sábado, dezembro 02, 2006

Marathon Man.


Em memória de Francisco Lázaro.

Bem, este não é um post normal, pelo menos para mim, e não tem nada a ver com a novela de William Goldman com o título em epígrafe, em português, "O Homem da Maratona", nem sobre dentista nazi de Auschwitz, Dr. Christian Szell (figura criada tendo como fonte de inspiração o tristemente famoso Josef Mengele, protagonizada por Laurence Oliver), mas, antes, pelo facto de me ter inscrito na Maratona de Estocolmo de 2007. Assim, tornei-me, num aspirante à Maratona, não entre a cidade de Maratona e o mar Egeu, mas aos 42,195 Km da cidade de Estocolmo (http://www.stockholmmarathon.se/Start/index.cfm?Lan_ID=3).
Devo estar louco.
Mas, meus caros concidadãos do ciberespaço, creio que alguma vez nas nossas curtas vidas conseguimos dar asas a projectos que, por muito estranhos ou irrealistas que possam ser, até os realizamos, ou tentamos realizá-los, como este. Assim, desculpem-me o abuso, já que pretendo, a partir de agora, qual diário de bordo, testemunhar convosco a minha preparação para a participação na próxima Maratona de Estocolmo, que se realizará a 9 de Junho. Esta estranha ideia surgiu da grande curiosidade que, desde que vivo em Estocolmo, me moveu a trágica participação do nosso compatriota Francisco Lázaro nas Olímpiadas de 1912, disputadas na cidade de Estocolmo. Como deverão saber, Francisco Lázaro, que creio ter sido atleta do Benfica, faleceu, aos 21 anos, quando participava na Maratona desses Jogos Olímpicos, facto que ainda é recordado quando se disputa a Maratona anual de Estocolmo. Dessa forma, quando durante anos assisti a várias maratonas de Estocolmo, como espectador, achava que a forma mais digna de recordar o infortúnio deste nosso infeliz compatriota, seria se algum português participasse numa das edições tendo como objectivo terminar a Maratona e dedicá-la a Lázaro. Nos meus sonhos, via-me a entrar no Estádio Olímpico de Estocolmo igual ao Carlos Lopes da vitória na Maratona dos Jogos de Los Angeles, em 1984, dedicando a Lázaro esta minha modesta participação. Infelizmente, longe de ser um Carlos Lopes, e sendo eu um modesto atleta, se podemos chamar atleta a uma pessoa que faz jogging semanal (15 a 20 km semanais), no entanto, o desejo de participar uma Maratona sempre o tive, e Francisco Lázaro tornou-se para mim um objectivo, uma obsessão, assim como uma motivação, que partilho convosco. Bem, sendo, provavelmente, o único aguedende a participar na Maratona de Estocolmo, só me falta dizer, pés à obra, que a aventura não é para brincadeiras, e cá estarei à espera dos vossos sábios comentários. Só espero ter pernas para acabá-la, já que a memória de Francisco Lázaro merece bem mais do que este meu pequeno contributo.

Sem comentários: