quinta-feira, abril 30, 2009
quarta-feira, abril 29, 2009
RDA - projecto sustentável precisa-se
Postado por
Unknown
às
7:19 da tarde
0
comentários
Marcadores: Águeda, futebol, projecto, Recreio, sustentabilidade
Obama - unanimidade, verdade e ética política
Postado por
Unknown
às
6:58 da tarde
0
comentários
Marcadores: Barak Obama, esperança, ética, verdade
sexta-feira, abril 24, 2009
Pepe e Paulo Bento

Há algum tempo que não se fala de futebol aqui no blog. Esta semana as manchetes da comunicação social, de muita e pouca referência analisou e discutiu o comportamento do treinador Paulo Bento no jogo Guimarães-Sporting (de onde foi expulso) e do jogador luso-brasileiro Pepe no jogo Real Madrid-Getafe (também expulso). Não pretendendo comparar o nível de fair-play na participação do jogo de Futebol, há um ponto comum. Estamos na presença de profissionais de futebol, num tempo em que a exposição mediática do jogo o beneficia e o expõe também. Um treinador não pode pautar o seu comportamento por constâncias de "cabeça perdida", nem um internacional da selecção nacional a jogar num dos melhores clubes do mundo rasteirar, pontapear e agredir a soco colegas de profissão. Neste sentido - não só em nome das mentes infantis que adoram os seus heróis do futebol - mas acima de tudo, pelo próprio jogo e sua imagem social, tais comportamentos são incompreensíveis e devem ser fortemente reprovados. Apesar de sabermos que alguma comunicação social (ex: entrevista da SIC) se canibaliza e alimenta com situações anormais e patológicas desta natureza, a beleza e o valor social do futebol merecem que o valorizemos pela positiva. Tais atitudes e comportamentos mesmo numa lógica de "indústria do futebol" prejudicam o jogo e a sua imagem na sociedade. Como tal, os pedidos de desculpa, as confissões públicas, "os perdões clamados" junto às câmaras tornam-se patéticos e melhor seria o profundo silêncio e recolhimento. O Futebol merece isso. No Futebol o fair-play deve reinar para que o jogo seja uma festa colectiva.
Postado por
Unknown
às
7:23 da tarde
0
comentários
Marcadores: Fair-play, futebol, Indisciplina, Paulo Bento, Pepe
quarta-feira, abril 22, 2009
O 25 de Abril e o centrão em Águeda
No âmbito das comemorações do 25 de Abril em Águeda, na sua sessão solene, vai ter lugar uma palestra com o Dr. Luís Marques Mendes (LMM) sob o tema “A Qualidade da Democracia”. Se não fosse sério daria para rir. O Dr Marques Mendes mais conhecido em Águeda por ser um frequentador habitual da Festa do Leitão, vem-nos dar uma lição sobre a "calidade" da democracia ... Só a submissão a agendas pessoais, nos fazem passar por terra de pacóvios onde LMM tem palco para lutas intestinas de protagonismo dentro do seu partido. O 25 de Abril merece mais para todos nós e representa muito mais que cedências "saloias" entre protagonistas do centrão partidário. Falar do 25 de Abril e da imprescindibilidade do aprofundamento da democracia, dificilmente pode receber contributos significativos dos principais protagonistas dos partidos do centrão, responsáveis por esta "qualidade de democracia".
Postado por
Unknown
às
3:22 da tarde
0
comentários
Marcadores: 25 Abril, Águeda, Comemorações, Marques Mendes
domingo, abril 19, 2009
A gestão das escolas - novos modelos e novas práticas
Com uma definição absurda o Ministério da Educação pretende que todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas até 31 de Maio realizem a eleição do Director como o novo administrador-gestor de escolas. Devemos confessar que há já muitos anos somos defensores de que a gestão das escolas ganha muito em ter um rosto. Não um rosto qualquer. Mas um rosto de alguém que se identifique com uma liderança efectiva sobre as várias dimensões da vida de uma escola. Por muito que se argumente, o modelo de gestão em vigor já esgotou as suas capacidades e potencialidades. Digamos que teve o seu tempo. Assim, personalizar a gestão de uma escola parece-nos uma boa solução, desde que tal corresponda à possibilidade de fazer prevalecer a perspectiva pedagógica sobre a perspectiva administrativo-financeira de uma organização complexa como uma escola. Ao contrário de alguns, não identificamos na eleição do Director num assomo de autoritarismo, mas antes a imprescindibilidade da efectiva participação cívica, política e social. As participações de "faz de conta" têm os dias contados. Integrar orgãos, representar ou participar em orgãos de gestão de uma escola requer participação, conhecimento das questões e poder de decisão. Identificamos hipóteses de riscos acrescidos numa certa "politização (como dizem alguns) ou até "municipalização" (diriam outros) nas decisões. Lembro aqui o exemplo do Conselho Geral integrado por todos os Presidentes de Junta de Freguesia de onde são provenientes os alunos.... Inevitavelmente está desta forma criado o "caldinho" para assuntos sérios como as decisões relativas à gestão de um Agrupamento ou Escola ser transformado em "combate político-partidário" do mais baixo nível. Portanto, a qualidade da participação da sociedade civil liberta das "questiúnculo partidárias", é fundamental para se tomarem as melhores decisões. O Director só por si não mudará a qualidade da gestão pedagógico-administrativa das escolas, mas concerteza fará cair esta lógica sem sentido de "gestão a prazo combinado" e queremos crer que será uma oportunidade para filtrar lideranças complexas como as exigidas para as escolas, que não se compadecem com "autoritarismos militantes" ou "laxismos facilitistas". A Escola Pública para ganhar a batalha da sua qualidade educativa necessita de novas práticas de gestão assentes na responsabilização e exercício democrático das funções. Para isso o Director não pode nunca ser visto (como alguns parecem fazer-nos convencer) como o Comissário Político do ME ou da Autarquia Local. Ele tem de possuir autonomia e liberdade de decisão no desenvolvimento de projectos educativos contextualizados, com regular prestação de contas e monitorização pelos alunos, pelos professores, pelos funcionários e restantes membros da comunidade educativa. Basta que haja uma sociedade civil que participe e se envolva na vida das escolas e não se restrinja ao velho hábito de pensar que "eles decidem ..."
Postado por
Unknown
às
6:19 da tarde
1 comentários
Marcadores: Director, Eleição, encerramento escolas, gestão escolas
sexta-feira, abril 17, 2009
Festim geral
Postado por
Unknown
às
7:13 da manhã
0
comentários
Marcadores: D'Orfeu, festim, intermunicipalidade, músicas do mundo
quarta-feira, abril 08, 2009
Papelaria Gráfica Ideal fechou
Postado por
Unknown
às
10:45 da manhã
0
comentários
Marcadores: Águeda, encerramento, Gráfica Ideal, memória
terça-feira, abril 07, 2009
Cavaco e as pressões
imagem pedida de empréstimo de: http://instantefatal.blogspot.com/
Postado por
Unknown
às
3:19 da tarde
0
comentários
Marcadores: audiencia, cavaco, freeport, magistrados, Pressões
FISCO - As dívidas a que temos direito
Postado por
Unknown
às
8:10 da manhã
0
comentários
Marcadores: bancos, despudor, dívidas fiscais, IGF
quarta-feira, abril 01, 2009
A corrupção compensa ou a corrupção a que temos direito
imagem emprestada de: http://www.riscar.net/?cid0=2&itemID0=61&imgID=365
Domingos Névoa, administrador da empresa Bragaparques, foi recentemente considerado culpado no processo de tentativa de corrupção ao vereador da Câmara Municipal de Lisboa José Sá Fernandes e condenado ao pagamento de uma multa de mil euros. in Correio da Manhã 1.4.09
Postado por
Unknown
às
11:11 da manhã
1 comentários
Marcadores: Braval, corrupção, Domingos Névoa, João Cravinho, política






