sábado, junho 16, 2007

A Matemática, a ministra e a liberdade

O PÚBLICO avança na edição de hoje que a Associação de Professores de Matemática (APM) foi convidada a sair da comissão após criticar publicamente as declarações da ministra, Maria de Lurdes Rodrigues, sobre os exames nacionais do 9º ano, no final de uma reunião de balanço do primeiro ano do Plano de Matemática, a 22 de Maio. PUBLICO 12.6.07


A lógica matemática entrou em conflito com a liberdade de opinião. Quem opina arrisca-se a ser excluído. Inclusivé de uma qualquer comissão de acompanhamento. Um programa nacional e oficial de fpromoção das boas práticas de aprendizagem da matemática, pode prescindir da associação representativa dos responsáveis por essas aprendizagens. Os professores de matemática. Porque pensam. Porque emitem opinião. Porque são avessos ao beija-mão.
Tolera-se a liberdade de opinião de cada um, mas quando essa opinião deixa de ser restrita e adquire expressão pública começa a ficar o caldo entornado. Neste momento em Portugal, já faltou mais para a aplicação da máxima "quem não é por nós é contra nós"

Até quando???

Sem comentários: