quinta-feira, novembro 20, 2008

Os russos roubaram os tpc do computador do meu pai

Trinta por cento dos alunos britânicos procuram desculpas nas falhas tecnológicas para a não apresentação dos trabalhos de casa, revela uma sondagem realizada junto dos professores e divulgada pelo «The Times».
«O computador do meu foi manipulado pelos russos e roubaram os meus trabalhos de casa» ou «o PC explodiu quando o cão fez xixi em cima dele», ocupam o top das desculpas mais criativas . . . e inverosímeis.
Os professores das escolas no Reino Unido escutam semanalmente 6,5 milhões de desculpas, sendo que 30 por cento se relacionam com falhas informáticas, seja no computador ou na ligação à internet.
Eis algumas das desculpas favoritas: «O meu computador partiu-se todo», «terminei os trabalhos de casa e apaguei-os sem querer», «não consegui imprimí-los», «não tinha ligação à internet e não consegui pesquisar nada» e «perdi o portátil». in IOL




Estas informações valem o que valem, no entanto sugerem-nos como a hipervalorização dos recursos materiais e nomeadamente das tecnologias, ajudam a transformar o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças numa "obsessão informática" em que as atitudes individuais e as capacidades próprias passam para um lugar secundário. Neste cenário mediático onde se pretende dizer às pessoas "banda larga para todos" e "um magalhães para cada criança" resolvem todos os nossos problemas de aprendizagem e de qualificação da população, é um enorme logro á mistura com enormes negociatas (a propósito, porque nunca foi equacionado o projecto de "Nicholas Negroponte's $100 PC" - http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Negroponte).

1 comentário:

SC disse...

No Público de hoje, está um artigo na secção Portugal (não encontro forma de citar) que dá algumas respostas à pergunta final.