sexta-feira, outubro 03, 2008

Outra vez o Magalhães

Computadores portáteis portugueses
"Magalhães" pode ir também para a Argentina
O Governo argentino está interessado nos computadores portáteis portugueses, revelou o secretário de Estado das Comunidades, António Braga. in Expresso on-line 3.10.08 (
http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/414506)


Outra vez?

Mas já não basta a dose infernal e caricata de viver num país em que para o PM e seus ministros a coisa mais importante que têm para fazer é distribuir computadores portáteis da Intel, pagos pelos operadores de telecomunicações a crianças?

Como se o famigerado "Magalhães" fosse resolver todos os problemas da aprendizagem das crianças da escola portuguesa. Teremos o "Magalhães" com banda larga, mesmo que o WC seja impróprio ou as salas sejam contentores pré-fabricados. Teremos o "Magalhães" julgando que com ele resolvemos todos os problemas da qualificação das aprendizagens.

As TIC podem favorecer a aprendizagem das crianças, motivadas e interessadas pelas novas tecnologias, mas agora fazer disso a emblemática panaceia que tudo resolverá, é uma aposta tosca, bacoca e essencialmente demagógica. Até porque ver o nosso PM José Sócrates rodeado pelos seus ministros a dar à mão embalagens de computadores a crianças embevecidas, fez-me recordar as imagens de José Eduardo dos Santos a oferecer motorizadas e electrodomésticos durante a última campanha eleitoral em Angola. Ou ainda há mais anos, o inenarrável major Valentim Loureiro a distribuir torradeiras e outros electrodomésticos na campanha eleitoral autárquica de Gondomar.
Não pode o país ter um PM com mais sentido de estado e menor apego à demagogia mais fácil?
Estaremos condenados a assistir serenamente até à série de eleições de 2009, a sequências destas em doses compactas de propaganda e "show-off"?
O "Magalhães", a Intel e os operadores de telecomunicações que pagam a factura e as famílias que assinarão contratos de fidelização com elas, não têm culpa. Cada um faz o seu papel e limita-se a cumprir de acordo com o guião pré-estabelecido. O que surge ridículo e demagógico é toda esta propaganda em torno das TIC e em especial do "Magalhães" que nunca serão a varinha de condão que só por si resolverão todos os problemas da aprendizagem dos alunos e da escola portuguesa em geral.


Sem comentários: