização em Águeda.

Dia 1 de Julho, na CERCIAG
Educação científica de alunos com necessidades educativas especiais é tema de encontro
A Universidade de Aveiro, a CERCIAG e o Pavilhão do Conhecimento realizam, esta Quarta-feira, 1 de Julho, no auditório da CERCIAG em Águeda, o III Encontro de Educação em Ciências subordinado, este ano, ao tema “A educação científica de alunos com necessidades educativas especiais». Marcam presença na iniciativa dois conceituados especialistas nesta temática, nomeadamente Adrian Fenton, da British Science Association, e Pierre Bonnefond, da Academia das Ciências de Toulouse.

A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, está a implementar, pelo terceiro ano consecutivo, o Programa de Formação de Professores do 1º CEB em Ensino Experimental das Ciências. Trata-se de um Programa de Formação que pretende promover o desenvolvimento de boas práticas de ensino e aprendizagem de base experimental e, consequentemente, melhorar as aprendizagens dos alunos na referida área.
Nos dois anos anteriores, por solicitação dos próprios professores que participaram na formação, realizaram-se, na Universidade de Aveiro, no final de cada ano lectivo, Encontros de Educação em Ciências no 1º CEB (I e II), destinados aos formandos, investigadores e professores do 1º CEB. São Encontros que, a par do aprofundamento de conhecimentos e da reflexão sobre o Ensino das Ciências, têm vindo a afirmar-se, sem dúvida, como importantes oportunidades de partilha de vivências e experiências de qualidade de Educação em Ciências no 1º CEB.
Este ano, por solicitação de vários professores, o Encontro tem como temática: “A Educação Científica de Alunos com Necessidades Educativas Especiais”. Pretende-se com esta iniciativa apresentar e discutir Boas Práticas de Educação em Ciências com alunos de Necessidades Educativas Especiais, proporcionar o debate e a partilha sobre a relevância de uma adequada Educação em Ciências para todos e de formas de a promover e dar a conhecer os contributos dos contextos não-formais, como dos museus e centros de ciência na Educação em Ciências.
Mais informações são disponibilizadas em
http://blogs.ua.pt/pfeec_ua/.
O programa está disponível
aqui. in http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=15176

1 comentário:

douro disse...

Dá gosto ver que a Universidade de Aveiro não tem complexos e que há gente com garra longe dos grandes centros. Se calhar por estarem longe dos grandes centros. Força!