quarta-feira, janeiro 14, 2009

Águeda - Selecção Municipal de Futebol

Existem as selecções nacionais, as selecções por género (ainda masculino/feminino), as selecções distritais, as selecções por categorias ou etárias dividias por modalidades desportivas. Agora em Águeda temos as selecções municipais de futebol para os mais jovens, com quotas por clubes. Uma espécie de selecções desportivas "politicamente correctas". Esta iniciativa da Câmara Municipal de Águeda, é justificada através do facto de
"Esta Selecção Municipal vai envolver atletas de todos os clubes do Município inscritos oficialmente em provas dos respectivos escalões. Para a Câmara Municipal de Águeda é uma actividade que constitui uma forte motivação para os atletas e para os clubes. Assim como, pode proporcionar novos contactos , novas experiências competitivas e sociais dos jovens do Município de Águeda envolvidos.
Cada selecção do Município será formada por um grupo final de 20 a 22 atletas efectivos. A selecção dos atletas tem como critérios centrais as qualidades futebolísticas, o rendimento desportivo e o comportamento social dos mesmos. O processo de selecção teve em conta a opinião dos treinadores dos clubes e estará sempre aberto a sugestões dos mesmos.
Em sub-17, o número de convocados por clube deverá ser: 4 a 7 se participar na I divisão distrital; 1 a 4 se participar na II divisão distrital. Em sub-15, o número de convocados por clube deverá ser: 4 a 9 se participar na I divisão distrital; 1 a 5 se participar na II divisão distrital. http://www.cm-agueda.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27652&noticiaId=37873&pastaNoticiasReqId=35276.
Acontece que esta iniciativa, não parece integrar-se em nada. Seria quase um lugar comum, ligar esta actividade a estarmos num ano de eleições, mas não vamos por aí. Mobilizando jovens que já estão ganhos para a prática desportiva. Envolvendos clubes que já têm as suas actividades programadas. Investindo recursos humanos e materiais numa só actividade desportiva (o Futebol). Dinamizando torneios competitivos envolvendo só rapazes de 15 e 17 anos.
Não seria mais lógico, natural e rentável, reforçar o apoio a diferentes práticas nos seus contextos desportivos próprios? Apoiando com mais meios os clubes e colectividades desportivas do concelho? Apoiando e fomentando o desporto escolar por todas as escolas do 2/3º Ciclo e Secundárias do concelho? Mobilizando organizadamente práticas competitivas e não competitivas entre as estruturas desportivas (federadas, não federadas, escolares, etc.)que já existem, funcionam e carecem de apoios?
Que razões e motivos se escondem perante a constituição de duas selecções municipais de futebol, que irão disputar dois torneios ao longo do ano, ao mesmo tempo que integradas em competições desportivas federadas assumem os seus normais compromissos?
Não se conhecendo um projecto de desenvolvimento desportivo para Águeda, estaremos perante mais uma acção isolada, sem continuidade e/ou fundamento real numa lógica sustentada de desenvolvimento.
Considerará a nossa autarquia de que a carga de treino nos respectivos clubes é insuficiente?
Ficava mais barato pagar cursos de actualização de treinadores...

Sem comentários: