sexta-feira, outubro 14, 2005

Alta Vila - tesouro natural ...

Águeda tem na zona central da cidade um tesouro natural de rara beleza. O Parque da Alta Vila propriedade do município é um espaço público de grande beleza natural, através das suas centenárias árvores de múltiplas origens e características. Os seus canteiros de flores dão-lhe um encanto pouco visto. O lago grande dos patos (4 actualmente) na zona central do parque é um apetecível espaço. Com tantos encantos decorrentes da sua história na vida de Águeda (anos 40/50 do século XX), da sua localização central, da sua beleza única e fundamentalmente da carência de espaços verdes na cidade o Parque da Alta Vila é muito pouco frequentado. Há munícipes aguedenses que nunca fruiram da sua beleza. O que está perto não interessa? Há uma clara falta de envolvimento dos aguedenses para com um parque verde de tanta beleza. Que se poderá fazer para atenuar este divórcio, esta distância? Quantas cidades desejariam possuir um parque destes no centro da cidade? Águeda tem de merecer o Parque da Alta Vila, fruindo-o e dando-lhe vida, fazendo dele a sua sala de visitas, tirando partindo da sua beleza natural.
Vamos a ver ...

3 comentários:

Anónimo disse...

Está prometido, a próxima visita Águeda vai ser ao Parque da Alta Vila.

concertinartur disse...

Falta ali um atractivo qualquer...
Um Parque Infantil que levasse as crianças a puxarem pelos pais...
Dinamização do espaço com jogos tradicionais, concertos, e outros.
Falta a existência de um café - esplanada.
Um óptimo exemplo foi o que fizeram em Monsanto (Lisboa) - o que antes era uma zona desleixada com muita prostituição, neste momento tem óptimos parques infantis, zonas de recreio, percursos pedrestes, etc, etc.

Unknown disse...

Fazer as pessoas "usar" e abusar do Parque. Com actividades de lazer mais activo (actividades físicas e desportivas) ou mais passivo (tomar um café ou um chá, desfolhar um jornal)o que é preciso é dar mais vida ao Parque. Tudo menos uma pousada de juventude que poderia ser o princípio do fim do Parque. A Alta Vila merece ser vivida e explorada, os seus caminhos, as suas árvores, os seus cheiros. Ainda ninguém pensou em dar verdadeira vida ao Parque. Temos que também que concordar que as pessoas de Águeda frequentam pouco o Parque. Ele não pode servir apenas para as fotos de casamentos....