sexta-feira, dezembro 08, 2006

CR - sobre esta tens que "postar"...


PROJECTOS BANDEIRA
O modelo estratégico que ressalta do projecto de proposta de revisão do PDM, prevê intervenções do executivo municipal ao nível da qualificação industrial; da valorização ambiental e do turismo; e do reforço da coesão social.
Em relação à qualificação industrial, foram avançados três projectos-bandeira: a criação do Centro de Investigação e Apoio ao Desenvolvimento; a criação do Centro Logístico e Modal de Águeda; e a criação de espaços industriais de raiz municipal. Como projecto complementar o documento faz referência à ligação Águeda - Aveiro.
No que concerne à valorização ambiental e do turismo, as ideias chave passam pela criação do conceito “Águeda Porto Turístico”; a criação da paisagem protegida da Pateira de Fermentelos; a criação do conceito de economia ambiental (RIRPA); o projecto-piloto agro-florestal de Macieira de Alcôba; e a criação do Parque Multifuncional do Casarão.
Finalmente, no que toca ao reforço da coesão social, os projectos-bandeira da autarquia incluídos no documento em revisão, centram-se na criação do Fórum Águeda; na criação do festival “Águeda na Rua”; e na criação da Rede de Espaços Públicos de Águeda (REPA), no Parque do Ribeirinho.
Como recomendação ao nível do modelo estratégico a adoptar, a equipa técnica que se tem debruçado sobre o projecto de proposta de revisão do PDM refere que é importante criar-se no concelho a “Marca Águeda”.(in blog AMARAGUEDA 12-2006)
Esclarece aqui uma coisa, ao povo ignorante. Estão a discutir o PDM ou um Plano Estratégico do município de Águeda? Ou já é tudo igual? Os PDM já acabaram? Ou estamos perante um nicho avançadissimo de investigação pontiaguda que emerge no coração da "bila" na área do ordenamento e planeamento municipal? Sabemos bem como alguns do "gurus" nacionais da área do desenvolvimento local e regional, têm deixado a sua marca na identificação e ordenamento do território. Só não vê quem não quer ver...
CR, esclarece cá o pessoal, porque se assim for é caso para avançar com o registo de patente.
Esperemos que não seja a aplicação do modelo de desenvolvimento "faça já e pense depois".
PS - para o caso de tu estares metido nisto...sempre podes invocar segredo profissional.

1 comentário:

Anónimo disse...

Rui

Dá-me um tempo para reagir à 'provocação'. Já agora aproveito para informar que não tenho nada a ver com a equipa que está a rever o PDM. Isto, no entanto, não quer dizer que não haja 'strings attached'...

Um abraço