quarta-feira, janeiro 07, 2009

Chegou a chicana política ou a campanha autárquica já começou?

Na última assembleia municipal da "bila" o meu amigo José Vidal "prestou-se a um número" de duvidosa bondade politica.

Os membros da Assembleia Municipal de Águeda afectos ao PS requereram ao presidente da Câmara, Gil Nadais, que lhes facultasse vários dados relativos ao processo de construção do pavilhão e das piscinas na freguesia de Valongo do Vouga. in Região Águeda http://www.regiaodeagueda.com/ps-quer-saber-tudo-sobre-a-construcao-do-pavilhao-e-das-piscinas-em-valongo/

Formalmente solicitou ao executivo municipal os valores dos apoios financeiros à construção da piscina e pavilhão desportivo da responsabilidade da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga. É claro que todos devemos tomar conhecimento de como se gasta e/ou investe o dinheiro público. Só que este pedido cheira a rábula ensaiada, fazendo resvalar o nível do debate político local, que se deseja direccionado para as questões essenciais do desenvolvimento do município.
Isto porque, a natureza, os quantitativos e sua razão de ser deveriam ter sido explicitados no momento próprio. Isto caso as nossas Assembleias Municipais, funcionassem como efectivos orgãos fiscalizadores da acção política dos executivos municipais e não como extensões trágico-cómicas da pequena política, demasiadas vezes bacoca e provinciana.

Se a próxima campanha eleitoral autárquica seguir estes caminhos, típicos da política ensinada na Universidade de Ciências Políticas de Travassô, quem fica a perder somos todos nós e Águeda em geral. É fundamental referenciar o debate político na transparência dos processos, na participação cívica dos cidadãos e na clareza das decisões de desenvolvimento estratégico.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui Neves

Daquilo que me conheces sabes que não faço fretes a ninguém. O pedido efectuado prende-se com a clareza que deve existir na gestão dos bens públicos, situação que poderei comentar após me serem facultados os dados pedidos. A verdade é que as coisas tem que mudar e não se pode continuar a esquecer um passado recente e que pretende voltar. Só devo dinheiro aos bancos e nada nos aspectos da politica. Um abraço

Unknown disse...

Caro Zé (presumo)

Não se trata de fretes. Só que neste contexto essas perguntas deviam ter sido feitas há muito tempo.Toda a gente sabia da ausência de sustentabilidade financeira desses projectos. Alguém questionou? Alguém perguntou de onde viria o financiamento? Alguém questionou a forma como se avançou sem planeamento para tais infra-estruturas?

Entretanto, alguém "branqueou" tudo, não questionando e não permitindo que "a clareza que deve existir na gestão dos bens públicos" se acentuasse.

Ou não foi assim?

Entretanto, após tudo isto, surge a rábula pública, que a mim apenas me preocupa por indiciar uma forma de campanha autárquica "muito por baixo". E Águeda carece que o debate suba e alcance outras visões que não fiquem "pelos sacos de cimento"...
É só um problema de responsabilização política, por quem é poder, diz que tem uma outra visão do desenvolvimento de Águeda e "faz" a agenda política local.

um abraço
RN