sexta-feira, outubro 06, 2006

O país pensa...

Sondagem: Portugueses contra cortes na Educação e Saúde. Os portugueses rejeitam cortes orçamentais nas áreas da Segurança, Educação e Saúde, considerando prioritário poupar dinheiro nas Obras Públicas, no ministério dos Assuntos Parlamentares e na presidência do Conselho de Ministros, revela uma sondagem divulgada hoje.
A sondagem avançada hoje pela Rádio Renascença, mas que foi também realizada para a SIC e Expresso, adianta que os cortes do orçamento para o próximo ano devem ainda ser feitos no gabinete do primeiro-ministro e na área da Defesa. in Diário Digital/Lusa 6.10.06
Portugal parece o país dos alfaiates e dos cineastas. Só se ouve "corta" ... "coooooooooorta". Por tudo e por nada a solução é "corta". Há um problema, um pequeno equívoco...a solução é "corta". A cegueira obsessiva do deficit público, se deve induzir rigor e racionalidade na gestão e investimento público, não pode olhar só para um lado. Os cortes sobre tudo e todos que "cheirem" a um mínimo de Estado-providência. Até parece que o "Compromisso Portugal" ganhou as eleições. Fechamos escolas a esmo, sem racionalidade e critério. Fechamos maternidades, urgências e outros serviços de saúde, não olhando às pessoas e suas necessidades. Fechamos serviços descentralizados. Mas o mais negativo são os sinais que se dão ao país. Ao empurrar todos os serviços para o litoral. Concentrando os serviços mais qualificados nos centros urbanos. Desertificação das aldeias? Diferenciação interior/litoral? Desenvolvimento equilibrado? Solidariedade territorial? São ideias loucas e deslocadas no tempo...
A partir daqui só se pode nascer em Lisboa e Porto. Estudar numa escola do 1º CEB só na sede de concelho. Consultas de especialidade só em Coimbra.
Cá pra mim trata-se de uma "ideia de amplo alcance". Como o futuro é negro e o desemprego será denominador comum de muita gente, esta será a principal forma de manter as pessoas em trânsito pelo território e sem pensar noutras coisas. Se tiverem $$$ para as viagens.
Biba o TGV e a OTA!!!

Sem comentários: