quarta-feira, abril 29, 2009

Obama - unanimidade, verdade e ética política

Barak Obama transformou-se num fenómeno político, muito para lá de ter sido eleito o novo Presidente dos EUA. Barak Obama fez história quando desenvolveu uma campanha devolvendo esperança política e falando da vida real das pessoas. Barak Obama fez ainda mais história ao desenvolver a sua campanha eleitoral numa base de redes sociais, com suporte nas novas tecnologias, principalmente na internet. Barak Obama fez história ao prescindir do financiamento público para as suas campanhas eleitorais. Barak Obama fez história ao manter as ideias e opiniões com coerência política. Barak Obama fez corresponder acções e práticas concretas às ideias defendidas na campanha eleitoral. Barak Obama fez história ao fazer "pontes" ao nível da política externa dos EUA, renegando e ostracizando todas as "ideias bélicas" dos loucos políticos de George Bush e "sus muchachos".
Obviamente que Obama não é um novo santo na cena política mundial. Sabemos que usa o seu charme pessoal como poucos, na vida política. Sabemos que usa e abusa da retórica política e do discurso eloquente com frequência. Sabemos que também tem amigos de porte duvidoso.
Mas uma questão identitária faz toda a diferença. Barak Obama contrasta com os "políticos-enguia" que pululam na cena mundial, com os políticos "troca-tintas" a que quase nos habituámos. Ele destaca-se dos "políticos-mentirosos" que quase nos convencem que a política tem de ser uma espiral de mentira tolerada socialmente.

Barak Obama não será um salvador político para os EUA ou para o mundo, mas está a ser um enorme exemplo de postura, verdade na política e ética política. Tudo coisas que quase tínhamos esquecido que existiam na vida política. Longa vida, camarada Barak ...

Sem comentários: