sexta-feira, dezembro 26, 2008
sábado, dezembro 20, 2008
Sérgio Godinho a abrir as sextas
Postado por Unknown às 8:12 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, D'Orfeu, música, Sérgio Godinho, sextas culturais
quarta-feira, dezembro 17, 2008
Os padeiros versus Galp
Postado por Unknown às 7:11 da manhã 0 comentários
Marcadores: Entidade Reguladora, neo-liberalismo, preço gasolina, Preço pão
segunda-feira, dezembro 08, 2008
Alçada Batista - a morte de um sábio
1973 - O Tempo das Palavras; 1973 - Conversas com Marcello Caetano;1982 - Peregrinação Interior II - O Anjo da Esperança; 1985 - Os Nós e os Laços (romance); 1988 - Catarina ou a Sabor a Maçã; 1989 - Tia Suzana, Meu Amor (romance); 1994 - O Riso de Deus (romance)
1998 - A Pesca À Linha, Algumas Memórias; 2003 - A Cor dos Dias.
Postado por Unknown às 1:30 da tarde 0 comentários
Marcadores: Afectos, Alçada Batista, literatura, livros, Sábio
domingo, dezembro 07, 2008
Também Lisboa
Mobilidade: Câmara de Lisboa investe cinco milhões de euros para pôr munícipes a pedalar
Lisboa.
O presidente da câmara, António Costa, salientou que parte da verba necessária (1,7 milhões de euros) deverá ser obtida através de fundos comunitários, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A pista ciclável na frente ribeirinha vai ser feita em parceria com a APL e deve mobilizar igualmente patrocínios privados, acrescentou o autarca.
"O porto é essencial à economia da cidade de Lisboa. Lisboa nasceu e existe porque tem este porto, mas ao longo destes 19 quilómetros é possível compatibilizar os diferentes usos da frente ribeirinha", afirmou, à margem da apresentação das novas vias cicláveis.
Depois deste primeiro troço, a pista vai ligar o Cais do Sodré a Santa Apolónia e, mais tarde, vai chegar até ao Parque das Nações. A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, sublinhou igualmente a importância do protocolo assinado entre a autarquia e a administração portuária, que "vai permitir o acesso a certos troços até agora interditos à fruição pública", melhorando o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos.
"Ao criar uma infra-estrutira ciclável contínua, dedicada e segura estamos a contribuir para a promoção da utilização da bicicleta como paradigma de um novo tipo de mobilidade mais sustentável", frisou a governante.
O plano de mobilidade da câmara de Lisboa prevê ainda a instalação de uma rede de 2500 bicicletas de uso partilhado, devendo as primeiras mil estar disponíveis em 2009 e as restantes até 2012, segundo o programa apresentada pelo vereador com o pelouro da mobilidade e vice-presidente da câmara, Marcos Perestrello.
O concurso público internacional vai ser apresentado quarta-feira na reunião de câmara e prevê que os operadores cumpram vários critérios, entre os quais garantir um tempo inicial de utilização gratuita de 20 minutos aos utilizadores que tenham adquirido um passe anual, a associação ao cartão Lisboa Viva e um horário mínimo de funcionamento entre as 06:00 e as 01:00.
O vereador com o pelouro dos espaços verdes, José Sá Fernandes, adiantou que, somando as novas pistas e as que serão recuperadas, Lisboa terá um total de quase 80 quilómetros de ciclovias.
Além dos 250 postos disponíveis para as bicicletas da rede de uso partilhado que vão ser criados mais 65 estacionamentos (http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=364310&visual=26&rss=0)
Para incentivar os utilizadores e "para as pessoas sentirem mais confiança", o município vai ainda lançar cursos para aprender a andar de bicicleta em meio urbano em colaboração com a Federação Portuguesa de Cicloturismo, acrescentou o autarca.
Postado por Unknown às 7:56 da manhã 0 comentários
Marcadores: bicicleta, Lisboa, mobilidade urbana, politicas urbanas
segunda-feira, dezembro 01, 2008
French music
Uma enorme canção francesa, refrescada numa nova interpretação de StephanieValentin.
Postado por Unknown às 11:30 da manhã 0 comentários
Marcadores: musica francesa, sant jean, violino
sábado, novembro 29, 2008
Fantástica democracia - BPP e trapalhadas
Postado por Unknown às 9:09 da manhã 0 comentários
Marcadores: Banco de Portugal, bancos, BPP, democracia, politicas
Ao contrário de Águeda
Por exemplo, em Lisboa, o socialista António Costa cortou a taxa em 13%, para os 0,35%. No Porto, o social-democrata Rui Rio optou por um corte de 20% na taxa do IMI. in Dinheiro Digital 29.11.08 http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=13&id_news=108382
Postado por Unknown às 8:29 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, Autarquias Locais, IMI, impostos
sexta-feira, novembro 28, 2008
Leixões - Vivam os bébés do Mar
Este Leixões que é olhado como um pequeno e simpático David, tem sido um autêntico Golias na disputa futebolística dos jogos, quer ao nível do seu espírito colectivo, disciplina táctica e elevados níveis de auto-confiança dos seus jogadores. Se hoje aqui falamos de futebol, tal justifica-se por ser importante para a sua própria sobrevivência como jogo que apareçam equipas como o Leixões, intrusos na "ditadura dos três grandes" que obstaculiza a magia do jogo.
O Futebol só é futebol quando ninguém sabe como vai ser a disputa do jogo. Quando os corações palpitam até aos 90 minutos de jogo. Quando um dito pequeno, pode bater o pé a um dito grande.
Bem haja Leixões em nome do Futebol português ...
Postado por Unknown às 2:23 da tarde 0 comentários
Marcadores: classificação, futebol, I Liga, Leixões
terça-feira, novembro 25, 2008
100 anos do Vouguinha
A homenagem possível a uma linha ferroviária, carente de um outro olhar e com potencialidades de expansão, que corte com a lógica de mais auto-estradas, pontes, viadutos e túneis. Melhorar e requalificar o que existe tem de ser o novo paradigma
PS - Não resisti ao template "cinema mudo"
Postado por Unknown às 1:46 da tarde 0 comentários
Marcadores: 100 anos, ferrovia, história, meio transporte, turismo activo, vale vouga
quinta-feira, novembro 20, 2008
Os russos roubaram os tpc do computador do meu pai
«O computador do meu foi manipulado pelos russos e roubaram os meus trabalhos de casa» ou «o PC explodiu quando o cão fez xixi em cima dele», ocupam o top das desculpas mais criativas . . . e inverosímeis.
Os professores das escolas no Reino Unido escutam semanalmente 6,5 milhões de desculpas, sendo que 30 por cento se relacionam com falhas informáticas, seja no computador ou na ligação à internet.
Eis algumas das desculpas favoritas: «O meu computador partiu-se todo», «terminei os trabalhos de casa e apaguei-os sem querer», «não consegui imprimí-los», «não tinha ligação à internet e não consegui pesquisar nada» e «perdi o portátil». in IOL
Postado por Unknown às 2:32 da tarde 1 comentários
Marcadores: Crianças, Magalhães, Negroponte, Reino Unido
sábado, novembro 15, 2008
Magalhães...
Postado por Unknown às 8:13 da manhã 1 comentários
Marcadores: aprendizagem, educação, lousa, Magalhães, tábua
terça-feira, novembro 11, 2008
Em Santarém com mágoa...
Postado por Unknown às 7:35 da tarde 0 comentários
Marcadores: Águeda, Festival Bike, Santarém
A avaliação dos professores, a manifestação e a ministra
Postado por Unknown às 7:00 da tarde 1 comentários
Marcadores: Avaliação Desempenho, educação, Manifestação, Ministerio Educação, professores
O primeiro de muitos...
Postado por Unknown às 6:32 da tarde 0 comentários
Marcadores: divulgação, natureza, percursos naturais, PR1
O futuro aí...
Postado por Unknown às 6:22 da tarde 0 comentários
Marcadores: bicicletas, Ecopista, projecto, QREN, Viseu
quinta-feira, novembro 06, 2008
Águeda - a democracia a martelo
O município de Águeda analisou e discutiu as taxas do imposto municipal (IMI) sobre imóveis a aplicar durante o próximo ano civil. Após debate, discussão e votação a Assembleia Municipal votou valores de taxas diferentes dos propostos pelo executivo municipal e da sua maioria "cor de rosa". Após os batepapos do costume, desaforos próprios da política, queixumes daqui e dacolá, acusações mútuos típicas de políticos formados na Grande Universidade de Ciências Políticas de Travassô, todos foram beber uns finos ao S. Sebasteão e repousar sobre as decisões.
Eis senão quando, com nova passagem pelo executivo municipal, nova/velha proposta de votação das taxas de IMI é apresentada, votada com voto de qualidade após empate (2-2) e submetida novamente à Assembleia Municipal. Portanto, não se diga que as decisões já foram tomadas. Com estes níveis de aceitação das decisões e de funcionamento democrático das instituições, nunca se pode dizer que não há nada a fazer. Basta voltar a apresentar novamente as propostas e fazê-lo tantas vezes até serem aprovadas ... Talvez seja a nova forma democrática intitulada de democracia repetitiva. Repete-se, repete-se até à aprovação... Não está em causa o valor da taxa, a paridade com valores em concelhos vizinhos, a necessidade de obtenção de recursos financeiros ou a aproximação de eleições autárquicas no próximo ano. Está em causa a forma como se faz política. Como se tomam decisões, se valoriza ou não as outras posições.
Postado por Unknown às 4:46 da tarde 0 comentários
Marcadores: Águeda, Assembleia Municipal, democracia, IMI
terça-feira, novembro 04, 2008
O dinheiro, o BPN, a crise e a nacionalização
Tudo isto num contexto de glorificação do liberalismo económico e do valor sacro-santo do mercado como mezinha para todos os males e bússola para todas as decisões. Para tudo o mercado serviu...
Postado por Unknown às 9:08 da manhã 0 comentários
Marcadores: BPN, crise, Euros, Maçonaria, Nacionalização
sábado, novembro 01, 2008
Fellini sempre
Postado por Unknown às 12:02 da tarde 0 comentários
Marcadores: 8 1/2, Cefas, cinema italiano, Federico Fellini, filme, piolho
Leo Kottke
http://www.youtube.com/watch?v=lnQTC5ICGik
Postado por Unknown às 11:54 da manhã 0 comentários
Marcadores: guitarra, Leo Kottke, música
quinta-feira, outubro 30, 2008
Primeiro Ministro de Portugal versus Caixeiro viajante da Intel
Postado por Unknown às 7:05 da tarde 0 comentários
Marcadores: Cimeira, Ibero-americana, josé sócrates, Magalhães, política
quinta-feira, outubro 23, 2008
Toques do Caramulo na Antena 1
emprestado de © João Abrantes d'Orfeu
Postado por Unknown às 2:28 da tarde 0 comentários
Marcadores: Antena 1, D'Orfeu, musica, Toques Caramulo
sábado, outubro 18, 2008
Bikes - III maratona btt e a capital das duas rodas
Postado por Unknown às 10:38 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, bikes, Capital das duas rodas, III Maratona Vale do Vouga
Até na morte ...
Destaque Expresso
Estatísticas de Segurança Rodoviária
Federação Europeia quer tirar prémio a Portugal
O ministro Mário Lino recebeu em Junho um prémio da Comissão Europeia pelo sucesso do país no combate à sinistralidade, mas hoje chegou à União Europeia uma denúncia que acusa o Governo de mentir nas estatísticas.
Diversas organizações discordam das estatísticas referentes ao número de mortos em acidentes de viação em Portugal e queixaram-se a Bruxelas. A Federação Europeia de Vítimas Rodoviárias, que congrega as maiores associações da Europa de combate à sinistralidade, enviou uma carta ao comissário Europeu dos Transportes a pedir que retire a Portugal o prémio atribuído pelo sucesso nas políticas de segurança rodoviária.
Este prémio foi entregue em Junho ao ministro dos Transportes e Obras Públicas, Mário Lino.
A Federação apresenta vários motivos para provar que Portugal não merece esta distinção. Um deles prende-se com o facto de o nosso país ser "o único da Europa ocidental que ainda contabiliza apenas as pessoas que morrem nas primeiras 24 horas após o acidente", deixando de fora os óbitos nos 30 dias seguintes, que são contados também por todos os outros países. A organização apresenta as conclusões de vários estudos feitos em Portugal por entidades oficiais, como a PSP ou o Instituto de Medicina Legal, para provar que se fossem contabilizadas nas estatíticas as mortes até 30 dias, os números da mortalidade seriam muito superiores. Em Lisboa, por exemplo, 72% dos feridos graves morreram no hospital. A nível nacional o valor é de 40%.
Escrevem ainda que há casos em que, como os delegados de saúde demoram muito tempo a chegar aos locais dos acidentes para declarar os óbitos, as equipas de emergência levam as vítimas já cadáveres para o hospital, não as contabilizando, no entanto, nas estatísticas como mortos. in EXPRESSO 17.10.08
Postado por Unknown às 10:18 da manhã 0 comentários
Marcadores: Mentira, Morte, prémio, Segurança Rodoviária, show-off
quinta-feira, outubro 09, 2008
A porta Orelhuda da Venda Nova
Postado por Unknown às 10:59 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, D'Orfeu, Festival Gesto Orelhudo, porta, Venda Nova
sábado, outubro 04, 2008
O que diz Molero
Postado por Unknown às 9:06 da manhã 0 comentários
Marcadores: Anos 70, Dinis Machado. O que diz Molero, livros
sexta-feira, outubro 03, 2008
Outra vez o Magalhães
"Magalhães" pode ir também para a Argentina
O Governo argentino está interessado nos computadores portáteis portugueses, revelou o secretário de Estado das Comunidades, António Braga. in Expresso on-line 3.10.08 (http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/414506)
Postado por Unknown às 12:02 da tarde 0 comentários
Marcadores: intel, josé sócrates, Magalhães, TIC
sexta-feira, setembro 26, 2008
Lost Locos - um aperitivo para o Gesto Orelhudo
Postado por Unknown às 4:34 da tarde 0 comentários
Marcadores: Aperitivo, Festival Gesto Orelhudo, Lost Locos Live, Youtube
Descentralização educativa versus municipalização escolar
Postado por Unknown às 3:28 da tarde 0 comentários
Marcadores: Autarquias Locais, Competências, educação
III Maratona do Vale do Vouga
Postado por Unknown às 10:31 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, BTT, De_Rotaincerta.btt, III Maratona Vale do Vouga
Festival Gesto Orelhudo - gostosamente em Outubro
Postado por Unknown às 10:07 da manhã 0 comentários
Marcadores: Águeda, cartaz, D'Orfeu, espectáculos, Festival Gesto Orelhudo
quinta-feira, setembro 25, 2008
Leo Bassi, sempre notícia...
O actor-provocador Leo Bassi que por duas vezes incendiou as consciências nos espectáculos realizados no âmbito do Festival Gesto Orelhudo, é notícia no "El País". Pelo conteúdo das suas mensagens, pela forma de comunicação e pela sua percepção de sentido de oportunidade. Á grande Leo Bassi...
TONO CALLEJA - Murcia - 25/09/2008
La decisión del consejero de Cultura, Juventud y Deportes del Gobierno murciano, Pedro Alberto Cruz, de eliminar de la programación del festival Alter-Arte el espectáculo Bassibus del comediante italiano Leo Bassi ha acabado con la dimisión del director de la muestra, Nelo Vila, quien renunció a su cargo a tres semanas del inicio de la misma.
"La consejería decide censurar a Leo Bassi por la coincidencia en el tiempo de la obra polémica del artista italiano con el congreso regional del Partido Popular murciano [el próximo 18 de octubre]", afirmó Vila en el comunicado en el que anunciaba su decisión, que también ha sido secundada por la coordinadora general, Beatriz Boluda.
El espectáculo del bufón italiano, tal y como se autodenomina el propio Leo Bassi, fue anunciado en febrero por el propio consejero, sobrino de Charo Cruz, esposa del presidente murciano Ramón Luis Valcárcel.
La consejería ofreció al artista la posibilidad de aplazar la actuación a otro momento menos molesto, pero desde su página web el artista rechazó tal posibilidad al entender que eso limitaría su libertad de expresión.
El espectáculo que el comediante italiano tenía intención de desarrollar los días 10 y 11 de octubre, una semana antes de que el PP murciano eligiera a su presidente, era similar al ya desarrollado en Barcelona. Así, pretendía mostrar los presuntos desmanes urbanísticos recorriendo en autobús las localidades que durante los últimos años han venido protagonizando los titulares de los medios de comunicación.
"Lo que está pasando en la región de Murcia es más propio de la mafia siciliana que de España. No es que en Murcia haya 10 o 12 muertos al año como pasa en mi país, sino que lo que yo he visto nos sitúa como una sociedad mafiosa en la que el miedo impera sobre todo. Sólo en un día he recibido más de 30 correos de personas que quieren denunciar recalificaciones ilegales o abusos de autoridad, y en la mayoría de los casos solicitando el anonimato para no sufrir las represalias", explicó ayer Leo Bassi a EL PAÍS.
Una vez llegado a este punto, el comediante italiano no ha decidido qué va a hacer, si seguir con su proyecto de denunciar el urbanismo salvaje o posponerlo hasta lograr que todas las asociaciones y organizaciones ecologistas de la Región de Murcia le asesoren para tomar una decisión al respecto.
El consejero de Cultura, Juventud y Deportes dijo que los motivos por los cuales su departamento eliminó al artista del programa se debían a que éste no llegó a especificar de qué trataba su show. "Necesitamos conocer siempre el contenido de los espectáculos, sobre todo si son en la calle", dijo.
Postado por Unknown às 3:46 da tarde 0 comentários
terça-feira, setembro 23, 2008
Ciclovias em Águeda?
22-09-2008
Foi apresentado no passado dia 18 de Outubro, durante a reunião do Executivo Municipal, um estudo-prévio para a criação de Pistas Cicláveis na malha da Cidade de Águeda.Este projecto surge na sequência de um conjunto de projectos relacionados com a criação de uma rede ciclável no concelho, tendo em conta a sua longa tradição e história nas duas rodas.O projecto apresentado visa criar um espaço adequado à circulação da bicicleta na principal urbe do Concelho, adequada às necessidades actuais em termos de mobilidade, criando condições positivas em termos ambientais e de saúde para as populações. (http://www.cm-agueda.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27652¬iciaId=36932&pastaNoticiasReqId=27662)
Postado por Unknown às 4:58 da tarde 0 comentários
Marcadores: Águeda, bicicleta, ciclovias, mobilidade urbana, projecto
segunda-feira, setembro 22, 2008
Golfe em Kristianstad e ondas curtas em Estocolmo
Apesar de tudo, Portugal, felizmente existe.
Creio que num dos meus post iniciais, também ele dedicado ao golfe, mencionei o facto de que, a Suécia, país com +- a mesma população que Portugal, teria mais de 500 mil praticantes de golfe, sendo, se não estou errado, o segundo país europeu, a seguir ao Reino Unido, com maior número de praticantes. Qual desporto de massas..., o golfe na Suécia é praticado por um vasto leque de pessoas, de grupos etários e sócio-económicos diferentes, se não fosse a Suécia o tal país da social democracia, mesmo tendo agora uma coligação de direita (eles dizem que são, mas muito à esquerda para a direita portuguesa). Felizmente para nós, os suecos adoram o golfe e, para sua desgraça, tem um clima, digamos, assim um pouco para o frio, o que lhes impossibilita a prática contínua deste desporto. Nós, pelo contrário, temos um óptimo clima e soberbos greens, sendo um destino muito procurado pelos nativos deste país, o que sempre ajuda a nossa balança comercial. Esta imagem reporta a um torneio no sul da Suécia, região de Kristianstad, concretamente, em Åhus, que é essencialmente conhecida por ser o local da Absolut, sim, da vodka sueca (entretanto vendida aos franceses da Pernord), com um museu muito interessante que, para além de se poder provar as 14... variedades de Absolut, ainda dá para ver as obras de Basquiat e Andy Warhol feitas à volta do frasco da vodka (frasco, porque inicialmente era um frasco de farmácia). Este torneio foi o culminar de um conjunto de torneios por toda a Suécia, tendo envolvido cerca de 15 mil jogadores... e em que, conjuntamente com o maior diário económico escandinavo, o Dagens Industri, fomos co-patrocianadores.
E como existe vida para além do golfe, a cultura portuguesa, e logo esta, de imagens a 24 segundos, passaram por Estocolmo com grande sucesso. Creio que conhecem o programa do João Garção Borges na RTP 2, onde são apresentados autênticas peças de joalharia visual, de documentários, filmes de animação e curtas. O programa, único no seu estilo no panorama televisivo europeu (qual study case), chamou a atenção crítica do público presente na Kulturhuset, a "fábrica" da cultura de Estocolmo, tendo Borges, também ligado ao festival Indie de Lisboa, levado 8 exemplos, qual deles o mais sublime. Registo a animação "História trágica com final feliz", de Regina Pessoa , provavelmente o filme portugês mais premiado em toda a história (já passou dos 20 prémios... entre eles o célebre Grand Prix at Annecy’06).
Postado por Norte às 7:36 da tarde 0 comentários