quinta-feira, outubro 30, 2008

Primeiro Ministro de Portugal versus Caixeiro viajante da Intel

O primeiro-ministro é o mais alto representante português na Cimeira Ibero-Americana que está a decorrer em El Salvador. Nessa cimeira os países discutem a política internacional, a crise que actualmente grassa por todos eles e suas implicações nas políticas nacionais. O que faz o nosso primeiro, José Sócrates? Não pretendendo perder a oportunidade, sorrateiramente, o que oferece a cada representante dos países presentes? Um plano para aliviar a crise que se vive? Uma ideia para estes países colaborarem num esforço conjunto, para minorar o impacto da crise que se avizinha na vida dos seus cidadãos? Um quadro de reflexão política acerca da origem profunda desta crise e de estratégias refundadoras da organização económica, ao nível dos países ibero-americanos?
Frio. Muito frio...

José Sócrates oferece-lhes um exemplar do "Magalhães"!!!

E assim temos como um primeiro-ministro de um país da Comunidade Europeia, referência social e cultural para muitos países, se transforma num golpe de mágica num caixeiro viajante transcontinental ao serviço da multinacional americana Intel e de uma empresa portuguesa "com um diferendo com o fisco português".

Fantástico. Ora aqui está uma verdadeira visão estratégica de estadista, só ao alcance de alguns. Coisas destas não são para todos.

Por este andar, aconteça o que acontecer quem se atravessar ao caminho do nosso primeiro nos tempos mais próximos, arrisca-se a levar com um "Magalhães". Uma reivindicação salarial da função pública? Atirem-lhes com o "Magalhães". Um protesto acerca da prestação de cuidados de saúde? "Magalhães" para cima deles. Passeatas de militares à paisana a protestar sobre a sua condição? Uns "Magalhães" bem apontados resolvem o problema.

A própria Intel e aquela empresa portuguesa "com um diferendo com o fisco português" nem sabem no que se meteram. Daqui até às eleições de 2009 não vão conseguir estar à altura das necessidades políticas de milhares de exemplares do "Magalhães"...

Sem comentários: