sábado, outubro 22, 2005

Académica de Águeda - negação da história?!

A Associação Académica de Águeda (AAA) clube com história no fomento da prática desportiva do Andebol na juventude de Águeda atravessa um momento delicado. Ao optar em termos da sua estratégia de desenvolvimento pela aposta na estruturação de uma equipa de seniores masculinos para disputar as competições da Liga de Andebol, com todos os custos financeiros de tal opção, desviando-se do seu papel social principal. A promoção da prática desportiva junto dos jovens, o fomento e divulgação do Andebol numa base sustentável. Tudo isto só foi possível porque (circunstancialmente) a Câmara Municipal de Águeda (CMA), tem em vigor um programa de apoio ao associativismo desportivo que concede apoios de 8 mil euros/mês a equipas de alta competição...
Tudo o que se está a passar com a AAA não é um filme que não tenha sido já visto noutras paragens. Não é um filme que quem conhece minimamente os meios desportivos não anteveja com relativa facilidade. A CMA é co-responsável por conceber e desenvolver programas de apoio sem qualquer estratégia de desenvolvimento desportivo e com meras preocupações mediáticas e de "campeonites saloias", enquanto a AAA fez tábua rasa de um inédito percurso esforçado de trabalho de formação através dos inúmeros escalões de formação, por onde passaram ao longo dos anos milhares de jovens.
O Desporto é um fenómeno social quando interfere com a vida das pessoas e das comunidades e não só porque "passa na TV". Fazemos votos para que se encontrem as melhores soluções desportivas para que a AAA se reencontre com a sua história.
Vamos a ver...

Sem comentários: