terça-feira, abril 29, 2008
quarta-feira, abril 23, 2008
Aveiro - por um metro de superfície
O objectivo da sessão passa também por promover a reflexão sobre os meios de transportes mais capacitados para responder, simultaneamente, aos desafios da modernidade e à preservação da identidade da cidade, e por reunir contributos que enriqueçam a «Política de Cidades, Mobilidade e Transportes».
Os interessados em participar no seminário poderão efectuar a inscrição (ficha disponível aqui) na Casa Municipal da Cultura – Edifício Fernando Távora, de Segunda a Sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, através do telefone 234 400 551, fax: 234 377 765 ou endereço electrónico metroaveiro@cm-aveiro.pt.
O programa completo é o seguinte:09h30 – Recepção aos participantes10h00 – Sessão de Abertura pelo Presidente da autarquia, Dr. Élio Maia10h15 – Presidente da GAMA – Grande Área Metropolitana de Aveiro de Aveiro, Eng.º Ribau Esteves10h30 – Secretária de Estado dos Transportes, Eng.ª Ana Paula Vitorino10h45 – Sistemas Ferroviários Ligeiros: custos e adequação - Eng. Juvenal da Silva Peneda Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCRN11h00 – Almada: a um metro do futuro – Eng. Mário Alves Consultor em Transportes e Mobilidade11h15 – Pausa para café11h45 – Implementação de Sistema de Metro Ligeiro com aproveitamento de linhas ferroviárias pré-existentes: uma reflexão – Prof. Álvaro Seco Metro de Mondego12h00 – Metro do Porto, os primeiros anos do sistema – Dr. Nuno Aleluia Metro do Porto12h15 – Alargar Horizontes – Dr. Paulo Reis Transdev12h30 – Debate – moderação a cargo do Prof. Jorge Carvalho Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Politicas da Universidade de Aveiro13h00 – Intervalo para almoço14h30 – Outros modos: solução complementar ou alternativa – Eng. Robert Stussi Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico14h45 – Tram-Train e a estratégia de mobilidade sustentável e de desenvolvimento durável – Eng. Carlos Gaivoto Especialista em Transportes e Mobilidade15h00 – Mobilidade Sustentável: Uma questão de Saúde Pública – Dr.ª Dalila Antunes QUERCUS15h30 – Debate moderado pela docente do Departamento de Mecânica da UA, Prof. Margarida Coelho15h50 – Pausa para café16h15 – Alstom: Sistemas Inovadores em Metros Ligeiros – Eng. Luís Coimbra Alstom16h30 – Sistemas de Mobilidade Urbana da Siemens – Eng. Herbert Seelmann Siemens16h45 – Debate17h10 – Encerramento – Vereador da Mobilidade de CMAveiro Dr. Capão Filipe
Mais informações podem ser obtidas aqui
Postado por Unknown às 3:36 da tarde 0 comentários
Marcadores: acessibilidades, Águeda, Aveiro, Ílhavo, metro superfície
sábado, abril 19, 2008
Postado por Unknown às 7:24 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, escrita, Manuel Alegre, prémio
sexta-feira, abril 18, 2008
“Lisboa é a região da UE com mais auto-estradas”, “Médicos preocupados com ‘boys’ nos centros de saúde”, “A história do grupo de trabalho que... não trabalha”, “Professores recusam dar negativas”, etc.
Postado por Unknown às 11:32 da tarde 1 comentários
quarta-feira, abril 16, 2008
A Madeira, Alberto João e o Sr Silva
O Presidente da República Portuguesa está em visita oficial à Região Autónoma da Madeira. Nos entretantos dessa visita o Presidente do Governo Regional "Alberto João Jardim prefere fazer uso da ironia para aplaudir a decisão de excluir a sessão solene da agenda de Cavaco. Referindo-se à Oposição, o presidente do Governo Regional considerou que a cerimónia no Parlamento daria uma imagem negativa da Madeira, ao “mostrar o bando de loucos que está dentro da Assembleia Legislativa”. “Eu acho bem que não haja sessão solene. Acho que o bando de loucos que está dentro da Assembleia Legislativa seria uma péssima imagem da Madeira”, afirmava no sábado o chefe do Executivo madeirense. “Acho que isso daria uma imagem péssima da Madeira e teria repercussões negativas no turismo e na própria qualidade do ambiente”, prosseguiu. Depois de aludir a deputados da Oposição com termos como “o fascista do PND, o padre Edgar (PCP)” e “aqueles tipos do PS”, Jardim rematou: “Eu cá não apresento aquela gente a ninguém”. O líder do PSD-Madeira classifica mesmo a visita do Presidente da República como uma “rotina” que se inscreve nos “hábitos dos chefes de Estado”. in http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=339512&visual=26&tema=1
Postado por Unknown às 11:51 da manhã 0 comentários
Marcadores: Alberto João Jardim, Madeira, Presidente República
segunda-feira, abril 14, 2008
Trilok Gurtu - vibrações reduzidas
Postado por Unknown às 5:55 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, musica, sextas culturais, Trilok Gurtu
sexta-feira, abril 11, 2008
Águeda-Aveiro - a via rápida ao nosso bolso
Postado por Unknown às 7:17 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda-Aveiro, portagens, via rápida
quinta-feira, abril 03, 2008
Águeda e o novo mapa judiciário
O presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais, quer acreditar que a "transferência" da grande instância cível para Anadia, destinada na proposta inicial do mapa judiciário para Águeda, não passará de um "lapso".
O autarca recusa-se a pensar que "as alterações resultaram de pressões ilegítimas, apenas destinadas a calar alguma possível contestação".
Contundente, vai deixando o aviso, num ofício enviado ao secretário de Estado Ajunto da Justiça, José Rodrigues: "Mobilizarei a população do meu concelho para que seja reposta a solução que cumpre as linhas orientadoras da nova organização judiciária, que nos foi oportunamente dada a conhecer e distribuída a todos os autarcas da NUT".
Para o autarca eleito pelo PS, a alteração "sem qualquer justificação" de posições assumidas põe em causa a transparência das decisões, a coerência das políticas e a afirmação "de um Governo que corre o risco de deixar de existir, porque não tem um rumo".
Para o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Matos, a falta de união em Águeda emperra o desenvolvimento mas "o Governo deve explicações a Águeda". Trata-se, considera, "um rude golpe para as aspirações dos utilizadores da justiça". In Região de Águeda, 28 de Março de 2008 (http://www.regiaodeagueda.com/?zona=ntc&tema=1&lng=pt&id=2061)
Postado por Unknown às 5:50 da manhã 1 comentários
Marcadores: Águeda, governo, mapa judiciário, política
quarta-feira, abril 02, 2008
Eleições à porta
O ex-ministro socialista recusa "falar sobre o assunto", mas o Expresso sabe que vai ser administrador e entrar para a comissão executiva do grupo industrial. A presidência, não está confirmada.
Postado por Unknown às 3:32 da tarde 0 comentários
Marcadores: betão, eleições americanas, Jorge Coelho, lobby