Ciclismo e doping - também tu LA-MSS?
Morte de ciclista da LA-MSS levanta suspeitas (Expresso on-line 20.5.08)
Corredores da LA-MSS suspeitos de doping (Expresso on-line 20.5.08)
PJ investiga conexão entre laboratórios da Galiza e equipa ciclismo LA-MSS
Fonte policial disse à Lusa que é possível que a LA-MSS se tenha abastecido, de forma ilegal, em laboratórios espanhóis da região galega. (Expresso on-line 21.5.08)
Fonte policial disse à Lusa que é possível que a LA-MSS se tenha abastecido, de forma ilegal, em laboratórios espanhóis da região galega. (Expresso on-line 21.5.08)
http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/326155
A equipa de ciclismo profissional portuguesa LA-MSS protagonizou um projecto desportivo que com base numa estrutura organizada, alcançou sucesso desportivo. Aqueles que observam o ciclismo, habituaram-se a ver na LA-MSS uma equipa profissional, que seleccionava atletas, que preparava a época desportiva, que se batia pela internacionalização, que buscava as melhores performances ao longo das épocas desportivas. A LA-MSS não era "mais um veículo publicitário de uma qualquer marca em busca de notariedade". Parecia ser essencialmente um verdadeiro projecto desportivo, obviamente dirigido para a alta competição nacional e internacional. Por todas estas razões, estas notícias - se vierem a conduzir aquilo que se teme - deixam-nos tristes e profundamente decepcionados. Não se trata de um qualquer ciclista que individualmente, e fora de controlo pretende dar nas vistas, mas antes uma ideia assumida, uma razão estrutural para o treino desportivo. As características do ciclismo, não justificam tudo. Não pode ser a dureza do esforço nas montanhas ou os ritmos de corrida alucinantes que podem justificar ou branquear processos de preparação e treino que alterem a verdade desportiva e o "fair-play" que todos desejamos. Que se andem menos quilómetros. Que não se trepem tantas montanhas. Que se diminuam os ritmos de corrida. Que se reduzam o número de etapas. Que se introduzem mais dias de descanso. Mas que haja verdade desportiva e que a prática desportiva não seja motivo suficiente para desgraçar a saúde de ciclistas. Jovens e menos jovens. A beleza do ciclismo, não pode ser manchada pela dúvida, pela suspeita constante do doping. Todos os que gostam de ciclismo e das bicicletas em geral, ficam de luto com notícias destas.
2 comentários:
meus senhores abram os olhos a LA MSS POVOA foi vitima da fraca prestacao do benfica e so vos digo uma coisa QUEM MANDA PODE(BENFICA)
Será que foi? Também aqui as lutas clubísticas falam mais alto? E as análises e contra-análises? E as ligações duvidosas a clínicos espanhóis? É triste. Custa a crer. Mas são demasiadas questões soltas. A mal do ciclismo e dos ciclistas.
Enviar um comentário