quarta-feira, janeiro 07, 2009

Rua de Baixo - nasce um novo partido?

(Águeda, 1974 - eu vi Águeda levar MA ao colo - foto "emprestada" de www.manuelalegre.com)


As divergências públicas do nosso conterrâneo Manuel Alegre (MA), notável militante socialista, com José Sócrates e as medidas políticas do seu governo, têm-no colocado em destaque mediático sobre as possibilidades de se poder afastar do PS, fundar um novo partido político ou aproximar-se de movimentos cívicos (Helena Roseta) ou partidos já existentes (Bloco de Esquerda).
A natureza das divergênias políticas expressas por MA relativamente a vários tópicos das políticas governativas, coincidem sob muitos pontos de vista, com os da maioria dos partidos políticos e os cidadãos que não se revêem nesta forma e neste conteúdo da falida política que saltou da paixão neo-liberal, para a política do bombeiro caritativo-social em nome da crise económico-financeira instalada.
Mas que pode fazer MA com todos aqueles votos que estiveram com ele nas presidenciais? Que destino político dar a todos aqueles que hoje não se revêem na lógica partidária dos interesses de grupos e na demagogia mediaticamente bombardeada? Que espaço existe hoje na sociedade, aqueles que se revêem nas ideias inovadoras e nos princípios estruturantes de cidadania e participação e transparência defendidas pelo nosso conterrâneo da Rua de Baixo? Pode MA ser o político que transgride politicamente e salta a fronteira dos afectos que o prendem ao PS?

Até quando milhares de cidadãos militantes do PS, continuarão a caucionar políticas de que discordam? Até quando milhares calarão em nome da disciplina partidária, as suas consciências?
Por tudo isto, entendemos que MA não pode nem deve manter um silêncio que se aproxime das eleições, sob pena de hipotecar a coerência daquilo que simbolizou nas presidenciais e que possui um enorme potencial de requalificação da nossa democracia demasiado centrado nos interesses dos partidos do bloco central.
A ver vamos...

Sem comentários: