sábado, março 28, 2009

José Mourinho, FMH e Doutoramento Honoris Causa


A Universidade Técnica de Lisboa (UTL) concedeu na 2ª feira o doutoramento honoris causa a José Mourinho, sob proposta da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) suportado no seu trabalho na área do Desporto de Alta Competição, nomeadamente no Futebol.
Acerca da validade da atribuição deste título académico a alguém da área do Desporto e com um percurso profissional ainda jovem, alguns sorrisos e comentários anónimos foram proferidos, encarando este acto como um sinal dos tempos. É inegável que a actividade profissional de José Mourinho é caracterizada por singularidades e particularidades que cruzadas com as características de personalidade lhe conferem notoriedade, rendimento e uma imagem de uma enorme capacidade de trabalho sustentada em bases científicas. Do que conheço do seu trabalho, considero que apesar de Mourinho nunca referir que era licenciado em Educação Física pelo ISEF de LIsboa ou mesmo que tinha sido aluno de Carlos Queiroz ou Jesualdo Ferreira (apesar de agora a nostalgia, fazê-lo recordar o facto) a natureza da sua intervenção profissional não seria a que é hoje, sem essa formação no seu percurso de vida. A actual FMH (antigo ISEF) revê-se na qualidade do trabalho de Mourinho na área do treino desportivo de Futebol e, obviamente retira partido da enorme exposição mediática do cidadão José Mourinho por essa Europa que quer saber tudo sobre o "Special One". Num mercado universitário cada vez mais concorrencial, é uma forma de promoção que ultrapassa as fronteiras do país. Do meu ponto de vista este tipo de doutoramentos não têm necessariamente que ser "doutoramentos de carreira" ou de reconhecimento de um percurso de vida. No entanto entendo que o percurso profissional de José Mourinho, imensamento polémico e irreverente convenhamos, ainda é curto para tal distinção se relembrarmos que a única individualidade da área do Desporto a quem foi atribuído, foi nem mais nem menos que o "Senhor Atletismo" Profº Mário Moniz Pereira.
Mas, entre consensos ou opiniões menos assumidas, o acto académico teve coberturas de comunicação social nunca vistas (260 jornalistas, directos, reportagens, TV estrangeiras, etc) e permitiu um grau de notoriedade internacional por parte da FMH que concerteza dezenas ou centenas de artigos publicados em revistas internacionais, dificilmente conseguiriam. Sinal dos tempos...

José Mourinho volta hoje, por um dia, à Faculdade de Motricidade Humana (FMH), onde em 1987 se licenciou em Educação Física, opção futebol. Mas para ser distinguido com um doutoramento honoris causa numa cerimónia fortemente mediatizada e que terá a presença de 250 convidados. Entre eles, familiares, amigos, o ministro da presidência Pedro Silva Pereira (representando José Sócrates), o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, enviou um vídeo.
Face ao forte apelo mediático, a FMH teve de usar todos os meios, e criatividade, para conjugar as necessidades da cerimónia e da imprensa - as televisões nacionais enviam várias equipas cada; vêm jornalistas de Espanha, Itália e Inglaterra.
"Está tudo pronto", disse ontem ao DN o vice-presidente do Conselho Científico da FMH e ex-colega de curso de José Mourinho. "Esta cerimónia terá um duplo sentido, institucional e pessoal, porque fomos colegas há cerca de 20 anos", afirmou António Veloso.
José Mourinho chega hoje de manhã a Lisboa, e segue para a FMH, visitando as instalações (10.00). Às 11.00, encontra-se com estudantes, depois há um almoço a anteceder o cortejo (14.30) e a cerimónia (15.00). in Diário Notícias de 23.3.09



1 comentário:

douro disse...

Tudo visto e ponderado, não deixa de ser motivo de orgulho para aquela escola que alguém com a projecção do Mourinho tenha ali recebido as suas "lettres de noblesse" e ali tenha estudado.