sábado, outubro 14, 2006

Lê-se e não se acredita (II)

NOVAS TAXAS MODERADORAS
O ministro da Saúde admitiu esta quinta-feira que as taxas de internamento poderão ser aplicadas até 14 dias, a um custo de cerca de cinco euros por dia, medida que deverá ser implementada a partir do próximo ano.
Durante uma entrevista ao programa «Grande Entrevista», na RTP1, António Correia de Campos afirmou que os valores destas novas taxas moderadoras ainda poderão sofrer alterações e que só serão definitivos depois da aprovação do próximo orçamento de Estado.
O ministro especificou que, no caso do internamento, o doente poderá ter de pagar uma taxa (cerca de cinco euros) diária, até um máximo de 14 dias, prazo após o qual a doença passa a ser considerada «muito grave».
Segundo o ministro, 14 dias de internamento poderão custar a um utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 70 euros.
in Portugal Diário 13.10.06
Parece que estamos a sonhar. A miragem de um Serviço Nacional de Saúde ao serviço de quem precisa é cada vez mais uma miragem. Agora pagamos porque necessitamos de ser internados e o nosso médico nos prescreve uma intervenção cirúrgica. O delirante "combate ao deficit" faz destas coisas. O país está amordaçado no pensamento por esta gente que para além de só ver o "deficit" só olha para um lado... O SNS tem gorduras. Mas estarão elas nas pessoas que fazem do internamento hospitalar uma estadia num moderno SPA? O níveis de relaxação na mesa de operações atingirá tal climax que os portugueses pedem bis? Não brinquem connosco.
Isto é assim quando falta a coragem e a vontade de ver as gorduras onde elas saltam à vista. Porque não se ataca onde Portugal sai da norma europeia (medicamentos mais caros da Europa, consultas acima da média europeia, etc) E assim, é bem mais fácil prescrever taxas moderadoras a todos.
Até quando o delírio, o embuste?

1 comentário:

João Branco disse...

Incrivel!
5 euros por dia é o que podemos considerar um verdadeiro roubo...