domingo, maio 07, 2006

Viva o Recreio ... abaixo o Águeda

O Recreio Desportivo de Águeda acaba de subir de divisão. Apesar de tudo é de assinalar e comemorar. Noto que ultimamente voltou-se a usar mais frequentemente a designação "o Recreio" e menos "o Águeda". Para a minha geração, que aprendeu a gostar de futebol no velhinho Campo de S. Sebastião e a gostar do Recreio Desportivo de Águeda com camisolas de cor grená, esta distinção tem significado. Confesso que me custou deixar de ouvir chamar "o Recreio", para passar a ouvir "o Águeda". Quando ouvia "o Águeda ganhou, o Águeda perdeu" parecia que falavam de um clube desligado do RDA, de um qualquer clube representativo de uma qualquer "bila" de província (como gostam de dizer os lisboetas). Isto porque para muitos de nós, que sempre ouvimos dizer "o Recreio isto, o Recreio aquilo", com as sucessivas subidas de divisão, progressiva profissionalização do futebol sénior, dizer "o Águeda" não era a mesma coisa. Para já não falar do gozo que era dizermos que o nosso clube era o RDA...à época (anos 70) "confundível" com o país alemão portento desportivo a todos os níveis (as outras histórias viriam mais tarde). Portanto em Águeda falar de futebol é falar do "Recreio" das suas vitórias e derrotas, das suas crises existenciais. Resumindo, sentimos que quando se fala mais do "Recreio" que do "Águeda" sentimos afectivamente as coisas, mas também de que o clube está a ser pensado para aquilo que foi fundado. Fomentar a prática desportiva, principalmente aos mais jovens. Criar condições para que o prazer do futebol possa ser uma alegria semanal para muitas crianças e jovens. Longa vida ao Recreio...

1 comentário:

João Branco disse...

Viva o nosso Recreio! Como sou jovem não sei realmente o que era ir ao velhinho campo de S Sebastião, não sei realmente o que é ver o Recreio profissional ou vedr o Fanfas a cortar bolas como um " senhor", mas sei que sendo do Sporting como clube principal, o Recreio têm vindo a matar aos pontos a minha vida Sportinguista, porque por mais que queira só quero que o meu Recreio vença, que só quero ver o meu Recreio jogar, só quero ver o meu Recreio ganhar titulos, só quero ajudar o meu Recreio financeiramente,só quero ajudar o meu Recreio fazendo o melhor de mim para o ajudar, só quero que o Recreio seja cada vez um clube maior e histórico!
Isso de chamar o Águeda é muito recente e vêm de forasteiros, porque se irmos ver um jogo do Recreio, ainda há aqueles que soltam um berro " Força Recreio, ou vamos lá Recreio"
Sempre seremos o porta estandarte de Águeda, sempre seremos gloriosos e jamais o Recreio morrerá, jamais...