domingo, janeiro 20, 2008

Águeda cinéfila


Ontem á noite, fui ao cinema ao S.Pedro com a minha filha mais nova, ver um filme - "Encantada" - da Walt Disney. Decisão tomada, consulta de horários e meia hora antes, penetrámos no frio da noite, bem protegidos. Abrimos a bilheteira e comprámos dois bilhetes, sem ver ninguém por perto. Tínhamos vindo cedo demais ... Á hora publicitada, corrida para os lugares, pelo hall e escadas vazias do S.Pedro. Espantados de espanto, éramos os únicos espectadores do balcão. Resumindo, ontem o S.Pedro, para ver uma das últimas produções cinematográficas da Walt Disney - http://disney.go.com/disneypictures/enchanted/ - teve a presença de ... 6 pessoas!!!
Fantástico. Águeda é assim. Vamos ao cinema ao Porto, a Aveiro, a Coimbra ...mesmo que os filmes que vamos ver estejam ...em Águeda. 6 pessoas para ver um filme de 2007 ainda em cartaz nesses "comedouros de pipocas" a que hoje se dá o nome de cinemas, é obra numa urbe com dezenas de milhares de pessoas. Para um filme em cartaz apenas dois dias (sexta e sábado) não haverá gestão que resista, mesmo neste caso, em que a programação de filmes para públicos infantis é mais rara. É pena...

1 comentário:

Nuno Picado disse...

Infelizmente assim é, caro conterrâneo...
Os motivos que levam a isso, entre outros de natureza menos digna, são os mesmos que levam o pobre do português a ir gastar o seu pouco (ou muito) dinheiro ao sul de Espanha, e a outros locais mais paradisiacos.
Quando lá chegam, admiram toda a beleza que sem duvida existe, e dizem: "Ah, em Portugal não existe nada disto..."

Claro que são os mesmos que nunca resolveram procurar por Portugal, ou pela sua propria terra, as mesmas ou maiores belezas que por cá também se vão encontrando, e que tão desprezadas são, tendo por visitantes apenas alguns gatos pingados, que se dividem em dois grupos: - Os poucos que realmente gostam desses espaços, e que aguardam todo o ano pelos dias de férias que lhe permitiram desfrutar dessa beleza; e aqueles que mais não fazem do que passar tempo nesses lugares entre uma e outra visita ao país vizinho, e que mais não fazem do que degradar o estado de limpeza e beleza desses espaços, seja com lixo no chão, pontas de tabaco que fazem arder as florestas (e cujos ateadores, uma vez sentados a ver televisão e a assistir a noticia de tal incendio vão dizendo que "se limpassem a mata não ardia").

Enfim, é o Portugal que temos, ou melhor... São os Portugueses que somos...