quarta-feira, abril 16, 2008

A Madeira, Alberto João e o Sr Silva

O Presidente da República Portuguesa está em visita oficial à Região Autónoma da Madeira. Nos entretantos dessa visita o Presidente do Governo Regional "Alberto João Jardim prefere fazer uso da ironia para aplaudir a decisão de excluir a sessão solene da agenda de Cavaco. Referindo-se à Oposição, o presidente do Governo Regional considerou que a cerimónia no Parlamento daria uma imagem negativa da Madeira, ao “mostrar o bando de loucos que está dentro da Assembleia Legislativa”. “Eu acho bem que não haja sessão solene. Acho que o bando de loucos que está dentro da Assembleia Legislativa seria uma péssima imagem da Madeira”, afirmava no sábado o chefe do Executivo madeirense. “Acho que isso daria uma imagem péssima da Madeira e teria repercussões negativas no turismo e na própria qualidade do ambiente”, prosseguiu. Depois de aludir a deputados da Oposição com termos como “o fascista do PND, o padre Edgar (PCP)” e “aqueles tipos do PS”, Jardim rematou: “Eu cá não apresento aquela gente a ninguém”. O líder do PSD-Madeira classifica mesmo a visita do Presidente da República como uma “rotina” que se inscreve nos “hábitos dos chefes de Estado”. in http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=339512&visual=26&tema=1


Perante isto que reflexão se pode fazer? Como é possível que uma Presidência da República com Casa Civil, Casa Militar, Chefes de Protocolo, assessores disto e daquilo se sujeite a estes desmandos? Como é possível obedecer calado a um programa de visita? Mas agora os programas das visitas oficiais não são "desenhados" pelas duas partes? Como é possível que um orgão de soberania como a Presidência da República se permita ser achincalhado, não em meras questões protocolares, mas na essência da sua representatividade e articulação inter-institucional, que deve ser a dimensão política? Como é possível fazer de uma visita oficial de um orgão de soberania, uma mera visita de rotina, ao nível de uma qualquer acção administrativa?


Quanto a nós quem pior ficou na fotografia, foi o nosso Presidente da República que teve uma óptima oportunidade para intervir em nome do Sr Silva, impondo politicamente a natureza da visita oficial.


Porque tantos temem tanto Alberto João Jardim?

Sem comentários: