segunda-feira, abril 02, 2007

Águeda notícias boas

Nem sempre o nome de Águeda surge nos media, por bons motivos. Assim é de salientar quando o é por nobres e inovadores motivos, pela mão da normal actividade da D'Orfeu:


Aula grátis capta executantes para instrumentos tradicionaisUma aula de música gratuita, em Águeda, está a atrair cada vez mais interessados que ali vão pedir ajuda para dificuldades de execução, afinar um instrumento ou, simplesmente, aprender as primeiras notas.
A ideia está a ser desenvolvida com sucesso pela associação cultural d´Orfeu, de Águeda, que encontra aí um meio simples e eficaz de captação de novos alunos para a sua escola de música tradicional, sendo uma das poucas instituições no País com percurso pedagógico reconhecido na área das músicas tradicionais e a sua escola de música concede formação específica e qualificada em instrumentos tradicionais, valorizando músicas do cancioneiro português e local.
As aulas grátis são às quartas-feiras, ao final do dia, e já houve semanas em que apareceram 15 alunos de uma vez, segundo o formador, Vítor Fernandes, mais conhecido por «Bitocas», esclarecendo que «é como a urgência de um hospital: se a pessoa precisa, segue para o internamento, que são as aulas regulares».
Criada em 1995, em Águeda, com o objectivo de dinamizar actividades culturais através da música, a d´Órfeu tem procurado renovar e inovar a música tradicional e, além da escola de música, tem feito a recolha do cancioneiro local e promovido espectáculos que integram circuitos internacionais, como «Toques do Caramulo», seleccionado para integrar a Rede Galega de Música ao Vivo.
Diário Digital / Lusa
01-04-2007 16:49:36

1 comentário:

João Branco disse...

Nunca foi uma associação que me dissesse alguma coisa em Águeda.

Pode ser um lapso meu, mas nunca trouxeram nada de apelativo sem ser ao nivel dos CanTautores Portugueses e ao nivel da musica tradicional Portuguesa e do que se pode chamar de " World Music".

Confesso só ter visto um único concerto promovido pela D´Orfeu que foi a gravação do disco dos " Toques do caramulo" no encerramento do festival, e confesso que apenas por ter 2 amigos meus na formação da banda\orquestra, como lhe queiram chamar.

Talvez, a D´Orfeu, inserida como está no panorama cultural regional e nacional devesse apostar paralelamente noutros estilos musicais e culturais, mais mainstream.
Digo isto, talvez...