quarta-feira, abril 29, 2009

RDA - projecto sustentável precisa-se

O RDA - Recreio Desportivo de Águeda clube de futebol cá da "bila" (como costuma dizer o CC) relata a comunicação social atravessa uma crise económica e obviamente também desportiva. Treinadores que são despedidos por dá cá aquela palha. Plantel da equipa sénior por onde passaram dezenas de jogadores. Equipas de jovens futebolistas dos escalões de formação, impedidos de treinar e jogar por não pagarem... Acusações e lavar de roupa suja entre dirigentes em público. Para o descrédito do Recreio tudo tem acontecido e também a decisão da equipa sénior de futebol, descer ou não de divisão em função do resultado do próximo jogo...
Num clima social e económico como o actual a vida de clubes e associações desportivas está na corda bamba. Assim, torna-se mais premente reequacionar o que é ou deve ser hoje um clube desportivo numa pequena cidade. Imaginar um Recreio à luz do paradigma de um "Benfica pequenino" será um erro desastroso. Um clube desportivo hoje, tem de se comprometer com a promoção alargada da actividade física e desportiva e do futebol em particular, preocupando-se com a qualidade dos processos de treino, o desenvolvimento dos jovens, com a formação de cidadãos activos e completos e o envolvimento social e dos pais em particular.
No presente momento mais se justifica que o Recreio se reinvente como clube da cidade e da região sem veleidades de supremacias concelhias bacocas, mas com práticas sustentáveis.
Não é só pelos seus 85 anos que o Recreio não merece aquilo por que está a passar. Águeda precisa do Recreio e o Recreio precisa de Águeda.

Sem comentários: